Quer saber mais sobre o Cabelo Afro? Aqui você vai aprender boas práticas para que os seus fios (naturais ou não) cresçam saudáveis, fortes e bonitos.

Tudo o que você precisa saber sobre alongamento de cabelo

1 187

Já aconteceu com você: você para pra ler uma revista e começa a se perguntar como pode aquela famosa que tinha acabado de cortar o cabelo aparecer com a cabeça cheia de fios, quase como mágica. E você faz de tudo, mas simplesmente, não consegue. Bom, no caso das famosas, o segredo para cabelos de tamanhos diferentes em pouco tempo é bem simples, e não, não é photoshop: alongamento de cabelo.

Sim, para alcançar o volume e o comprimento dos sonhos muita gente apela para extensões de cabelo, as também conhecidas como Megahair. Aliás, se você me segue no Instagram ( @cabeloafroblog) sabe que eu também sou apaixonada por extensões capilares, especialmente porque a indústria de beleza avançou muito nos últimos anos, e por isso é possível encontrar extensões em praticamente todos os estilos, texturas e comprimentos possíveis! Então, pra mostrar como eu consigo ter um dia o cabelo na altura das costas, e no outro, na altura dos ombros, resolvi fazer um post com tudo que vocês precisam saber sobre alongamento de cabelo.

O que é alongamento capilar?

O alongamento de cabelo, popularmente conhecido como Megahair aqui no Brasil, é um procedimento estético em que são acopladas mechas avulsas junto ao couro cabeludo para que o cabelo pareça ter um comprimento maior.

Quais são os tipos mais comuns de alongamento de cabelo?

Atualmente, são vários os métodos de extensão capilar existentes no mercado. Todos, quando bem aplicados, garantem ótimos resultados, deixando o cabelo com uma aparência volumosa, bonita, uniforme e bem-cuidada. Aqui abaixo separei os mais comuns:

Alongamento de queratina

alongamento de queratina

Se eu pudesse indicar um tipo de alongamento simples e bem natural, seria o alongamento de queratina. Aliás, ele é provavelmente o mais popular entre salões, porque ele funciona tanto pra quem quer ter um cabelão super volumoso, quanto pra quem quer ter apenas um leve aumento na extensão do comprimento dos fios.  Eu usei durante um tempo e simplesmente me apaixonei pela técnica. Dá uma olhada nas principais características dela:

  • Como o procedimento é feito: neste tipo são coladas com queratina mechas bem finas de cabelo próximas da raiz. Como a queratina é um componente natural do nosso cabelo, o método não agride tanto os fios. O mais legal é que as mechinhas têm, em média, um centímetro de largura e por conta disso, eles não pesam no fio e não causam tracionamento (que poderia causar queda dos fios). Mas é importante lembrar que nesse procedimento a gente só pode usar fios humanos.
  • Tempo de aplicação: Quando eu usei esse tipo de alongamento, esperei cerca de duas horas até ficar pronto. Mas o tempo varia dependendo da quantidade de cabelo.
  • Manutenção: A manutenção é feita a cada três meses. Depois desse período, você deve retirar o alongamento e recolocá-lo mais próximo à raiz, por conta do crescimento.
  • Prós: tem um efeito super natural, e combina com quase todos os tipos de cabelo.
  • Contras: o tempo de aplicação e o preço, que não costuma ser o dos mais acessíveis. Além disso, a remossão da cola é feita com um solvente e um alicate, e se não feita com paciência e cuidado, pode danificar os fios.

Alongamento de nó italiano

Alongamento-Através-de-Linha-ou-nó-Italiano

Esse é um tipo de procedimento que tem entrado em desuso há alguns anos. Isso por que ele é um pouco problemático, e tem mais contras do que prós. Veja as principais características:

  • Como o procedimento é feito: As mechas postiças são amarradas com lastex (um elástico mais resistente) nas mechas originais, próximo da raiz dos fios. Como o latex deixa o fio mais encorpado, a técnica dá mais volume na região em que as mechas foram amarradas.
  • Tempo de Aplicação: Cerca de cinco horas.
  • Manutenção:  Assim como a técnica da queratina, a manutenção é feita após três meses. O latex deve ser retirado e reposicionado.
  • Prós: indicado para todos os tipos de cabelo.
  • Contras: A técnica pode causar desde quebras até o frizz e também mofo nos cabelos.

Alongamento por entrelaçamento (tela, metro, ou interlace)

alongamento de entrelaçamento

Esse é um dos estilos de alongamento que também testei e minha maior consideração sobre este método é: se bem usado, fica super natural. Dá uma olhada nas características dessa técnica:

  • Como o procedimento é feito: nesta técnica, são feitas tranças de raiz. Depois, se costuram telas com mechas de cabelo postiço nestas tranças e rente ao couro cabeludo. A maior vantagem desse método é que o alongamento fica imperceptível  e bem natural, podendo ser feito até em cabelos curtos. Além disso, dá para fazer chapinha e escova sem problemas porque ele não utiliza colas pra prender os fios.
  • Tempo de aplicação: Quando eu usei esse tipo de alongamento, esperei cerca de duas horas até ficar pronto. Mas o tempo varia dependendo da quantidade de cabelo.
  • Manutenção: A cada dois meses, ou quando a raiz estiver um pouco maior. É preciso retirar o alongamento e recolocá-lo mais próximo à raiz. Antes de colocar novamente, é importante hidratar o cabelo.
  • Prós: tem um efeito super natural, e pode ser usado por quem tem cabelos muuuuito curtos.
  • Contras:  É preciso fazer manutenção frequente, para que o cabelo não apodreça. Aliás, é importante cuidar da lavagem e da manutenção.

Alongamento por microlink

Alongamento-com-microlink

Esse é aquele tipo de técnica para quem não quer nenhum tipo de química ou cola nos cabelos durante o alongamento. Separei um pouco mais de informações:

  • Como o procedimento feito: No alongamento microlink, o cabelo postiço é preso ao natural com tiras de alumínio que são enroladas ao redor das duas mechas, formando um anel metálico.
  • Tempo de aplicação: A partir de duas horas.
  • Manutenção: Após três meses ou quatro meses.
  • Prós: deixa um efeito natural e a retirada para manutenção costuma ser fácil.
  • Contras: não tem durabilidade, e as mechas caem mais facilmente, mesmo antes do período de três meses de manutenção. Além disso, debaixo dos anéis o cabelo tende a embolorar ou mofar se for submetido à umidade ou acumular produtos químicos. Eu jamais usaria esse método.

Alongamento por adesivamento

alongamento adesivo

Essa técnica é interessante especialmente para quem deseja fios mais longos, mas não deseja fazer um procedimento mais agressivo. A maior vantagem dessa técnica é que nesse alongamento, você não percebe nenhum tipo de saliência no couro cabeludo, deixando a aparência dos fios bem naturais.

  • Como o procedimento é feito: nesta técnica, o megahair é colado ao cabelo com fitas adesivas. As mechas são fixadas à pequenas tiras de cabelo, rente ao couro cabeludo.
  • Tempo de aplicação: no máximo 30 minutos.
  • Manutenção: você decide quando retirá-lo e colocá-lo novamente, uma vez que esse alongamento é ideal para penteados.
  • Prós: rapidez da aplicação e efeito natural.
  • Contras:  durabilidade menor.

Alongamento por mechas em presilhas ( aplique tic tac)

alongamento de tic tac

Mais uma das técnicas de alongamento mais rápidas, ela é perfeita para quem deseja um visual diferenciado em momentos específicos, como comemorações e festas, já que ele é bem prático. A maior vantagem é que a colocação não leva mais do que alguns poucos minutos.

  • Como o procedimento é feito: o cabelo é encaixado junto à raiz e preso com um grampo estilo tic tac.
  • Tempo de aplicação: no máximo 10 minutos.
  • Manutenção: você decide quando retirá-lo e colocá-lo novamente. O ideal é que ele seja retirado diáriamente.
  • Prós: rapidez da aplicação.
  • Contras: é preciso tomar cuidado para que o cabelo não se rompa ao retirar os grampos.

Qual é o melhor método de alongamento para o meu cabelo?

Depende. Se você deseja um megahair que vai durar alguns meses, deve optar por opções que sejam presas mais duradoras. Já se você deseja extensões que para serem utilizadas no dia a dia, pode optar por alongamentos de cabelo com grampos ou adesivos, porque podem ser retirados a qualquer hora sem qualquer problema.

O que eu preciso saber antes de alongar meu cabelo?

  1. É importante lembrar que o cabelo do alongamento não pode pesar mais ou ser mais denso que a mecha natural em que ele ficará preso. Isso porque quanto mais pesado, mais o seu próprio cabelo natural ficará danificado. O peso pode causar quebras do seu fio natural.
  2. Outra coisa para se ter em mente é que os alongamentos precisam ser aplicados em um salão e exigem certo tempo de preparo. Aliás, escolha bem o salão e o profissional que fará a instalação da sua extensão de cabelo.
  3. Uma dica importante: prefira mechas de cabelos humanos naturais. Além de mais duradouras, ela tem a vantagem de que pode ser cuidada com os mesmos cuidados que você tem com o seus fios. Já os artificiais duram menos e não podem ser tingidos, nem receber chapinha.
  4. Todos os alongamentos de cabelo precisam de manutenção e você deve pensar nisso quando decidir alongar o cabelo. É importante lembrar que você terá custos com a compra do cabelo, a instalação e a manutenção no futuro. Portanto, ter o cabelão das famosas não é necessariamente barato.
  5. Mesmo os alongamentos mais simples danificam os fios. Portanto, é importante fazer hidratações semanais, mesmo que caseiras. Não adianta ter o cabelão na altura da cintura, mas sem saúde, né?

Quais são os cuidados que devo tomar para que o meu cabelo não se danifique durante o processo?

Colocou alongamento? Então, cuidado na hora de lavar o cabelo, para que não se formem nós. Além disso, não passe a chapinha ou direcione o secador sobre as emendas do alongamento (qualquer que seja o tipo). Também tome cuidado na hora de pentear para que você não quebre o cabelo, ou arranque as mechas. Por fim, hidratações são bem importantes! Faça semanalmente!

Bem, é isso! Vocês também usam alongamentos de cabelo? Qual é a técnica preferida de vocês? Conta aqui nos comentários!

1 Comment
  1. Luiza Reis says

    Muito bem explicado seu post.Excelente..Parabéns

Leave A Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.