Quer saber mais sobre o Cabelo Afro? Aqui você vai aprender boas práticas para que os seus fios (naturais ou não) cresçam saudáveis, fortes e bonitos.

Como acabar com as pontas duplas por completo?

1 40

Apesar de serem bem comuns, eu sei que as pontas duplas são um dilema na vida de quem busca um cabelo mais saudável. Acho até que é por isso que vez ou outra  vem alguém aqui no blog me perguntar sobre como acabar com as pontas duplas, ou ressecadas. A dúvida aparece especialmente para pessoas com cabelos crespos, já que não queremos ter a necessidade de aparar os fios de cabelo.

Você deve saber que as pontas são a parte mais velha do seu fio de cabelo, e por conta disso, elas precisam de um cuidado especial – até porque, se você não tomar cuidado, a divisão do fio pode aumentar, partindo muito acima do fio, e danificando ainda mais do que apenas as pontas do fio.

Como eliminar pontas duplas?

As causas mais comuns para o problema são três: excesso de calor, falta de hidratação, ou desgaste por conta do tempo (aquela história da ponta ser a parte mais velha do fio, lembra?). Em resumo, todos esses fatores fazem com que o fio fique mais poroso, e esta porosidade faz com que as escamas se rasguem nas extremidades do fio, criando pontas duplas no cabelo.

A maneira certa de “acabar” definitivamente as pontas duplas é aparando o cabelo.

Mas calma! Eu sei que você provavelmente não quer fazer isso. Até porque, de nada adianta cortar as pontas se depois do corte você não vai tratar os fios corretamente.

Eu sofria muito com as pontas duplas, especialmente quando o meu cabelo era relaxado. Hoje, graças a alguns cuidados, não tenho mais este problema. É por isso que vou compartilhar com vocês o que fiz para acabar com as pontas duplas. Confere:

1 – Use produtos específicos para as pontas e sele o cabelo sempre que possível

Várias marcas possuem “óleos para as pontas do cabelo” e, apesar de não fazerem milagres, eles podem ajudar a acabar com o problema das pontas duplas.

Esses óleos costumam ser um poucos pesados, então, tenha o cuidado de aplicar poucas quantidades e até entender como o seu cabelo reage.

2 – Lide com o seu cabelo molhado e use cremes para pentear

Tente não manipular o seu cabelo enquanto ele estiver seco. É que quanto mais você penteá-lo seco, o atrito vai ser maior, e então, você pode acabar “desgastando” os fios e aumentando a probabilidade do surgimento de pontas duplas. Prefira pentear o cabelo depois de lavá-lo com shampoo e condicionador, aplicando alguma loção para pentear em toda a extensão do fio.

3 – Use penteados de proteção

Qualquer que seja o problema, eu vou dar sempre essa dica que funciona muito bem pra mim. Use tranças, coques, ou outros penteados protetores. Você pode aplicar alguma boa pomada nesses penteados, tendo certeza de que o produto vai estar em toda a extensão do seu fio do cabelo.

4 – Use protetores térmicos

Há quem pense que por não usar chapinha ou babyliss, não precisa usar protetor térmico. Na verdade, o protetor também serve para as horas em que você vai usar secador de cabelo. Então aplique um protetor térmico antes de da escova ou chapinha para evitar que o calor agrida o seu cabelo, e que os fios fiquem ainda mais danificados.

5 – Penteie do jeito certo e com cuidado

Escolha o tipo certo de escova ou pente, trabalhe com o seu cabelo dividido em pequenas partes para facilitar o manuseio e penteie os fios com cuidado. Tenha cuidado pra evitar pentes de plástico que podem quebrar trazendo parte do seu cabelo junto.

E lembre-se: desembarace o cabelo das pontas até a raiz, penteando cuidadosamente as pontas e subindo aos poucos para o meio até a raiz do cabelo.

Leia também: Como desembaraçar cabelo crespo ou cacheado

6 – Cuidado ao secar o cabelo com toalha

Não esfregue a toalha em seu cabelo em todas as direções! É que com as pontas vulneráveis, você força o fio a ir em direções que não são naturais a ele, podendo gerar nós e quebras. Ao invés disso, enrole a toalha em toda a sua cabeça e de maneira gentil, vá apertando a toalha para que ela absorva toda a umidade.

7 – Previna-se

A melhor maneira de não ter que se preocupar em como acabar com as pontas duplas é se prevenindo para que elas nem apareçam.

  • Hidrate regularmente
  • Evite usar chapinhas, secadores e babyliss
  • Evite tratamentos químicos
  • Faça cortes regularmente

8 – Apare as pontas do cabelo regularmente

Eu sei, essa é provavelmente a última coisa que você gostaria de ouvir no momento. Mas você precisa saber que é preferível aparar as pontas do que vê-las se partindo por conta do ressecamento e das quebras. Mas o corte necessário e é uma medida temporária. Você vai ter que tratar o cabelo para que elas não voltem.

E acho que é isso. Siga essas dicas que eu tenho certeza que você vai dar adeus às pontas duplas! Depois me conta se funcionou com você também!

Tem mais alguma dica ou dúvida? Deixa nos comentários!

1 Comment
  1. ananias prado de araujo says

    Qual o creme ideal para cabelos com progressiva?

Leave A Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.