Quer saber mais sobre o Cabelo Afro? Aqui você vai aprender boas práticas para que os seus fios (naturais ou não) cresçam saudáveis, fortes e bonitos.

Cabelo Cacheado masculino: como cuidar

0 44

Homens cacheados estão sendo cada vez mais encontrados por aí. Cada um com seu estilo diferente, conseguem exibir penteados e cortes incríveis que valorizam seus fios. Outro fenômeno que tenho visto muito é que estes mesmos homens estão se tornando cada vez mais vaidosos em busca de uma rotina de cuidados e de produtos favoritos para os seus cabelos cacheados.

Mas antes de compartilhar qualquer dica, deixo uma pergunta: será que um cabelo cacheado masculino é diferente de um feminino?

Quais são as diferenças entre os cabelos dos homens e os cabelos da mulheres?

Em termos de composição, cabelo é cabelo e todo fio é praticamente igual, embora mude em textura, formato, espessura e etc. No entanto, se a gente comparar um pouco mais os fios de um cabelo masculino e o feminino, a gente vai perceber que existem sim diferenças.

Os cabelos cacheados masculinos sofrem um pouco mais com a oleosidade em função dos fatores hormonais. Por conta disso, os fios acabam sendo mais espessos. Outro ponto a ser notado é que se a gente busca em catálogos ou sessões do supermercado com produtos para cabelos masculinos, a gente percebe que as principais funções dos produtos são para caspa e oleosidade; além também dos específicos contra a queda dos fios.

Considerando essas demandas, concluímos que a indústria também já identificou que estes são problemas bem comuns entre os cabelos dos homens? Você, leitor, sofre por algum desses problemas? Ao final do texto, me conte!

Dicas para os cuidados com o cabelo cacheado masculino

Quando a gente identifica quais são os principais problemas de um cabelo cacheado masculino, é hora de entender como cuidar dele. Vou compartilhar com você os melhores truques para cachos saudáveis:

1 – Lavagem: Reduza a oleosidade e tenha fios mais saudáveis

Na hora de lavar o seu cabelo cacheado masculino, cuide com alguns pontos fundamentais:

1.1 –  Temperatura da água

Nosso couro cabeludo costuma produzir uma oleosidade natural que é comum e super bem-vinda para quem tem cabelo cacheado, uma vez que deixam os fios mais brilhosos e com vida.

No entanto, alguns hábitos podem acabar fazendo com que essa oleosidade aumente de forma excessiva. A água muito quente na hora do banho é um desses hábitos.

Por essa razão, os homens cacheados jamais devem utilizar água muito quente para lavar os cabelos. Se possível, opte pela água fria ou no máximo na temperatura morna.

Se você não consegue suportar temperaturas muito frias no chuveiro, ou está enfrentando o inverno, a dica é que ao menos a última enxaguada seja de água fria, para garantir o brilho aos cabelos. Mas, cuidado! Não vai entrar na água pegando fogo para jogar água gelada no final, isso é extremamente perigoso! Basta apenas jogar um pouquinho de água morna com cuidado, ok?

Leia também: Cabelo embaraçado: como evitar?

1.2 – A frequência de lavagem dos cabelos cacheados masculinos

A maioria dos homens costuma lavar o cabelo diariamente por conta também da oleosidade decorrente do suor. Mas no caso do cabelo cacheado masculino, a lavagem excessiva pode provocar o ressecamento do fio, principalmente nas pontas. Para evitar o problema, diminua o número de lavagens (dia sim e dia não, por exemplo), e busque por shampoos hidratantes e sem sulfato. Veja como o seu cabelo reage.

1.3 – Shampoo e condicionador

Quando for comprar produtos para cabelo masculino, busque opções sem sulfato e sem sal, de preferência. Não tenha medo de visitar a sessão feminina se não encontrar nada hidratante no lado masculino.

Na hora da lavagem do cabelo, a ordem de lavagem é sempre essa: shampoo no couro cabeludo e condicionador apenas no comprimento e nas pontas.

A última dica é que você não exagere na quantidade de shampoo para a lavagem, pois uma grande quantidade de espuma não significa uma limpeza eficiente e adequada.

Leia Também: Shampoo para cabelo crespos ou cacheados: como escolher?

2 – Opções de tratamento para os cabelos cacheados masculinos

Uma boa hidratação a cada 15 dias, ainda que você tenha um couro cabeludo bastante oleoso, é a regra mais básica para homens de cabelo cacheado que querem fios macios e brilhosos.  Mas separei algumas outras dicas para tratamento do cabelo cacheado masculino de acordo com as necessidades dos fios:

2.1 – Para os homens que sofrem com a oleosidade

Para lidar com oleosidade, um tratamento interessante pode ser a argiloterapia, uma hidratação feita a base de argila. O componente traz excelentes benefícios aos fios, uma vez que ele é absorvente de toxinas e impurezas, e possui propriedades cicatrizantes, anti-inflamatórias, purificantes, adstringentes, remineralizantes e antissépticas.

A argila consegue promove a cicatrização e a reconstituição dos tecidos, estimulando a circulação sanguínea e linfática, podendo ser usada no cabelo, rosto e corpo. Converse com uma cabeleireira sobre o tratamento.

2.2 – Para quem sofre com os cabelos sem brilho e maciez

Para lidar com falta de brilho e maciez, você pode fazer uma hidratação caseira extremamente poderosa e simples: misture o soro fisiológico com bepantol em um borrifador. Basta apenas 200 ml de soro e uma tampinha de bepantol para borrifar no comprimento e nas pontas, finalizando em seguida como sempre.

2.3 – Para os cabelos secos

A mistura de abacate com mel é excelente aliada no combate a porosidade e ao ressecamento dos fios. A receita da hidratação também é bastante simples: 3 colheres de abacate bem amassado com 1 colher mel. Caso os cabelos sejam longos a mistura pode ser aumentada, mas sempre mantendo a proporção de 3 colheres para uma de mel.

Para que os resultados sejam potencializados, basta incluir uma colher de máscara para hidratação. Faça o teste de mecha para ver como o seu cabelo reage antes de passar em toda a cabeça.

3 – Finalização dos cabelos cacheados masculino

Cada um tem sua própria forma na hora de realizar a finalização, deixando o cabelo do jeito que costuma gostar, mas alguns fatores funcionam para todos os tipos de cachos:

  • Evite desembaraçar os cabelos cacheados masculino quando eles estão secos. Esse procedimento deve sempre ser realizado com os cabelos ainda úmidos, podendo até mesmo aproveitar o condicionador para realiza-lo.
  • O pente precisa ser de cerdas largas. Você pode, também, utilizar apenas os dedos na hora do penteado.
  • Seque os fios utilizando uma camisa de algodão para retirar o excesso de água apertando com leveza, sem esfregar. Assim você evita frizz. Após isso, basta aplicar o creme para pentear do seu desejo ou gel e modelar o cabelo com as mãos da forma que desejar.
  • Caso deseje que os seus cabelos cacheados masculino fiquem com volume, basta usar um pente garfo, quando o cabelo já estiver seco, levantando a partir da raiz.
  • Retire o brilho e aparência de gel amassando o cabelo com as mãos, para deixá-lo com aspecto mais solto e natural.

3.1 – Técnicas para finalização

Além da água e do creme ou a água com o gel, você pode utilizar diversas outras formas para finalização dos cabelos cacheados masculino. Confira algumas dicas:

  • OG (Óleo + Ge): basta colocar apenas 3 gotas de óleo vegetal nas mãos, espalhando e passando nos cabelos ainda úmidos. Caso o cabelo seja oleoso, aplique apenas nas pontas. Feito isso, basta finalizar com o gel e pronto, aguardar que seque naturalmente ou então secar com auxílio.
  • LOC (líquido+óleo+creme): No método LOC, basta colocar um pouco de água ou soro fisiológico até um pouco mais da metade de um borrifador e acrescentar duas medidas do creme desejados e duas gotas do óleo de sua preferência, podendo ser um óleo encontrado em farmácias e supermercados, borrifando em todo comprimento dos cabelos em uma quantidade que seja suficiente apenas para que ele fique umedecido e vá ajeitando conforme achar necessário.

4 – Inspiração de cabelos cacheados masculinos

E essas foram minhas dicas! Aproveite para deixar nos comentários as suas dúvidas e outras dicas que você tem para compartilhar. 

Leave A Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.