Quer saber mais sobre o Cabelo Afro? Aqui você vai aprender boas práticas para que os seus fios (naturais ou não) cresçam saudáveis, fortes e bonitos.

Coloração para Cabelo Afro, Cacheado e Crespo: o que você deve saber

0 70

Ao longo dos anos, mulheres de todo o mundo passaram a utilizar a cor do cabelo também como uma ferramenta para expressar sua individualidade. Mas a gente sabe que o cabelo afro, cacheado ou crespo tende a ser naturalmente um pouco mais fraco por conta da estrutura do fio, e por isso, antes de se aventurar em uma tintura, é importante entender algumas regras fundamentais sobre o processo de coloração de cabelo. Isso pode ajudar a prevenir os danos e pode ajudar qualquer pessoa a chegar na cor dos sonhos.

Cabelo crespo e cacheado colorido: qual é o melhor tipo de tinta de cabelo?

 

No mercado de cosméticos não é preciso pesquisar muito para encontrar várias marcas que prometem deixar o seu cabelo crespo ou cacheado com as cores mais variadas. Existem vários tipos de tintas formuladas para mudar o tom de um cabelo; e apesar de todas estas fórmulas serem seguras (afinal, se estão no mercado é porque foram liberadas ela Anvisa), algumas são bem mais adequadas para cabelos étnicos do que outras.

Os tipos de tintas de cabelos mais conhecidos:

  • Tinturas laváveis: Suaves e fáceis de serem aplicadas, estas tinturas de cabelo geralmente são livres de amônia e de peróxido. Elas são bastante usadas para dar brilho ao fio, e representam uma ótima opção para pessoas que não têm tempo para visitar salões de beleza regularmente – a tintura pode ser facilmente mantida em casa. A vantagem é que esse tipo de tintura também é segura para cabelo relaxado. A desvantagem é que, como o próprio nome diz, ela é lavável, e sai ao longo do tempo. Por isso, deve ser reaplicada de tempos em tempos. Ela também não clareia o fio.
  • Tinturas temporárias: Como o próprio nome diz, as tinturas de cabelo temporárias duram apenas até o próximo uso de shampoo. Elas também são conhecidas como tonalizantes. Assim como as laváveis, elas não clareiam o cabelo e são completamente livres de químicos. Essas cores têm a função de apenas cobrir a superfície os fios. Por conta disso, elas também podem ser usadas em cabelos relaxados, sem grandes problemas.
  • Tinturas semipermanentes: Bom, essas cores têm fórmulas que funcionam de maneira semelhante às tinturas laváveis e temporárias. A vantagem aqui é que elas duram um pouco mais do que as duas primeiras. A cor é aplicada ao cabelo e depois selada com o calor do secador por cerca de meia hora. Novamente, esse tipo de tintura é livre de químicos e pode ser aplicada seguramente em cabelos afros com procedimentos químicos. No entanto, eles não mudam a cor do cabelo drasticamente e geralmente duram cerca de 24 lavagens.
  • Tinturas permanentes: As cores permanentes oferecem mudanças significativas nos fios e utilizam tanto a amônia, quanto o peróxido. Por isso, é bem recomendável que elas sejam aplicadas por profissionais. A cor não sai com as lavagens, e só mostra mudanças quando o cabelo cresce. É interessante fazer retoques a cada quatro ou seis semanas. No caso do cabelo afro, é importante visitar um colorista profissional, especialmente se o cabelo já foi processado de alguma forma.

As mulheres com cabelos afros, crespos ou cacheados, que desejam colorir os seus fios podem encontrar algumas dificuldades em escolher a marca certa para o seu tipo de fio. Enquanto existem muitas marcas de cosméticos por aí, são poucas aqueles criadas especialmente para o cabelo crespo. Ainda assim, vale à pena procurar, já que estas oferecem o melhor resultado.

A melhor tinta para cabelos crespos é a semi-permanente ou a tonalizante

Para mudar a cor de cabelos crespos sem causar muitos danos, o ideal é buscar produtos que interfiram o mínimo possível na integridade do fio. Por isso, químicas agressivas devem ser evitadas. Na hora de procurar um produto para cabelo crespo ou cacheado, busque tonalizantes ou tintas semi-permanentes.

Coloração para cabelos crespos: fuja dos danos

Bom, qualquer processo químico pode potencialmente causar danos para o cabelo. O cabelo afro, já falei várias vezes aqui, é mais suscetível aos danos porque ele é naturalmente mais desidratado. Nosso cabelo é um tipo que precisa de hidratação intensa e consistente. Então, se você vai pintar o cabelo, o cuidado deve ser maior, porque a tintura pode sim causar alguns danos.

Ah! Vale lembrar que na maioria dos casos, o cabelo crespo ou cacheado e afro é escuro, então qualquer mudança de cor mais drástica requer que você use descolorantes. O recomendado é que você não clareie mais do que cinco tons acima da sua cor natural. Todo o processo costuma danificar muito o cabelo e deve ser sempre feito por um profissional.

Cabelos coloridos exigem um cuidado extra. Use shampoos e condicionadores ricos em ingredientes hidratantes, condicione regularmente e use óleos naturais para prevenir danos.

Escolha a cor que te faça se sentir bem

Sheron Menezes[3]

Cores vibrantes são tendências bem populares, especialmente no exterior. Acho que a tendência é muito mais forte por conta das artistas famosas que ultrapassaram a barreira do “isso combina e isso não combina” pra mostrar que negras podem sim usar o cabelo colorido.

A Beyoncé maravilhosa é uma dessas que ao longo dos anos apostou em vários tons de loiro e castanho claro. Aqui no Brasil, a Sheron Menezzes é uma dessas que também apostou em cores diferentes.

Por falar nas duas musas, lembrei que algumas cores são as queridinhas: o cobre é um tom terroso que costuma ser mais natural e combina muito bem com a pele negra. Mechas sutis de dourado também podem dar um brilho maior aos cabelos escuros e nos meses mais quentes do ano, adicionar  uma maior luminosidade aos fios.

Então é isso. Com o cuidado certo, negras podem desfrutar inúmeras cores diferentes no próprio cabelo e assim valorizar ainda mais a própria beleza. Escolha a cor certa, tome os devidos cuidados, e arrase por aí!

E você, o que achou desse post? Também tem o cabelo colorido? Conta pra mim nos comentários!

Leia também:

Leave A Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.