Quer saber mais sobre o Cabelo Afro? Aqui você vai aprender boas práticas para que os seus fios (naturais ou não) cresçam saudáveis, fortes e bonitos.

Como adotar uma criança

0 12

Nos dias de hoje é comum com alguns casais não conseguem ter um filho de maneira tradicional por isso recorrem ao método mais nobre possível nesse tipo de situação a adoção, mas como adotar uma criança? quais os meios que os pais que querem recorrer a esse tipo de procedimento tem que passar? neste artigo tentaremos esclarecer algumas dúvidas que a maioria das pessoas tem sobre esse assunto para que você que quer adotar uma criança esteja um pouco por dentro do assunto.

Em meio a tanta injustiça, abandono e maus tratos por pais genéticos existem os que querem ser pais adotivos, nem sempre é fácil conseguir uma criança por meio de adoção, existe uma burocracia que deixa esse processo maçante para os futuros pais que querem dar uma família para crianças que foram abandonadas pelos seus pais.

O que é adoção de crianças e adolescentes?

Como adotar uma criança
Como adotar uma criança

É a criação de um vínculo afetivo que permanecerá por toda a vida, com uma criança ou adolescente. Apesar da ausência do laço genético, o futuro filho será inserido no seio familiar e receberá todo o afeto da família.

Legalmente, é um procedimento pelo qual alguém estabelece um vínculo de filiação com uma criança ou adolescente, de modo definitivo.

A adoção é regulamentada pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e prioriza as necessidades e os interesses da criança ou adolescente. Isso porque ela é uma alternativa de proteção a esses jovens nos casos de alienação parental, por exemplo.

Sua função é garantir, além de outras coisas, o direito à convivência familiar e comunitária. É importante destacar que nossa Constituição não faz distinção entre filhos adotivos e de sangue, providos ou não da relação do casamento. Todos devem ser destinatários do amparo e do afeto familiar para que se desenvolvam da melhor forma possível.

Procedimento para adotar uma criança no Brasil

Como adotar uma criança
Como adotar uma criança

Para adotar uma criança no Brasil, é preciso seguir os passos do processo de adoção estabelecidos por lei. Quando uma pessoa registra como sua filha biológica uma criança, sem que ela tenha sido concebida como tal, pratica uma ilegalidade.
Existem muitas dificuldades na hora de adotar uma criança nesses casos, uma vez que a mãe biológica tem o direito de reaver a criança se não tiver consentido legalmente a adoção ou se não tiver sido destituída do poder familiar.

Quase sempre a adoção é um processo complicado, é muito importante seguir os passos que citamos abaixo para que a criança possa desfrutar de todos os benefícios sem preocupação ao ser adotada.

  • Estar habilitado para receber essa criança em sua casa
  • Prestar contas com a vara da infância e da juventude
  • Conseguir uma petição judicial
  • Ser entrevistado regularmente por uma agente da vara da infância e juventude
  • Inclusão no Cadastro Nacional de Adoção (CNA)
  • Passar pela fase de aproximação com a criança que será adotada
  • Passar por um estágio de convivência e adaptação com ela
  • Dentre outros processos

Não é muito simples adotar uma criança mas é um gesto imenso de amor e quem resolver recorrer a isso certamente dará muito amor e carinho a criança ou adolescente escolhido mostrando que nem sempre pais são aqueles que fazem mas sim aqueles que criam.

Quero aprender mais!

Se você gostou de aprender um pouco com nossas dicas e quer aprender ainda mais, não perca a chance de ler também nosso artigo sobre: como tirar cravo do nariz.

Leave A Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.