Quer saber mais sobre o Cabelo Afro? Aqui você vai aprender boas práticas para que os seus fios (naturais ou não) cresçam saudáveis, fortes e bonitos.

Cabelos em transição

0 73

Neste post, você encontrará diversas dicas para cabelos em transição, afinal, é uma fase muito importante e uma nova experiência que necessita de auxílios para poder enfrentar.

Cabelos em transição, e agora?

A transição capilar é um período em que você deixa de utilizar químicas alisantes no seu cabelo para dar lugar ao crescimento do fio com textura natural, podendo variar entre ondulado, cacheado e crespo.

Esse período é chamado de transição pois o cabelo apresenta duas texturas ao mesmo tempo, a quimicamente alisada e a natural que está surgindo aos poucos. Dessa forma, é preciso ter cuidados redobrados pois neste período, o cabelo se torna mais frágil e quebradiço.

Neste post, você encontrará diversas dicas para cabelos em transição, afinal, é uma fase muito importante e uma nova experiência que necessita de auxílios para poder enfrentar.

Motivos e princípios – Cabelos em transição

Já ouvi muitos relatos de pessoas que usam cabelo quimicamente tratados se sentem excluídas ou menosprezadas por não aderirem ao cabelo natural e se sentem obrigadas a entrar na transição. Se você se sente parte deste grupo, eu insisto, não entre na transição.

1 – Por que entrar na transição?

Primeiramente, escolher entrar na transição capilar é uma escolha que deve partir de você e de mais ninguém. É um período que deve ser extremamente gostoso, de diversas descobertas, não algo pressionado. Afinal, a transição capilar é uma maneira de se libertar das químicas e do padrão de beleza imposto pela sociedade. Se você quer entrar na transição para ter aqueles cachinhos perfeitos também não aconselho a fazer, a “ditadura” dos cachos perfeitos chega a ser pior tanto quanto da imposição dos cabelos lisos.

Só entre na transição capilar se você deseja se aceitar como você realmente é, não para aderir uma causa que não seja sua. Se você se sente bem com o cabelo alisado, tudo bem, o importante é se feliz consigo mesmo.

Fuja dos mitos – Cabelos em transição

A transição capilar é um período de muita inocência quando o assunto é novos cuidados com os novos fios, e muitas das vezes somos enganados facilmente com ofertas e informações levantadas que podem não ser tão honestas.

1 – Química que tira química?

Isso é a maior mentira existente entre o comércio de salão de beleza. Não existe química nenhuma capaz de retirar uma outra química.

Quando aplicamos química no cabelo, estamos fazendo um procedimento que mude completamente a estrutura original do fio. Essa suposta química que retira a química só irá dar uma nova estrutura para o fio (de forma alguma é a natural), fragilizando mais ainda o fio deixando-o desidratado, quebradiço e opaco.

2 – Shampoo anti resíduo tira a química?

Esse é um dos mitos que eu mais ouço frequentemente, e um dos mais prejudiciais para quem é desinformado. O shampoo anti resíduo JAMAIS retirará química do cabelo, a função dele é limpar efetivamente o fio, retirando qualquer resíduo de produtos como pomadas, gelatinas ou cremes de pentear, e não retirar química.

Utilizar esse shampoo com essa intenção é uma grande besteira, além disso, é extremamente prejudicial, pois a limpeza profundo retira a oleosidade natural do fio, deixando-o sem vida, sem brilho, desnutrido, opaco e áspero.

Penteados – Cabelos em transição

A transição capilar exige muita criatividade, afinal, é um período de descobertas que nunca estamos satisfeitos com a finalização do cabelo, ou seja, devemos usar opções que sejam ao nosso favor.

1 – Tranças

Para quem deseja ter uma transição capilar mais discreta, as tranças são uma grande aposta, afinal, o cabelo irá ficar escondidinho e você pode fazer diversas manutenções até o fio atingir um comprimento que você estiver a vontade para expor os fios naturais.

2 – Acessórios

Apostar em acessórios como tiaras, bandanas e o de mais poder de resistência e empoderamento, o turbante, são métodos extremamente eficazes para deixar a transição muito mais estilosa, afinal, é um período que nada fica bom.

3 – Penteados

Aposte em penteados fáceis e charmosos para enfrentar este momento, como coques mais trabalhados, tranças que dê para fazer diariamente, rabos de cavalo diferenciados e muitas outras opções.

Não quero o bigchop – Cabelos em transição

A transição possui um grande desafio, e ele se chama bigchop, ou seja, um grande corte que irá extrair de vez toda a química presente no cabelo, deixando apenas os fios naturais.

1 – Como evitar o bigchop?

Evitar o bigchop é necessário manter uma rotina de cuidados intensa com o cabelo para que ele cresça aceleradamente, evitando que o corte seja tão preciso, fazendo com que você corte somente aos poucos, até que ele esteja totalmente natural e não seja um corte com grande impacto e precisão.

Cronograma Capilar – Cabelos em transição

Cuidar de um cabelo exige uma rotina, ou seja, você não vai conseguir manter cuidados de sem estabelecer um cronograma capilar. Ter um cronograma capilar durante a transição é essencial, afinal, é um período em que o cabelo se encontra fragilizado, e manter um rotina de cuidados fará com que ele já cresça forte e saudável.

1 – O que é?

O cronograma capilar é uma rotina de cuidados que você tem com os seus cabelos, com a finalidade de recuperar a vida dos fios. O método considera as particularidades de cada caso de forma completa, por isso é tão eficiente.

O cronograma consegue repor água, nutrientes, lipídios e proteínas que os cabelos perdem diariamente.Saiba aprofundadamente o que é um cronograma capilar.

Até a próxima!

Fico feliz que você tenha escolhido entrar em transição, e espero que as dicas listadas neste post sejam de extrema importância nessa sua nova trajetória!

Fique por dentro dos textos desse blog, afinal, são dicas valiosas para manter um cabelo sempre sedoso e hidratado.

Leave A Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.