Quer saber mais sobre o Cabelo Afro? Aqui você vai aprender boas práticas para que os seus fios (naturais ou não) cresçam saudáveis, fortes e bonitos.

Cabelos alisados: como cuidar?

0 537

Então, você tem acabou de sair do salão de beleza depois de um tratamento para alisamento dos fios, e está batendo o cabelo por aí com fios maleáveis e brilhosos. Ao mesmo tempo, você já começa a se perguntar como cuidar do cabelo alisado, afinal, ele é mais propenso a quebras e danos.

Embora nos últimos anos, mais e mais meninas assumiram o crespo natural, eu sei que por aí ainda há muita gente que prefira um cabelo alisado. E se você é uma dessas pessoas, saiba que não existe problema nenhum em alisar o cabelo, mas é importante manter uma rotina de cuidados já que um cabelo com químicas tende a ser mais fraco que os naturais.

Como cuidar dos cabelos alisados?

Quando você faz um alisamento, os cuidados começam assim que você sai do cabeleireiro. É preciso estar atento ao manuseio, à lavagem, e até mesmo ao penteado. Para ajudar você, resolvi dar algumas dicas essenciais para o trato dos seus fios.

1 – Cuidado na hora da lavagem

Na hora de lavar o cabelo, prefira shampoos livres de sulfatos, já que os sulfatos são detergentes que ressecam o cabelo e o couro cabeludo. É importante lembrar que no processo de alisamento, qualquer que seja a técnica, o fio do cabelo tem a sua estrutura modificada, perdendo a capacidade de reter a hidratação. Se você usa um shampoo com sulfato, você corre o risco de deixar o seu cabelo ainda mais ressecado.

2 – Faça tratamentos com Proteína

A maioria dos alisantes (ou mesmo relaxantes) trabalham quebrando as ligações químicas nos cabelos que convertem a cistina na cisteína. Em outras palavras, as proteínas que formam o fio são desligadas uma da outra, deixando o cabelo frágil e passível de quebra.

Nessa fase, você precisa dar ao seu cabelo uma parte da força que acabou de perder. Para isso, você precisa repor a proteína perdida.

Busque tratamentos e cremes que tenham proteínas leves, já que muita proteína também pode acabar quebrando o cabelo em seu estado já frágil. Os cremes voltados para cabelos alisados costumam ter proteínas leves em sua composição.

3 – Faça hidratações periódicas

Para prevenir a quebra, a receita é balancear os tratamentos de proteína com os tratamentos de hidratação. Portanto, tenha um cronograma capilar que intercale hidratações profundas e uso de proteínas para restauração.

Na hora da hidratação, use toucas térmicas e deixe o produto agir de acordo com o tempo indicado na embalagem. Faça isso uma vez por semana ou a cada 15 dias. Além disso, escolha hidratantes à base de água. A água é a melhor fonte de umidade para o cabelo. Evite os cremes hidratantes que contenham óleo mineral.

4 – Dicas para a Selagem

Antes de mais nada, é importante esclarecer alguns fatos sobre a selagem: ela não é escova progressiva ou alisamento. Na verdade, a selagem é um tratamento redutor de volume voltado a corrigir fios que estão secos, quebradiços e espigados. A selagem é o que vai manter em seus fios toda a hidratação aplicada nele.

Na hora de selar os fios, prefira óleos leves como óleo de coco ou óleo de jojoba. O tratamento repõe a massa, deixando os fios mais pesados e disciplinados.

5 – Cuidado na hora de estilizar

Como seu cabelo acabou de passar por um tratamento químico severo, eu sugiro que você limite o uso de secadores e chapinhas, para evitar danos referentes ao uso do calor nos fios. E na hora de utilizar esses aparelhos, lembre-se de utilizar protetor térmico.

Eu já tive o cabelo alisado por muito tempo, e sei que os cuidados são essenciais para que eles não quebrem ou formem pontas duplas. Os conselhos desse post funcionavam pra mim, e continuam funcionando para os meus amigos que ainda alisam o cabelo. O ideal é que você siga essa lista de dicas adequando o que funciona ou não para você.

Inspirações para cabelos alisados

Tem alguma outra dica para cabelos alisados? Deixe o seu comentário! 

Leia também:

Leave A Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.