Quer saber mais sobre o Cabelo Afro? Aqui você vai aprender boas práticas para que os seus fios (naturais ou não) cresçam saudáveis, fortes e bonitos.

10 dicas para cachos mais definidos

1 12

Quando a gente começa a aprender mais sobre cabelos,  a gente também começar a se interessar por tópicos mais específicos, como tipos de cabelo, texturas, shampoos e outras dicas. Aliás, na hora de procurar dicas, a gente acaba também pesquisando por cabelos crespos e cachos mais definidos.

Ter mais definição nos fios não é exatamente uma tarefa fácil porque o cabelo crespo e afro é bastante versátil: ele tanto pode ser levemente ondulado, quanto pode vir com cachos bastante apertados. E dependendo do tipo do fio, você simplesmente tem apenas uma leve ondulação no cabelo – e conseguir um cacho no estilo espiral é uma tarefa um tanto desafiadora. Vale lembrar que o cabelo crespo é tão versátil que algumas pessoas têm mais de uma textura no próprio cabelo!

Mas bem, voltando aos cachos definidos: a tarefa não é fácil, mas não é impossível! E qualquer que seja o seu caso, do cabelo ondulado ao super crespo, os cuidados com os fios para que ele ganhe definição são bastante parecidos. Algumas atitudes podem ajudar você a ter o cabelo dos sonhos. Separei 10 delas:

Como conseguir cachos mais definidos?

1 –  Cuidado na lavagem dos cabelos

Quanto mais você manipula os seus cachos, maiores as chances de eles formarem frizz. Portanto, a melhor maneira de limpar e condicionar seu cabelo é no banho, porque no chuveiro você mantém seus cachos apontados para baixo. Aliás, evite jogar sua cabeça para baixo, lavar o cabelo assim, e depois jogar o cabelo de volta para cima. Prefira lavar o cabelo normalmente, apenas deixando a água cair sobre os fios, enquanto você está em pé no banho.

2 – Mantenha o seu cabelo cacheado bem hidratado

Uma das melhores formas de garantir que seus cabelos  terão cachos mais definidos é tendo certeza de que eles estão hidratados. Isso porque cabelos ressecados não têm e não conseguem manter a mesma definição que um cabelo bem condicionado tem.

3 – Aplique os produtos com o cabelo molhado

Quando você vai começar a estilizar o seu cabelo, é importante que ele esteja um pouco úmido (ao aplicar o leave-in, por exemplo). Além disso, após lavar com shampoo e condicionador, evite enxugar os fios com toalhas. A melhor opção ainda é  enxugar com uma camiseta de algodão, ou, enrolar uma toalha nos ombros e esperar que ele seque dessa forma.

4 – Sempre manipule o seu cabelo dividido em seções

Quando você aplica produtos para a definição dos fios no cabelo de uma única vez, sem dividí-lo em partes, vai notar que você vai conseguir cachos mais bem definidos no topo da cabeça, e cachos cheios de frizz na nuca. 

Então, para ter certeza que todo o cabelo está recebendo a mesma quantidade de produtos, é preciso trabalhar com ele dividido em pequenas partes. Se o seu cabelo é menos volumoso, talvez duas seções já sejam suficientes. Algumas cabeças exigem mais divisões – até oito, por exemplo.

O ideal é que você use grampos de cabelo para se organizar melhor – e comece pela parte de trás da cabeça. Aplique o produto em uma seção do cabelo começando da raiz até as pontas. Depois que terminou em uma parte, vá para as outras divisões do cabelo.

5 – Não amasse muito

Amassar é bom para mulheres com cabelos ondulados que querem ficar cacheadas. Mas se não é o seu caso, você já tem cachos, só quer arrumá-los, depois que você colocou os produtos para pentear e estilizou da maneira que gosta, amassá-lo só vai fazer com que fique com frizz.

6 – Use produtos de qualidade

Produtos de qualidade não significam os mais caros, mas sim, os que melhor funcionam com o seu cabelo. Uma das dicas mais importantes para ter cachos definidos é que você escolha marcas específicas para o seu tipo de fio.

7 – Depois de aplicar os produtos e penteá-lo, deixe-o em paz

Depois que você estilizou o seu cabelo e conseguiu o resultado que queria, pare de mexer no cabelo. Não penteie mais, não escove mais… Você pode até secar com o difusor, mas não toque muito nos fios para evitar o frizz.

8 – Seque o cabelo ao ar livre sempre que for possível

Por mais que nem sempre seja possível deixar o cabelo secar por si mesmo, tente fazê-lo sempre que puder. O difusor  é pratico, mas o calor danifica o cabelo – e quanto menos calor, maior a hidratação dos fios. Se você tem pressa e precisa secar o cabelo logo, utilize o difusor com uma temperatura menor, e pare quando o cabelo estiver mais ou menos 50% seco.

9 – Evite óleos pesados

Para cachos bem definidos, produtos que não têm petróleo ou óleos em sua formulação lhe darão melhores resultados. Vez ou outra um óleo pode até fazer bem e não vai atrapalhar o seu penteado (quando você quer fazer coques, por exemplo). Mas quando você quer assumir os cachos, um bom gel será suficiente para conservar o penteado e afastar o frizz.

10 –  Tenha um bom corte de cabelo

Essa talvez seja a melhor dica: um bom corte fará com que seus cachos fiquem em um padrão bonito, com balanço e movimento.

É isso. Se você seguir essas dicas, tenho certeza que você vai ter os cachinhos super definidos e saudáveis.

Gostou das dicas? Tem alguma outra para compartilhar? Conta nos comentários!

1 Comment
  1. karem beatriz says

    não sei o que fazer pois meu cabelo e meio que cacheado com ondulado e quando seca ñ fica definido e fica com muito frizz e muito seco o que faço me ajudem já tentei todas as dicas…

Leave A Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.