Quer saber mais sobre o Cabelo Afro? Aqui você vai aprender boas práticas para que os seus fios (naturais ou não) cresçam saudáveis, fortes e bonitos.

Cabelo embaraçado: como evitar?

0 144

Na maioria das vezes, o cabelo embaraçado é causado pelo ressecamento dos fios. Embora não exista exatamente uma fórmula mágica para evitar que os cabelos se embaracem, alguns truques podem evitar esse problema.

Antes de mais nada é válido ressaltar que cabelo afros, crespos e cacheados têm uma tendência maior a se embaraçar porque tendem a ser mais ressecados do que os demais fios da tabela de tipos de cabelos.  De qualquer forma, atitudes simples em uma rotina de cuidados com o cabelo evitam que os cabelos naturais embaracem muito rápido.

Por que os cabelos ficam embaraçados?

Muitas podem ser as causas por trás de um cabelo que se embola ou embaraça com facilidade:

  • Sinais de ressecamento excessivo;
  • Tipo e textura dos fios (cabelos finos embaraçam com mais facilidade);
  • Desordens hormonais (em alguns casos, a mudança hormonal pode causar queda e mudança na textura dos fios, gerando o embaraço);
  • doenças raras (como a síndrome de Netherton e a síndrome dos cabelos impenteáveis, que geram casos mais severos de embaraçamento dos fios).

Como evitar que os cabelos fiquem embaraçados?

Para evitar que o cabelo se embole com facilidade, algumas atitudes podem ajudar:

1 – Hidrate o cabelo

Condicionar e hidratar o seu cabelo diminuem (e muito!) as chances de que os fios se embaracem o tempo todo. É que o cabelo ressecado vai ser sempre mais propício a nós e quebra.

Portanto, lembre-se de condicionar o cabelo durante o banho, e faça hidratações profundas de maneira periódica. Aliás, muitas são as maneiras disponíveis para a hidratação do cabelo, por isso, experimente para entender qual tratamento vai fazer que com seus fios reajam melhor.

Além disso, tenha sempre em mãos um bom produto leave-in para o uso diário. A dica para quem tem cabelos oleosos é condicionar apenas as extremidades do fio, e não o couro cabeludo!

Leia também: Qual a importância da hidratação para o seu cabelo?

2 – Durma com fronhas de seda

Ter fronhas de seda é excelente porque elas são gostosas de dormir e ainda ótimas para o cabelo. Cubra o seu travisseiro com fronhas de seda para manter o seu cabelo macio enquanto dorme. Se você não tem, uma solução simples é usar lenços de seda no cabelo, ou colocá-los sobre o travesseiro. O algodão e o o poliester absorvem o óleo natural do cabelo, deixando-o desidratado, e agridem o cabelo porque o atrito entre o fio e a fronha faz com que o seu cabelo se parta. Além disso, por vezes o fio fica preso no algodão ou no poliester, criando nós.

3 – Enxague o cabelo com água fria

A água não precisa estar congelando, pode ser fresquinha, viu? A água fria fecha as cutículas do cabelo para que ele permaceça macio e brilhoso, o que vai facilitar o manuseio, o penteado, e vi te auxiliar a mantê-lo sem embaraços durante o seu dia.

4 – Utilize cremes para pentear

No mercado existem uma variedade de produtos para pentear e para desembaraçar, que são perfeitos para a hora do desembaraçamento. Desde sprays, a cremes, pomadas e gels: algum vai combinar com o seu tipo de cabelo. Entretanto, se você não quer investir em algo do tipo, você pode fazer o seguinte: pegue uma colher de algum dos seus condicionadores e coloque em uma garrafinha de água. Preencha o resto da garrafa, misture bem e pronto: você acabou de criar seu creme para pentear DIY.

5 – Observe o modo como você lava seu cabelo

O jeito como você lava e seca o seu cabelo também influencia em quanto ele vai se embaraçar. Ao lavar o cabelo, faça com ele dividido e seções e use o shampoo apenas no couro cabeludo. O enxague dará conta de limpar o resto do fio. Não bagunce ou crie aquele bolo de fios, sabe?, ao lavá-lo, porque isso cria nós no fio. Apenas exprema o cabelo com cautela e  tá tudo certo.

6 – Evite alcool.

Não é parar de beber, essencialmente. O que você deve evitar são produtos com alcool em seus ingredientes. O alcool danifica o cabelo, e o ressecamento que ele provoca pode auxiliar o processo de criação de nós nos fios. Se você puder escolher, prefira produtos naturais.

Para que o nosso cabelo não se embarace tão facilmente, não é tão difícil assim. É só ter paciência e cuidados enquanto o manuseamos.

E vocês, têm alguma outra dica para compartilhar? Conta nos comentários!

Leia também:

Leave A Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.