Quer saber mais sobre o Cabelo Afro? Aqui você vai aprender boas práticas para que os seus fios (naturais ou não) cresçam saudáveis, fortes e bonitos.

Ações que causam queda de cabelo

0 27

Nesse post, você encontrará diversas informações explicando sobre ações que causam queda de cabelo. Ficou curioso? Confira a seguir!

Ações que causam queda de cabelo

A queda de cabelo é um tema que aflige muito tanto o homem quanto a mulher, entretanto, muitos desse público atingido não sabem o porquê disso acontecer.

É necessário ter conhecimento que é normal cabelo cair, diariamente cai da nossa cabeça cerca de 50 a 100 fios, só é preciso se preocupar se percebemos que existe uma anormalidade da queda do fio.

Nesse post, você encontrará diversas informações explicando sobre ações que causam queda de cabelo. Ficou curioso? Confira a seguir!

Procedimentos Químicos – Ações que causam queda de cabelo

Procedimentos químicos têm os seus prós e seus contras, e um dos principais danos que eles podem resultar é a queda excessiva do cabelo, então é necessário ter cuidado.

1 – Quais procedimentos químicos?

Os procedimentos químicos que podem afetar o fio resultando a queda do cabelo vão de simplesmente pintar ou descolorir até químicas mais intensas como uma progressiva ou um relaxamento?

2 – O que fazer pra diminuir?

O que fazer pra diminuir a queda devido a procedimentos químicos? Ué, deixe de fazer química no cabelo! Brincadeira, apoio a liberdade de escolha para fazer o que bem entender com o cabelo!

Falando seriamente, para diminuir a queda de cabelo resultante de procedimentos químicos é necessário adotar uma rotina intensa de cuidados com o cabelo.

Doenças no couro cabeludo – Ações que causam queda de cabelo

O couro cabeludo é uma extensão da pele, sendo assim, como qualquer outra parte do corpo, pode ser atingido por várias doenças.

1 – Quais doenças podem dar no couro cabeludo?

O couro cabeludo pode ser afetado por doenças como: alopécia, foliculite, dermatite seborreica são doenças que causam a queda de cabelo.

2 – O que fazer?

Se você notar falhas no couro cabeludo ou algo incomum, procure o quanto antes um dermatologista para solucionar o problema.

3 – A caspa pode ser considerada uma doença?

Pode sim e isso se deve ao quadro inflamatório do couro cabeludo.

Gestação – Ações que causam queda de cabelo

Gestação causa queda de cabelo, então, não prolifere! Brincadeirinha, a gestação causa queda do fio de cabelo sim, entretanto, essa queda possui uma explicação.

1 – Por que o cabelo cai?

No decorrer da gravidez, as alterações hormonais fazem com que a queda natural dos fios diminua. Depois que o bebê nasce, cerca de três meses após o parto, todos os hormônios se normalizam e aquele cabelo todo que não caiu quando você estava grávida, finalmente começa a cair.

Lavagem – Ações que causam queda de cabelo

A lavagem realizada de maneira correta é de extrema importância para o crescimento saudável do cabelo e para evitar a frequente queda excessiva dos fios.

1. Use shampoo antiqueda

Não existe produto milagroso que nunca mais vai fazer seu cabelo cair, entretanto, o enfraquecimento dos fios pode ser consequência de falta de nutrientes ou até mesmo uma inflamação no couro cabeludo.

Shampoos antiqueda contêm ativos como vitaminas e aminoácidos que combatem fungos e nutrem raízes e fios, encorpando e engrossando o cabelo. Quanto mais cedo você começar a usar um desses produtos, melhores os resultados

2. Lavagem diária

É um mito que lavar a cabeça todo dia provoca queda de cabelo ou algum problema no couro cabeludo. A lavagem diária está fazendo um favor para o nosso cabelo, eliminando oleosidade excessiva, sujeira e poluição que estamos expostos diariamente, de forma que estamos sendo protegidos do surgimento da caspa, proliferação de fungos e enfraquecimento dos bulbos capilares.

Vale ressaltar que se for fazer uma lavagem diária, é melhor utilizar um shampoo suave, ideal para o uso diário, afinal, sua limpeza não é tão rigorosa quanto a de um shampoo comum, couro cabeludo limpo demais pode atrapalhar na distribuição de nutrientes pelo decorrer do fio.

3. Passe o shampoo duas vezes

É importante lavar o cabelo duas vezes com shampoo. A primeira lavagem não limpa a fundo, só espalha a sujeira pelos fios, apenas a segunda remove completamente a oleosidade. Não é à toa que os rótulos dos shampoos sempre têm aquela recomendação: “repita a operação”.

4. Sem agressividade

Esfregar o couro cabeludo vigorosamente não faz nenhum bem para seu cabelo. Ao contrário, fazer o uso de força bruta ativa as glândulas sebáceas, que passam a produzir mais óleo, deixando o cabelo sujo antes do tempo. Sendo assim, aplique o shampoo no cabelo molhado e faça manobras suaves, massageando levemente a cabeça com as pontas dos dedos.

Reduza seu estresse – Ações que causam queda de cabelo

Ter uma vida saudável é indispensável para manter a saúde dos fios de cabelo, ou seja, é necessário relaxar para que os seus cabelos não sofram e resultem em queda.

1 – Leve a vida mais leve

Estudos mostram que uma boa parte das pessoas que reclamam de queda de cabelo apresenta ou apresentou algum tipo de estresse que pode ter sido causador da queda capilar.

]Uma boa forma de reduzir seu estresse, cuidar do organismo e ainda prevenir a queda de cabelo é por meio da prática de atividades físicas. Se exercitar libera endorfinas que diminuem o estresse e consequentemente a queda de cabelos.

Prender os fios molhados – Ações que causam queda de cabelo

Parece uma coisa fútil e uma dica extremamente besta, entretanto, é uma dica extremamente valiosa e que merece mais reconhecimento e credibilidade.

1 – Cabelo molhado preso? Jamais!

O problema listado aqui não tem a ver com algo feito uma vez ou outra, e sim, algo realizado cotidianamente, entretanto, achar que vai reduzir o volume dos fios dando um bom nó pode causar a queda de cabelo, pois os fios estão fragilizados quando molhados. Além disso, manter o couro cabeludo molhado por muito tempo provoca fungos e cria caspa, além de enfraquecer a raiz e provocar a queda dos fios.

Má alimentação – Ações que causam queda de cabelo

Para garantir uma saúde efetiva do fio, é necessário começar de dentro para fora, ou seja, é necessário ter uma alimentação saudável.

1 – Alimentação saudável

O que comemos é essencial para fortalecer os fios e estimular o crescimento deles. Existem alguns alimentos que ajudam a evitar a queda de cabelo, como a carne vermelha, frutos do mar e leite.

2 – O que procurar em alimentos?

Alguns nutrientes específicos como os minerais (zinco, selênio, cálcio, silício e ferro), vitaminas (E, C e do complexo B), proteínas e grão integrais são extremamente benéficos para fortalecer os fios e evitar a queda de cabelo.

As propriedades presentes nesses nutrientes funcionam em cosméticos, mas seu maior benefício está quando estão presentes nos alimentos consumidos.

Uso de fontes quentes – Ações que causam queda de cabelo

Não é novidade para ninguém, mas fazer o uso de fontes quentes no cabelo resultam na queda dos fios, ainda mais quando esse uso é feito de maneira incorreta.

1 – O que não fazer?

 Erros como passar chapinha no cabelo molhado, sujo, ou dispensar protetores térmicos podem potencializar a queda de cabelo. Caso faça uso incorreto, os danos podem podem tomar grandes proporções.

Não retirar resíduos de modeladores – Ações que causam queda de cabelo

Já foi citado anteriormente a importância da higienização dos fios, entretanto, vale ressaltar que é considerável frisar que retirar os resíduos de modeladores do couro cabeludo é indispensável.

1 – Retire os resíduos

Da mesma forma que a sujeira e a oleosidade, os restos de substâncias químicas dos produtos finalizadores (gel, pomada, pasta, cera) também se acumulam nos bulbos capilares.

Por isso você deve evitar desabar na cama depois da balada sem lavar o cabelo, aconselha o cabeleireiro. Os profissionais recomendam usar uma vez por semana shampoo anti-resíduos, que faz uma bela faxina no couro cabeludo.

Até a próxima!

Espero que esse post tenha sido de extrema importância para a evolução do seu conhecimento sobre possíveis ações que podem ser responsabilizadas pela queda excessiva de cabelo

Leave A Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.