Quer saber mais sobre o Cabelo Afro? Aqui você vai aprender boas práticas para que os seus fios (naturais ou não) cresçam saudáveis, fortes e bonitos.

Cabelo Cacheado: como cuidar?

0 20

Ao longo da minha trajetória de transição capilar, e conversando com as meninas cacheadas que conheço, acabei aprendendo várias técnicas e cuidados para que os nossos fios fiquem saudáveis e bonitos. É por isso que resolvi reuni as atitudes mais importantes em dicas para quem deseja aprender sobre como cuidar do cabelo cacheado.

Se você tem cabelo do tipo cacheado, ou crespo, sabe que os grandes vilões são o ressecamento e o frizz. As dicas que separei vão ajudar a você a lidar com esses e outros problemas capilares. São atitudes práticas que você pode considerar no cotidiano, sempre que estiver lidando com os cuidados com os fios enrolados.

Como cuidar de um cabelo cacheado?

Ter cachos e ondas definidas no cabelo pode ser mais fácil do que você imagina. Basta que você siga alguns cuidados específicos:

1 – Cuidado ao desembaraçar os cabelos

O cabelo cacheado é o mais frágil entre os tipos de cabelos, e cada ondulação pode possuir um ponto em potencial para ruptura.  Na hora de pentear o cabelo, evite usar escovas. Prefira pentes de dentes largos, ou pentear com os próprios dedos, já que esses são os métodos mais suaves para desembaraçar os cachos. Além disso, procure utilizar cremes ou sprays para pentear, para garantir que os seus fios estarão hidratados durante a tarefa.

2 – Ao pentear, sempre comece pelas pontas

Começando pelas pontas do seu cabelo cacheado, você tem a certeza de que está soltando cada nó de maneira delicada, ao invés de juntá-los todos em uma única parde do fio. Quando você começa da raiz, o que acontece é que você empurra o nó com o pente, criando ainda mais emaranhados, com o risco da quebra do fio.

3 – Quando seco, evite o manuseio excessivo

Quando você vive mexendo no cabelo, acaba quebrando o padrão de alguns cachos, e deixando eles com frizz. Além disso, você pode estar transferindo a sujeira das suas mãos para os fios, e retirando a oleosidade deles, deixando a madeixa mais ressecada.

Além disso, tome cuidado com práticas simples que acabam quebrando o seu cabelo. Por exemplo, lembre-se de tirar o cabelo dos ombros antes de pendurar a sua bolsa ou mochila.

4 – Corte o cabelo em um salão especializado em cachos

Escolher um cabeleireiro que realmente entenda a textura do seu fio é essencial para sempre ter um bom corte de cabelo. É que para que o seu cabelo cacheado tenha leveza, balanço e naturalidade, ele precisa ter um corte que segue o padrão natural das ondas nos fios.  Um corte muito “reto” deixaria os fios alinhados somente em determinada posição. No entanto, quando o corte acompanha a ondulação natural, você acaba tendo uma maior flexibilidade e facilidade em lidar com os fios, estando eles soltos ou presos, secos ou molhados.

5 – Corte as pontas regularmente

Para evitar pontas duplas, e garantir que todo o comprimento do fio está sempre saudável, é importante cortar as pontas do cabelo periodicamente (a cada 6 ou 8 semanas).

6 – Mantenha as pontas saudáveis

Outra forma de garantir fios saudáveis por inteiro é prestando bastante atenção nas pontas dos fios. Quando seu cabelo cacheado passa por uma fase de ressecamento, cuide bastante das pontas. Para isso, você não precisa pesar o fio com uma tonelada de produto. Na verdade, basta usar as pontas dos dedos para aplicar uma gota de creme ou óleo nas pontas, para que haja mais hidratação e brilho.

7 – Use o coque abacaxi para garantir definição no day-after

O coque abacaxi é uma excelente técnica para manter a definição dos fios durante uma noite de sono. Nesse penteado, o cabelo é delicadamente preso no ponto mais alto da cabeça, geralmente antes de dormir. Isso protege o padrão de ondulação enquanto ajuda seu cabelo a manter o volume natural. No outro dia, basta desfazer o coque, bater o cabelo e pronto!

8 – Quer mais volume? Tente usar o difusor

Um difusor é aquele acessório que vem junto ao secador de cabelo especificamente para secar cabelos cacheados e crespos. Ele minimiza muito o frizz porque o cabelo é seco respeitando a curva do cacho. Outra característica é que ele ajuda a aumentar o volume dos cachos pesados.

Para usar o seu difusor após o banho, primeiro retire a umidade do cabelo com uma toalha. Se o seu cabelo estiver seco, borrife água nele e aplique um protetor de calor. Depois, posicione os fios sobre o difusor de baixo para cima, moldando os cachos e repetindo até que o cabelo esteja seco e os cachos definidos. Há quem também prefira jogar todo o cabelo para a frente na hora de utilizar o aparelho, para ganhar mais volume na parte traseira.

9 – Cuidado na escolha dos produtos

Se você quer cuidar do seu cabelo cacheado, é importante prestar atenção na composição dos produtos. Evite produtos que possuam silicone ou álcool, já que essas substâncias demoram para sair dos cabelos.

10 – Invista em uma máscara hidratante de qualidade

O cabelo cacheado perde a umidade de maneira mais fácil do que outros tipos, e por isso, é sempre importante mantê-lo hidratado. Uma máscara de hidratação profunda para tratamentos semanais ou quinzenais pode deixar o seu cabelo muito mais saudável e definido.

Leia também: Cachos definidos: dicas e técnicas para obter o cacheado perfeito

11 – Diminua o número de lavagens

O cabelo cacheado costuma ser naturalmente menos hidratados e por isso não precisa ser lavado todos os dias. Você pode usar óleos naturais para trazer brilho aos fios, ou um spray com água e hidratantes para reativar a hidratação do seu cabelo no segundo ou terceiro dia após a lavagem. Passe nas pontas e amasse com as mãos o cabelo e garanta cachos definidos.

12 – Vai fazer algum tratamento químico de coloração? Hidrate os fios

A coloração de um cabelo cacheado, não importa quão suave ou natural seja o produto, pode trazer danos aos fios. Por isso, é importante tomar as devidas precauções antes de realizar o procedimento. O ideal é que você faça hidratações profundas algumas semanas antes. Essa atitude simples pode fazer toda a diferença para minimizar os danos.

13 – Quer um cabelo longo? Tenha paciência!

Quanto mais cacheado o cabelo, maior é o fator encolhimento. Para que o seu cabelo cresça da melhor forma possível, é importante paciência e aqueles cuidados básicos: hidratação, massagem no couro cabeludo e alimentação saudável.

14 – Seque o cabelo com uma camiseta

Depois da lavagem, na hora de retirar o excesso de umidade, use uma camiseta para secar o seu cabelo cacheado. A atitude previne o frizz há que as toalhas absorvem água demais, e sua fibra gera muito atrito nos fios. A maciez de uma camiseta deixa os cachos mais alinhados.

15 – Invista em penteados protetores

Quando o seu cabelo estiver precisando de um folguinha do excesso de manuseio, invista em penteados de proteção. Eles vão ajudar você a reter o crescimento, e manter os fios saudáveis e guardados por um tempo.

16 – Vai malhar? Aproveite o momento para hidratar os fios

Aplique o creme hidratante antes de começar uma seção de exercícios, e prenda os fios em um coque. Durante a atividade física, o seu corpo vai aquecer, e vai fazer com que o produto aja de maneira mais efetiva. Depois, é só remover o produto no banho pós academia.

17 – Conheça o método LOC

Ele pode ser excelente na hora de selar a umidade no seu cabelo cacheado, deixando os cuidados ainda mais efetivos e satisfatórios.

Viu só? Cuidar dos cabelos cacheados não é tão difícil. Basta dedicação, paciência e bastante amor.

Gostou das dicas? Elas funcionam com você? Tem alguma outra para compartilhar? Conta nos comentários!

Leave A Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.