Quer saber mais sobre o Cabelo Afro? Aqui você vai aprender boas práticas para que os seus fios (naturais ou não) cresçam saudáveis, fortes e bonitos.

Cabelo crespo ressecado? Tenho 6 dicas para consertá-lo!

0 383

Aqui no blog sempre me perguntam “Stephanie, meu cabelo anda muito seco, o que posso fazer?”. Bom, antes de passar qualquer dica, eu preciso te lembrar que muitas podem ser as causas para um cabelo crespo ressecado. Aliás, o cabelo afro já tem uma tendência a ser um pouco mais seco que os demais tipos de cabelo, por conta do padrão de ondas. Por conta dos cachos, fica mais difícil a oleosidade natural do cabelo percorrer todo o nosso fio até as pontas.

Mas isso não que dizer que por que o seu cabelo é crespo que necessariamente ele será muito ressecado. Aliás, se o seu cabelo parece mais ressecado que o normal, você pode hidratá-lo e tomar algumas medidas para que ele fique um pouco mais macio e sedoso.

Afinal, como tratar o ressecamento fio cacheado?

 

Bom, separei algumas dicas para quem sofre com o ressecamento dos fios cacheados. Vale lembrar que todas essas atitudes não vão consertar o seu cabelo do dia para a noite. Mas com paciência, o seu cabelo vai ficar bem mais maleável. Você pode aplicar uma ou mesmo todas ao seu cronograma capilar. Depois, volta para me contar os resultados.

Mas vamos às dicas?

1 – Evite modeladores de calor

Eu já falei inúmeras vezes por aqui sobre o quanto o calor é prejudicial para o nosso fio de cabelo. Por isso, muito secador, chapinha ou baby liss pode ser um dos causadores dos fios ressecados que andam por aí em sua cabeça.

Se você usa qualquer um desses acessórios diariamente para estilizar o seu cabelo, considere dar uma pausa. Diminua o uso, experimente outras alternativas para lidar com o cabelo e perceba o que seus fios ficarão mais hidratados com essa simples atitude.

02 – Evite abusar de pinturas

As tintas de cabelo mais modernas vêm com hidratantes para a pós aplicação. No entanto, mesmo assim, as pinturas podem ser um fator que condiciona o ressecamento do cabelo crespo – especialmente quando é preciso descolorir o fio. Se você gosta de mudar a cor do cabelo, considere utilizar tonalizantes, que costumam ser mais gentis com os fios.

No caso de pinturas, procure tons que não variam muito do tom natural do seu cabelo. Eu sei que é chato se limitar tanto assim, mas é que quanto mais você precisar descolorir o cabelo, mais ressecado ele corre o risco de ficar.

3 – Use penteados de proteção

Eu sou fã e adepta de penteados de proteção porque sei o quanto eles são incríveis para a saúde dos nossos fios de cabelo. É que quando você usa o cabelo solto, ele entra em atrito com roupas, chapéis, e por aí vai. Além disso, o fio fica em contato direto com a poluição do ar, e com os raios UV do sol. Isso tudo faz com que o seu cabelo fique mais frágil, podendo ressecar e em alguns casos, quebrar e cair.

Quando o cabelo está preso em penteados de proteção, ele não fica sujeito a estes fatores externos. Portanto, sempre que puder, use tranças, coques, e outros penteados que possam manter o seu cabelo protegido para evitar o ressecamento.

4 – Proteja os seus fios à noite

Além de usar penteados de proteção durante o dia, outra dica essencial para evitar cabelos ressecados é usar proteção também à noite. Como? Bom, usando e abusando de travesseiros com fronhas de seda ou cetim, ou usando lenços de cetim ou seda ao dormir. É que o nosso fio de cabelo desliza de uma maneira mais gentil em fronhas de seda, diferente do que acontece quando o tecido é algodão ou algum outro tecido mais grosso. Aliás, é sempre bom lembrar que o algodão suga a hidratação do seu cabelo, ou seja, causando ressecamento nos fios.

5 – Prefira a co-lavagem

O cabelo crespo não necessita da lavagem com shampoo diariamente. Entretanto, se você gosta de lavar o cabelo todos os dias, você pode fazer isso usando condicionador. As co-lavagens entre uma lavagem com shampoo e outra são excelentes alternativas para manter o scalpo limpo sem ressecar os fios. Mas lembre-se sempre de exaguar bem o condicionador do couro cabeludo para evitar acumulo do produto.

6 – Faça hidratações profundas

A última dica, porém não menos importante é a que provavelmente você está cansada de ouvir: hidrate o seu cabelo. É que quando você hidrata regularmente o seu cabelo, você restaura as condições de saúde do seu fio, fazendo com que o ressecamento diminua. No caso de um cabelo excessivamente seco, eu recomendo até mesmo uma ou duas hidratações profundas por semana.

O melhor é que a hidratação caseira não tem muito segredo: depois de lavar o cabelo com shampoo e condicionador, coloque um creme hidratante em toda a extensão do fio, cubra com uma touca térmica (ou sacola plástica), e relaxe por alguns minutos. Depois, lave o cabelo normalmente, tirando todo o produto.

 

E essas são minhas dicas. Você provavelmente já ouviu essas dicas antes, mas se veio aqui como o cabelo ressecado é porque não as tem seguido. Então, é hora de organizar o seu cronograma de cuidados com o cabelo e praticar boas atitudes em relação ao seu fio crespo. Tenho certeza que seguindo tudo certinho, seu cabelo crespo vai deixar de ser ressecado!

E é isso. Gostou das dicas? Tem alguma outra para compartilhar? Deixa aqui nos comentários que eu adoro ler o que vocês escrevem!

Leave A Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.