Quer saber mais sobre o Cabelo Afro? Aqui você vai aprender boas práticas para que os seus fios (naturais ou não) cresçam saudáveis, fortes e bonitos.

5 dicas para que as pontas do seu cabelo fiquem mais saudáveis

1 42

Fazer com que as pontas dos seus cabelos permaneçam saudáveis nem sempre é uma tarefa fácil, eu sei. Mas você há de concordar comigo que essa é uma daquelas coisas que todo mundo deseja. Afinal, se suas pontas estão saudáveis significa que elas não estão frágeis, secas, ou duplas. E para o cabelo afro, que costuma ser frágil naturalmente, isso é uma grande conquista.

Aliás, eu acho que o pior de ter pontas fracas é que o cabelo acaba parecendo fino, sem vida, e poroso. Além disso, as chamadas “pontas-duplas” podem fazer com que os fios se abram, prejudicando ainda mais o resto da nossa juba.

Pontas saudáveis: como conseguir?

Eu sempre digo que para ter pontas bem cuidadas é preciso disciplina. Não adianta deixar o cabelo ficar super ressecado pra só então procurar  uma solução. O ideal é que a gente tenha cuidados antes mesmo dos primeiros indícios de que algo não vai bem. Mas, enfim, quer melhorar a aparência das pontas dos fios dos seus cabelos? Tenta estas 5 dicas:

1 – Corte um pouco suas pontas

Sim, eu sei que tem muita gente que odeia tesouras, e só de ouvir falar em “cortes”, já tem calafrios. Mas eu garanto que se você cortar as pontas do cabelo em um tempo certo, e da maneira correta, não vai precisar ter medo de cortes.

A manutenção preventiva, ou aquele corte leve e periódico, é fundamental se você deseja ter um cabelo longo e saudável. Pensa comigo: aparar cerca de 3cm a cada três ou quatro meses é bem melhor do que cortar 10 centímetros de cabelo danificado de uma só vez, certo? E acredite: se você deixar suas pontas mal cuidadas, vai chegar no ponto em que terá de cortar muito do seu cabelo de uma só vez – o que pode ser algo bem traumático. Portanto, crie um calendário de cortes e sempre que possível, retire um pouco das pontas. Essa é a primeira dica.

2 – Sele as pontas para que fiquem saudáveis

Mesmo que o resto do seu cabelo retenha bem a umidade, você pode notar que as pontas do seu cabelo precisam de uma ajudinha extra nesse departamento. E quando você sela o cabelo está garantindo que as extremidades dos fios estão bem hidratadas.

Como cada cabelo é um cabelo, eu não tenho um cronograma definido para compartilhar. A dica é que você faça o que funciona melhor para você. Para algumas mulheres, a vedação de noite é uma obrigação, enquanto outras fazem apenas uma vez por semana e fica tudo lindo.

Por isso, sempre indico que você busque o que funciona melhor pra você, especialmente quando a gente fala de produtos. O que dá certo com o seu cabelo não precisa ser necessariamente o que todo mundo está usando.

Mas pra não dizer que não ajudei em nada, eis alguns bons produtos que funcionam como selantes: óleo de rícino, óleo de coco, óleo de abacate, ou quaisquer produtos hidratantes cremosos comerciais que você preferir. E por falar nisso, esses dias eu comentei sobre óleos que ajudam no crescimento do cabelo.

3 – Use toucas térmicas para hidratação

 Especialmente se você anda meio negligente com as pontas do seu cabelo, ou anda abusando dos modeladores de calor (como chapinhas e secadores) ultimamente, uma boa dica para tratar pontas ressecadas é usar toucas térmicas para hidratação. O legal é que esse é um jeito simples e barato de devolver a hidratação para o seu cabelo.

4 – Hidrate frequentemente

Este é uma daquelas dicas que todo mundo deveria seguir, independente de qualquer coisa. Mas se suas pontas estão ressecadas, então, talvez seja a hora de adicionar tratamentos mais profundos à sua rotina. Por exemplo, se você está hidratando o cabelo duas vezes por mês, talvez seja interessante aumentar a frequência para quatro vezes por mês, e observar como o seu cabelo reage. Lembre-se de prestar uma atenção especial enquanto aplica o seu produto hidratante nas pontas do cabelo. E eis uma dica: ignore aqueles produtos que contêm quantidades elevadas de proteína.

5 – Evite chapinhas e secadores de calor em excesso

Uma das melhores coisas que você pode fazer pelas pontas do seu cabelo é evitar o uso de chapinhas, secadores, baby liss e outros modeladores de calor. Isso porque temperaturas extremamente elevadas colaboram para que as extremidades do seu cabelo fiquem ressecadas. E uma vez que os danos desse tipo ocorrem, é difícil manter ou retomar a saúde do fio; muitas vezes, a única saída é cortar as pontas quebradiças.

Aí estão: 5 dicas para que pontas do seu cabelo fiquem mais saudáveis.

Gostaram? Tem alguma outra dica para compartilhar? Escreve nos comentários! ;-)

Leia também:

1 Comment
  1. Tatiana says

    Adorei as dicas. Preciso muito criar um habito de hidratar meu cabelo com mais frequência. Faz um tempo que ele está mais ressecado e precisando de mais cuidados. Quero ver se compro o óleo de coco, só escuto maravilhas dele. Um beijo!

Leave A Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.