Quer saber mais sobre o Cabelo Afro? Aqui você vai aprender boas práticas para que os seus fios (naturais ou não) cresçam saudáveis, fortes e bonitos.

5 dicas para desembaraçar o seu cabelo crespo

0 40

Só quem tem cabelo crespo sabe como a hora de desembaraçar pode ser estressante… Se não tivermos paciência e cuidado, o simples ato de pentear o cabelo pode ser bastante desastroso e até prejudicial à saúde do fio.

É que se não feito de maneira correta, o desembaraçamento pode gerar quebras e danos ao cabelo. E se você chegou nesse artigo, provavelmente não quer que isso aconteça com você, não é verdade?

Como desembaraçar o cabelo crespo?

Algumas técnicas podem deixar a hora de pentear o cabelo bem mais agradável. E quando você se acostuma com a rotina de penteado, o tempo para a tarefa fica menor e você vai perceber que o desembaraçamento fica mais prático. Além disso, você não perde mais cabelo do que deveria. Quer melhor motivo para aprender a desembaraçar o cabelo crespo do jeito certo?

Aqui separei umas dicas para a hora de desembaraçar o seu cabelo crespo:

1 – Desembarace usando os dedos

Tem gente que gosta, e tem gente que acha que não funciona: mas acredite, dependendo do seu tipo de cacho, tudo o que você precisa para desembaraçar os fios são as mãos. Na verdade, tudo o que você precisa é deixar de lado os pentes e escovas, e usar os dedos para desmanchar os nós.

Quando você passa um pente ou escova em um cabelo embaraçado, as chances são de que você vai acabar arrancando o cabelo com os nós que se formam. Por isso, ao desembaraçar os cabelos apenas com os dedos, você pode tratar seus fios de maneira mais gentil. Pode parecer demorado no começo, mas com a prática, o hábito pode ficar mais fácil.

2 – Evite desembaraçar com os cabelos totalmente secos

Não é bom desembaraçar os cabelos quando eles estão molhados. Sim, eu sei que a tarefa de pentear cabelos crespos fica facilitada quando os fios têm bastante umidade, mas o cabelo molhado também é o estado em que ele está mais vulnerável e suscetível a quebra. Se há um nó, no cabelo molhado, ele pode ficar até maior, porque os cabelos se “grudam”, tornando o desembaraço algo bastante trabalhoso.

Ao mesmo tempo, um cabelo totalmente seco também pode aumentar a propensão ao frizz. Nessas horas, o ideal é que você penteie o cabelo quando ele está levemente úmido, e com cremes de pentear aplicados.

3 – Separe os seus cabelos em seções

Se você tentar desembaraçar seu cabelo crespo inteiro de uma única vez, você vai ver que a tarefa é praticamente impossível: vai demorar, vai ser frustrante, e vai te fazer arrancar muitos fios. É por isso que quando você divide o cabelo em várias partes enquanto penteia vai deixar todo o processo mais fácil.

Cada parte pode ser desembaraçada, e depois prendida para garantir que ela não volte a se enlear com os outros fios. Aliás, a dica também serve para a hora da lavagem: trabalhar com mechas sempre funciona melhor do que ter que lidar com todo o cabelo de uma única vez.

4 – Comece pelas pontas

Comece pelas pontas, nunca pela raiz: essa é uma das dicas mais essenciais para não quebrar o cabelo crespo na hora de pentear. É que quando você começa pela extremidade do fio, você garante que você vai conseguir separar mais facilmente os nós e as mechas sem gerar quebras no fio. Começando da raiz, você vai empurrar os nós para baixo, fazendo com que um nó se junte ao outro, tornando o penteado bem mais trabalhoso.

5 – Use óleos

O óleo pode ser usado para fazer o pre-poo, ou durante a hidratação, ou ainda como um selante. Em todos os casos, óleos naturais podem deixar os fios mais maleáveis, tornando os nós mais fáceis de serem desfeitos. Outras vantagens do uso de óleos é que eles deixam os fios mais brilhantes.

Cada pessoa tem a sua própria técnica para desembaraçar os cabelos, e eu sei que nem sempre é fácil. Mas eu sei também que com a prática, a tarefa fica bem mais fácil.

E você, tem alguma técnica ou dica para compartilhar? Conta aqui nos comentários!

Leave A Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.