Quer saber mais sobre o Cabelo Afro? Aqui você vai aprender boas práticas para que os seus fios (naturais ou não) cresçam saudáveis, fortes e bonitos.

Cabelo Afro Masculino: dicas, cortes e cuidados

12 743

Tem um montão de homem que reclama que não tem opções de cortes  para os próprios cabelos. Mas olha, se você também pensa assim, saiba que você está enganado: o cabelo afro masculino tem uma estrutura única que é capaz de atingir um número infinito de estilos! <3

É por isso que resolvi fazer esse post. Selecionei vários cortes especiais para servir de inspiração para homens com cabelo afro, crespo e cacheado. Aproveitei e também separei algumas dicas para manter os fios sempre saldáveis. Quer saber mais? É só continuar com a leitura!

Estilos e Penteados para Cabelo Afro Masculino

Homens com cabelo afro têm podem ter os mais variados estilos de cabelo. Separei alguns exemplos abaixo:

Curto e crespo natural para homens

cabelo-afro-masculino

Bom, esse corte não tem muito mistério: ele é curto e bem democrático: combina com quase todos os tipos, dos clássicos aos esportivos. Ele não chega a ser um black power, ele tem o comprimento suficiente para mostrar a textura crespa do fio e combina com muitas texturas de cabelo afro em homens.

Flattop no Cabelo Afro Masculino

cabelo-flattop

Esse penteado fez muito sucesso nos anos 80 e 90 por conta do hip-hop, que estava em alta. Ele tem retornado nos últimos anos com força: muitos atletas famosos, como os jogadores da NBA, usam esse estilo. O cabelo é extremamente curto dos lados e, gradualmente, fica maior no topo da cabeça. O corte forma um shape quadrado, criando um efeito geométrico. Ele combina bastante com quem tem um rosto quadrado.

Buzz – raspadinho quase estilo Ronaldinho

cabelo crte afro buzz

Este clássico do cabelo afro masculino provavelmente combina com qualquer homem. É fácil de manter, requer pouca manutenção e tende a dar destaques para o formato do rosto, ressaltando as características da pessoa. A dica é sempre prestar atenção na linha do cabelo.

Moicano Afro Masculino

moecano homem

Este penteado já costuma ser bem estiloso e  fica ainda mais incrível com a textura do cabelo afro. Nos lados, o cabelo é mantido bem curto e no centro um pouco mais alto. Ele é bem fácil de ser mantido também: para estilizá-lo, basta colocar alguma pomda, bagunçá-lo e pronto: já pode sair de casa!

Short dreadlocks / Afro Curto com cachos torcidos

Short dreadlocks - cabelo afro masculino

Eu particularmante acho este um dos estilos mais marcantes para o cabelo afro. Se você tem um cabelo curto, para adotar um estilo assim pode experimentar fazer cachinhos torcendo o cabelo com os dedos.

Short dreadlocks Fade/ Fios torcidos no topo e  raspados nas laterais

Short dreadlocks Fade

Como eu já disse, amo esse corte, por isso, trago aqui uma variação dele em uma versão ainda mais estilosa. O legal é que esse corte fica bem original e combina com todos os tipos.

Dreadlocks no Cabelo Afro Masculino

rastafari-dreaad-locks-cabelo-afro

Não preciso nem falar muito, né? Os dreads nunca saem de moda até porque, muita gente que adota esse visual faz isso pra assumir toda uma identidade e personalidade. Na hora de adotar esse estilo, o ideal é procurar um profissional especializado.

Short fade / Low Fade no cabelo crespo

low fade men

Fios raspados no “pente 3 (ou mais largo) da máquina” no topo da cabeça e raspado nas laterais: essa é a explicação mais simples sobre esse corte. O legal dele é o homem fica com uma aparência leve e sóbria . E esse outro dos estilos que combinam com qualquer tipo de pessoa.

360 Haircut / Onda 360 perfeita para Cabelo Afro Masculino

360 waves

Vou confessar que não sou a maior fã do corte Afro Masculino “360”, mas eu admito que ele fica bem em algumas pessoas, por isso coloquei aqui. A principal característica é que ele forma um efeito anelado no penteado. Ele combina bem com o cabelo afro por conta da ondulação natural do fio.

Trança raiz em Cabelo Afro Masculino

trança enraizada para homens

Essa é uma opção muito comum de se ver entre artistas e esportistas. O mais legal desse estilo é que ele combina com diferentes comprimentos e texturas de cabelo! As tranças enraizadas são aquelas feitas bem rente à raiz do cabelo – que podem até formar desenhos no couro cabeludo.

Shaved Side Part – Corte Masculino riscado

Shaved Side Part - Corte Masculino riscado

Esse corte oferece uma ilusão pra quem olha porque acentua a linha do cabelo, como se os fios estivessem divididos. E fica muito estiloso!

Careca / fios raspados

negros carecas

Você está perdendo cabelo? Em vez de tentar esconder, por que não raspar a cabeça completamente? É muito fácil de manter, costuma combinar com qualquer tipo e ainda tem um montão de gente que acha charmoso!

Black Power Masculino

black power

Como não poderia faltar, o tão amado cabelo black power: além de um estilo, ele é emponderamento e resistência. Precisa dizer mesmo algo mais? Vamos apenas apreciar a beleza desse corte. <3

Dicas e cuidados com o seu cabelo afro masculino

É claro que os cabelos cacheados e crespos pedem um pouco mais de cuidado. Mas algumas dicas simples podem te ajudar a manter os fios sempre saudáveis. Por isso, separei três dicas essenciais para os homens que tem cabelo afro:

1 – Diminua o número de shampoo

A lavagem com muita freqüência pode deixar os fios secos e quebradiços – até mesmo no fio mais curto. Isso ocorre porque a maioria dos shampoos de mercado contêm uma substância química chamada “lauril sulfato de sódio”. Ele é um detergente responsável para a limpeza do cabelo. E sim, essa substância deixa os cabelos bem limpinhos, mas também retiram os óleos naturais produzidos pelo couro cabeludo para proteger o cabelo. Isso deixa os fios secos e propensos à ruptura. Se possível, use shampoo em seu cabelo apenas uma vez ou duas vezes por semana, ou opte por produtos livres de sulfato.

2 – Hidrate frequentemente

Seu cabelo precisa estar hidratado para que permaneça forte e saudável. Para isso, um simples óleo natural pode ser aplicado às raízes dos fios, por exemplo. Tente argan ou óleo de coco, aplique  um pouco na ponta dos dedos e distribua uniformemente em toda a extensão do cabelo diariamente ou quando o seu cabelo parece seco ou quebradiço ao toque.

3 – Use acessórios e não tenha medo de ousar

acessórios cabelo afro

Finalmente, se eu pudesse resumir esse post em poucas frases seriam: você tem um cabelo lindo com inúmeras possibilidades de estilo. Ouse, use acessórios, mude e conheça seus fios: você vai se divertir e quem sabe descobrir um pouco mais sobre você no processo.

É isso. Espero que tenham gostado do post. Não esqueça de postar dúvidas ou sugestões nos comentários!

CABELO AFRO MASCULINO

 

12 Comments
  1. Erick Darlon says

    Amei seu site Stephanie, já favoritei aqui.

    Bjs!

  2. carlos says

    uso o estilo 360 alguns dizem que é padrão norte americano, já no brasil as pessoas tendem a rirem. Será porque?

    1. Stephanie Pereira says

      É um cabelo estiloso, não liga pros outros não :-)

    2. Fernando says

      eu sempre quis fazer mas o pessoal do meu bairro nem sabe o que é

    3. Wagner says

      Como faço pra deixar meu cabelo assim?

  3. Diego says

    Stephanie eu to simplesmente apaixonado pelo teu blog, você fala com uma clareza que encanta.
    Já li quase tudo e conheci hoje hehehehe

    Uma dica: é beeeem dificil, principalmente pra nós homens que não estamos habituados saber os produtos e marcas corretas para usar no cabelo (tipo oleo, pomada, hidratante) e tals.
    Tu podia fazer um post sugerindo alguns produtos/marcas e onde comprar..
    Eu fiquei curioso, mas não faço ideia de onde encontrar.

    Comecei cuidar do meu cabelo e deixar ele crescer pq to certo em adotar o corte flattop, pq acho que combina bem com meu estilo…
    Dá uma maozinha aí pro teu fã que depois quando tiver topzera te mando uma foto
    hahahaha

    Beijao lindona

    1. Stephanie Pereira says

      Oi Diego, poxa vida, como foi bom ler teu comentário aqui agora <3
      Eu escrevo tudo por aqui com o coração cheio de coisas boas, e é bom saber que do outro lado tem gente que lê, percebe isso, e gosta do que vê. Obrigada mesmo! :-)
      E adorei a sugestão! Vou preparar um post sugerindo produtos e marcas para o cabelo (e como se entender no meio de tanto creme por aí). Como costumo optar por fazer postagens mais completinhas, pode ser que eu demore um pouco a postá-lo. Mas ele já tá na fila. Continua voltando aqui, que vou publicar o mais cedo possível. E vou esperar a foto haha

      Obrigada de novo, Diego :-)

  4. Cleydson says

    Eu estava meio que perdido,mas me encontrei com vários modelos afros, obrigada parabéns ☺

  5. Ismael Silva Carvalho says

    O melhor site que já vi onde tem variedades de cortes e explicando o que são eles… Muito bom… Fiz print das imagens pois vou criar um catálogo para colocar na Barbearia.

  6. Paulo Vitor says

    Oi!!!
    To demasiadamente interessado no corte Dreadlock Fade ou como vc chamou Fios torcidos e raspado na lateral.

    Ainda não entendi ao certo como ele é feito e se precisa ser feito diariamente ou se mantém por alguns dias.

    Também preciso encontrar um bom cabelereiro para faze-lo.

    Mas gostei demais da sua matéria, Parabéns pelo seu trabalho!!!

  7. jonas ferreira says

    Meu cabelo (crespo) é bem ressecado e por isso cai bastante. Oque posso fazer pra resolver o problema?

  8. JONAS RASCHE says

    Bom Dia,
    Ótima publicação!!!
    Referente ao modelo “shot dreadlocks fade/Fios torcidos no topo e raspados nas laterais” tem como eu saber sobre o processo de transição? Como exemplo: Quantos centímetros ele perde na hora depois de fazer.

    P.S: Meu cabelo é crespo e ralo, utilizo o corte Quadrado ( 7 centímetros em cima) e nas laterais degrade partindo da maquina Zero.

Leave A Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.