Quer saber mais sobre o Cabelo Afro? Aqui você vai aprender boas práticas para que os seus fios (naturais ou não) cresçam saudáveis, fortes e bonitos.

Big Chop: os prós e os contras

2 29

Sempre que me perguntam sobre a transição capilar, o que mais me questionam é “qual é a hora certa para fazer o big chop?“. Embora não exista uma única resposta para essa pergunta, minha resposta oficial é sempre a mesma: a hora certa é aquela que você acredita que está pronta para encarar o mundo sem químicas.

Aliás, para quem não sabe, o big chop é um corte comum para as pessoas que passam pela transição capilar, porque ele corta fora toda a parte do cabelo que possui algum processamento químico, seja por alisamentos, relaxamentos, ou tinturas. Há muita gente que, para se livrar logo da textura do cabelo com química, apela para o “grande corte”.

Como decidir se é a hora de fazer o Big Chop?

Depois que você decidiu que é a hora de parar de usar produtos químicos no seu cabelo, é hora de decidir como você vai se livrar da parte alisada, relaxada, ou pintada. Durante a transição, são dois caminhos para buscar um cabelo totalmente natural: cortar aos poucos as pontas do fio, para manter o comprimento, ou se jogar no big chop, que é o corte mais dramático.

Antes de decidir, dá uma olhada nos prós e contras de um corte drástico do cabelo:

Os pontos positivos

Existem alguns pontos positivos para quem deseja fazer o big chop:

Uma única textura para lidar

Quando você faz o big chop, você instantaneamente tem apenas uma textura de cabelo para se preocupar. E se você está passando pela transição, sabe o quanto é difícil ter que lidar com a parte com química e a parte natural ao mesmo tempo.

Acabam-se as preocupações com a chuva ou o mar

Se você tinha cabelo alisado, sabe o quanto é chato ter que lidar com a umidade do ar, especialmente em dias de chuva. É um corre-corre para não molhar o cabelo e estragar a escova.

Com o cabelo natural, não há esse problema, porque a água não estraga o penteado e ainda deixa os fios hidratados. Outro ponto positivo é que você vai poder molhar a cabeça e nadar a qualquer momento, o que é bastante libertador depois que você passa anos tendo que planejar cada banho de mar ou piscina.

Cuidados facilitados

Os cabelos curtos exigem menos tempo de dedicação e cuidados: sua rotina de penteado pode ser encurtada, quando comparada com os cuidados com um cabelo mais comprido. A hora da lavagem também será mais curta e simples, já que com o cabelo mais curto, você perderá menos tempo desembaraçando os fios.

É claro que os cuidados com um cabelo natural exigem tempo, mas você vai ver que se colocar na ponta do lápis, o tempo de dedicação ao cabelo natural pós big chop é menor do que o tempo que você usava para o processo secagem + chapinha + penteado, por exemplo.

Os pontos negativos

Apesar dos muitos pontos positivos, o Big Chop também tem os seus contras:

Tempo de adaptação

Nem todo mundo se adapta facilmente ao cabelo curto e isso pode gerar alguns conflitos de auto estima. De qualquer forma, tudo é questão de tempo. Cabelo cresce, e você pode se surpreender com as vantagens de possuir um cabelo curto. Vai que ele combina com você…

Opções restritas de penteado

Há quem reclame que o cabelo curto não possui muitas opções de penteado.  Mas se você parar pra pensar, não é como se a gente fizesse um penteado por dia… Na verdade, a gente escolhe aquele que é mais fácil, ou é nossa marca, e usamos ele até cansar.

Além disso, opinião pessoal aqui: eu acho que o cabelo crespo, mesmo o curto, tem muitas opções de penteado. A não ser que você tenha raspado, nesse caso, não tem jeito. De qualquer forma, você pode aproveitar a fase para experimentar com maquiagens e acessórios, e variar o visual brincando um pouco com isso.

Comentários não solicitados de outras pessoas

Depois que optei pela transição capilar, notei uma coisa: ninguém respeita o cabelo crespo. Todo mundo quer tocar ou dar uma opinião não solicitada sobre ele. E nem sempre os comentários são positivos. Minha dica aqui é que você se mantenha positiva, e focada em sua decisão, já que o cabelo é seu e você é linda de qualquer forma. Ignore os haters, trabalhe a sua auto-estima, e lembre-se que você pode fazer o que quiser com a própria cabeça.

Hora de tomar a decisão

Como tudo na vida, o Big Chop também tem seus prós e contras. Mas acredito que se você está na dúvida, e quer um empurrãozinho na hora de optar pelo corte, aqui vai o meu: se joga! Aprender a cuidar do próprio cabelo é sempre uma experiencia enriquecedora!

E você? Em qual fase da transição está? Já decidiu sobre o corte? Conta nos comentários!

Leia Também:

2 Comments
  1. Iza Cris says

    Amei suas dicas!!! Amei seu blog! To ha 3 meses com o BC no começo eu amei me livrar das quimicas e estar com ele curtinho… Mas agora ta dificil manter esse corte alinhado hahahaha eita bichinho tinhoso… Mas ajoelhou tem que rezar né???? Suas dicas me deram um super animo!!! Estou muito grata!!!! Desejo muito sucesso pra vc… Continue assim!!! Mil beijos!!

  2. Joh Santos says

    Estou há um ano sem química,devido a gravidez e amamentação,no entanto estou na dúvida sobre fazer o big chop ou não. Tenho medo de arrepender. Fiz algumas texturas,ficou legal,mas da trabalho. Não sei o que fazer

Leave A Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.