Quer saber mais sobre o Cabelo Afro? Aqui você vai aprender boas práticas para que os seus fios (naturais ou não) cresçam saudáveis, fortes e bonitos.

7 dicas para manter o seu cabelo quimicamente tratado saudável

1 169

Todo cabelo necessita de cuidados, mas os fios quimicamente tratados (por relaxamentos, pinturas e permanentes) exigem um tratamento ainda mais especial devido as consequências de um tratamento químico. Nos relaxamentos e permanentes, por exemplo, o químico age na parte mais externa do fio, fazendo com que a camada que protege o cabelo fique comprometida.

Dicas para cabelos quimicamente tratados

É possível ter um cabelo quimicamente tradado (relaxado, tingido ou com permanente) saudável, mas para que isso aconteça, é preciso ter atitudes boas em relação a ele. Neste artigo, separei uma lista de cuidados que te ajudarão a manter o seu cabelo relaxado bonito, e mais importante, saudável:

1 –  Só faça a aplicação de químicos em um profissional de confiança

Vale a pena investir dinheiro em um cabeleireiro de confiança, para fazer a aplicação dos químicos, e também, combinação de químicos, como coloração+relaxamento, por exemplo. Certifique-se de que o profissional seja certificado a trabalhar com o seu tipo de cabelo e que ele entendeu bem qual tratamento você deseja e qual o resultado que você espera.

Encontrar um profissional de confiança pode não ser uma coisa fácil: pode levar algum tempo, e pode exigir de você uma visita a diferentes salões. Uma dica é encontrar alguém do seu circulo de amizades com um cabelo bonito e que possa te dar recomendações sobre profissionais certificados. Uma vez que você escolheu o salão, estabeleça uma relação honesta com o profissional, peça conselhos, e explicações sobre o tratamento.

2 –  Evite passar produto na parte do cabelo que já recebeu químicos

Um dos maiores erros entre mulheres que aplicam químicos em seu cabelo é fazer a aplicação do produto em uma parte do fio que já foi processada anteriormente. A prática, porém, danifica o cabelo, quebrando-o, e a até mesmo levando à perda do fio permanentemente.

3 – Maneire no uso de chapinhas e secadores

Chapinhas, secadores, e baby liss são convenientes e facilitam no dia-a-dia, mas o uso constante pode ressecar e danificar o cabelo. Portanto, busque penteados alternativos para evitar o uso constante de modeladores de calor. Você pode tentar, por exemplo, o uso de bobs, tranças, coques, e etc.

4 –  Proteja o seu cabelo à noite

Durma sempre com fronhas de seda. Fronhas de algodão devem ser evitadas porque elas costumam absorver a oleosidade natural do cabelo, deixando-o ressecado e desprotegido. A seda é menos agressiva aos fios do cabelo, o que previne a quebra. Uma  alternativa à fronha é envolver o cabelo em um lenço todas as noites.

No caso dos cabelos relaxados, experimente também fazer uma touca com os cabelos à noite – que é quando você envolve os cabelos ao redor da cabeça, e prende com grampos. A toca fará com que o seu cabelo permaneça liso, preservará o volume e o penteado, e ainda oferecerá uma dose extra de proteção contra a fricção do cabelo sobre o travesseiro durante a noite.

5 – Faça hidratações regularmente

Durante o processo de alisamento, ou mesmo em permanentes, os compostos químicos diminuem a capacidade dos fios de manterem a hidratação natural do cabelo. Portanto, condicionar o cabelo e fazer hidratações regularmente são formas de fazer com que o cabelo se mantenha saudável. Lembre-se de escolher produtos de boa qualidade. Eu, particularmente, recomendo que o condicionamento profundo (aquele com touca térmica e uns minutinhos a mais de ação) seja feito no mínimo 2 vezes por mês. Mas o número de vezes vai depender, é claro, do estado do seu cabelo.

6 –  Corte as pontas quando necessário

As pontas do cabelo são as partes mais velhas do fio, e por isso, as mais frágeis também. Especialmente em cabelos quimicamente tratados, elas pode ficar bem ressecadas se não forem bem cuidadas. De qualquer forma, quando você percebe que as pontas estão feias e quebradiças, talvez seja a hora de fazer um pequeno corte. Mais vale um fio saudável do que um cabelo longo, mas com pontas danificadas.

7 –  Use penteados protetores

Penteados protetores são excelentes porque eles evitam que você manipule excessivamente o cabelo. Além disso, eles ajudam a reter a umidade do cabelo, e auxiliam uma maior retenção do comprimento do fio.

Gostou das dicas? Quer mais como esta? 

Você pode ler mais posts sobre cabelos quimicamente tratados aqui, ou continue acompanhando o blog para as próximas postagens sobre o assunto.

Leia também:

1 Comment
  1. Dayse Fashion says

    Oi Querida, tudo bem?

    Amei as dicas, meu cabelo é relaxado e gosto de cuidar sempre dele e deixá-lo saudável!!!

    Obrigada!

    bjsss

Leave A Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.