Quer saber mais sobre o Cabelo Afro? Aqui você vai aprender boas práticas para que os seus fios (naturais ou não) cresçam saudáveis, fortes e bonitos.

Cabelo cacheado no inverno: como cuidar?

0 3

Se você tem cabelo cacheado assim como eu, já deve saber que os cuidados com os cachos precisam ser redobrados durante o inverno. É que os nossos fios tem uma tendência maior ao ressecamento, e o tratamento deles é o que vai garantir que os cachos se mantenham saudáveis durante as épocas mais frias.

Antes de continuar, preciso dizer que eu amo o inverno: aqui no sul o friozinho permite looks mais elaborados, salto alto a qualquer momento e maquiagem que não vai escorrer por conta do calor. Mas eu sei que esse mesmo friozinho que eu tanto amo pode ser um vilão para os nossos cachos.

As mulheres com cabelos cacheados que também vivem em regiões mais frias nessa época, como as regiões serranas ou aqui no sul do país, sem dúvidas sabem do que falo, não é mesmo? É só começar a bater um ventinho que o nosso cabelo simplesmente começa a ficar muito ressecado, com uma textura áspera e sem definição, além do volume que acaba dobrando.

Mas calma, meus anos vivendo em uma das regiões mais frias do Brasil me deram autoridade suficiente para compartilhar os melhores cuidados com cabelos cacheados durante o inverno. As dicas que trarei aqui vão desde a lavagem até a hidratação, para que os seus fios fiquem sempre lindos e saudáveis.

Cuidados essenciais para os cabelos cacheados durante o inverno

Eu sei, é duro de admitir, mas mulheres com cabelos cacheados possuem uma tendência a fios mais ressecados. Os cabelos mais crespos da tabela de cachos possuem fios opacos e ressecados, pois a distribuição adequada da oleosidade natural do couro cabeludo não ocorre de forma homogênea para o restante dos fios.

Além disso, os cabelos cacheados possuem mais volume que os fios lisos, e precisam ser penteados com técnicas específicas para que não percam a definição dos cachos.

Portanto, para que os cachos fiquem lindos e saudáveis durante todo inverno, é preciso ter muito mais cuidados do que em dias normais do ano.  Já começo com a primeira dica: que você mantenha os cachos sempre limpos e hidratados.

Caso você não deseje enfrentar os problemas proporcionados pelo inverno aos cabelos cacheados, confira mais truques e cuidados para essa época do ano:

1 – Intercale os dias de lavagem

Com o tempo frio do outono ou do inverno, lavar os cabelos todos os dias pode acabar fazendo com que os fios fiquem ressecados de forma mais fácil, seja por causa da água quente ou do tempo seco.

Água fria poderia ser uma boa aliada, mas, ninguém aguenta um banho gelado nessa época, não é mesmo?

Então, uma atitude simples que ajuda nesse caso é intercalar os dias em que o cabelo será lavado, e se possível, lavar o cabelo com utilizando a técnica pré-poo, que é um tratamento bem rápido e pode ser feito dentro do box. Esse tratamento rápido a proteção aos cachos dos sulfatos do shampoos para cabelos cacheados e também permitirá que os fios fiquem bem limpos.

O pré-poo: Em uma tradução não literal, pré-poo significa “antes do shampoo”, e na prática são aqueles tratamentos que você pode fazer antes de aplicar shampoo no cabelo. O pré-shampoo pode ser feito com máscaras, com o condicionador ou com óleos. Tudo vai depender do que você acredita ser mais adequado ao seu tipo de fio.

Caso opte pelo uso do óleo vegetal, basta realizar uma rápida umectação, deixando ele por cerca de 15 minutos nos fios. Os óleos são bastante eficazes na reposição dos nutrientes.  Se você preferir usar máscaras, basta aplicar uma quantidade generosa do creme nos cabelos e também deixar por 15 minutinhos na cabeça antes de lavar o cabelo normalmente.

2 – Prefira shampoo sem sal e use bastante condicionador

Se você puder optar por shampoos que não possuam sal em sua composição, essa é a hora. Os produtos sem sal são menos agressivos aos fios ressecados e sensíveis, como os nossos cabelos cacheados. 

Além disso, pode usar e abusar do condicionador sem medo nos dias frios, pois ele será essencial para manter as cutículas fechadas após a realização da hidratação. Acho até que já falei disso em outras postagens.

3 – Reforce o número de hidratações

A hidratação é um item essencial na rotina de uma mulher com cabelos cacheados, e no inverno, essa atitude deve ser reforçada.

A hidratação é o que garante que a água perdida para o ambiente seja reposta nos fios, resultando em cabelos com muito mais movimento e maciez. 

Aproveite a época mais fria do ano para selar os fios cacheados depois do banho com algum óleo essencial. Eles auxiliam no crescimento, e aumentam a proteção do cabelo. Minha dica pessoal é que você utilize o óleo de Argan para esses casos. Você ainda tem a opção de misturar o produto com usa máscara concentrada, para que os efeitos da hidratação possam ser potencializados, fazendo com que os cabelos fiquem saudáveis e brilhosos por um longo período de tempo.

4  – Sele as pontas sempre que possível

Para a finalização do seu cabelo cacheado no inverno, utilize um creme para pentear ou algum produto que você goste e lembre-se de selar as pontas do fio. Eu gosto bastante do óleo de argan, mas você também pode utilizar óleos vegetais, como o óleo de rícino, de uva ou de abacate, por exemplo.

5 – Não saia de casa com os cabelos molhados

Eu amo as rotinas de wash and go, mas eu sei que nos dias mais frios é importante sair de casa com os cabelos secos. Se possível, evite sair de casa com os cabelos molhados ou ainda úmidos, pois além de acabar correndo risco de pegar um resfriado, a atitude pode deixar seus cachos ficarão muito frágeis.

Os fatores externos (poeira, vento, atrito com roupas) quando aliados à baixa temperatura do inverno podem fazer com que os fios do seu cabelo cachados fiquem quebradiços.

Então, fica a dica: lavou o cabelo? Utilize um secador ou um difusor para secar os cabelos. Mas, é importante ressaltar que a temperatura muito quente também poderá causar danos aos seus cabelos. Por essa razão, utilize um jato morno no secador, sempre alternando com o frio, pois assim você conseguirá proteger os fios e reduzir o frizz.

6 – Evite  Caspa com atitudes simples

Sem dúvidas a caspa é algo que incomoda muito, e durante o inverno pode acabar afetando muitas pessoas. O banho quente, você sabe como é, né?

Para evitar os excessos com a caspa nos cabelos cacheados durante o inverno é essencial ter alguns cuidados, como:

  • Jamais lave seus cabelos cacheados com água muito quente;
  • Não utilize condicionadores, máscaras ou finalizadores no couro cabeludo; Aplique somente na extensão dos fios;
  • Dê preferência aos finalizadores mais leves;
  • Procure por um dermatologista caso a caspa não desapareça para que ele possa te indicar os produtos ideais para reduzir o problema. Mesmo que os shampoos anticaspa possam resolver, existem casos necessitam de tratamentos com medicamentos.

No final das contas, as atitudes são simples. Minhas dicas finais são que você evite a água quente e o secador sem necessidade, pois pode acabar ressecando ainda mais os cabelos durante o inverno. Além disso, faça uma boa hidratação em casa ao menos duas vezes por semana e pelo menos uma vez ao mês no salão.

E é isso. Gostou das dicas? Tem alguma outra para compartilhar? Conta pra mim nos comentários.

Leave A Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.