Quer saber mais sobre o Cabelo Afro? Aqui você vai aprender boas práticas para que os seus fios (naturais ou não) cresçam saudáveis, fortes e bonitos.

Como cuidar de cabelos cacheados

0 5

Neste post, você encontrará diversas dicas de como cuidar de cabelos cacheados, afinal, é uma textura que merece atenção e cuidados dobrados.

Como cuidar de cabelos cacheados

Quem pensa que manter um cabelo cacheado é mais fácil do que manter um cabelo liso está muito equivocado. A manutenção para obter um cabelo sedoso é tão precisa quanto de um cabelo liso.

Neste post, você encontrará diversas dicas de como cuidar de cabelos cacheados, afinal, é uma textura que merece atenção e cuidados dobrados.

Cronograma Capilar – Como cuidar de cabelos cacheados

Cuidar de um cabelo exige uma rotina, ou seja, você não vai conseguir manter cuidados de sem estabelecer um cronograma capilar.

1 – O que é?

O cronograma capilar é uma rotina de cuidados que você tem com os seus cabelos, com a finalidade de recuperar a vida dos fios. O método considera as particularidades de cada caso de forma completa, por isso é tão eficiente.

O cronograma consegue repor água, nutrientes, lipídios e proteínas que os cabelos perdem diariamente.Saiba aprofundadamente o que é um cronograma capilar.

Mantenha um corte – Como cuidar de cabelos cacheados

Deixar o cabelo crescer não necessariamente significa deixar de cortar, afinal, um corte mantem um aspecto saudável para o fio.

1 – Por que cortar?

Para ter um cabelo comprido ou até mesmo só deixar crescer, cheio de vida e cachos saudáveis é necessário manter um corte sempre em dia para expelir as pontas mais prejudicadas.

Isso faz com que os cabelos tenham mais força para crescer bonitos, saudáveis e com cachos bem definidos!

1 – Invista em um corte

Cortes de cabelo têm “validade” sim, ou seja, é necessário manter uma manutenção constante. Para manter os fios brilhoso, além de tratar, apare pelo menos a cada três semanas, para manter o estilo. Com certeza, essa pequena atitude irá manter a saúde do fio.

Hora do sono – Como cuidar de cabelos cacheados

É necessário manter uma rotina de cuidados com os cabelos cacheados inclusive na hora de dormir.

1 – É possível manter um cacho definido após dormir?

Para mantê-los bonitos e definidos por mais tempo você pode optar por dormir com uma touca de cetim ou uma fronha de travesseiro do mesmo tecido.

2 – Por que o cetim?

Enquanto o algodão gera atrito com os cabelos, desmanchando os cachos e provocando frizz, o cetim deixa os fios deslizarem mais suavemente. O resultado são cabelos mais alinhados e bonitos na manhã seguinte!

Evite água quente – Como cuidar de cabelos cacheados

Para manter cuidados com os cabelos cacheados é necessário evitar ou banir a água quente da sua rotina quando for lavar os fios.

1 – Por que evitar água quente

A água quente acelera o ressecamento dos cabelos, e ninguém quer cachos ressecados, opacos e sem vida, não é verdade?

Para evitar que isso aconteça, sempre lave os cabelos com água morna ou fria! Escolher a temperatura certa durante o banho pode dar mais brilho aos fios.

Além disso, tomar banho com a água em temperatura extremamente elevado resseca o couro cabeludo, ocasionando com que o nosso organismo produza mais oleosidade para proteger a pele, o que piora a situação da caspa.

2 – Água quente X Água fria

Uma chuveirada quente abre as cutículas, rouba a hidratação e deixa os cabelos ásperos.

Entretanto, a água fria, fecha as escamas, mantendo a superfície da fibra capilar mais lisa e com espaço para refletir a luz.

3 – Banho frio não dá! E agora?

Para quem não consegue deixar de lado um banho com temperatura alta, a sugestão é deixar uma última chuveirada gelada para o final, que além de dar brilho, “acorda” os músculos.

Umectação – Como cuidar de cabelos cacheados

A umectação além de nutrir, ajuda a recuperar os cabelos danificados e pontas duplas, principalmente, nos fios cacheados que sofrem com o ressecamento natural por conta do formato dos cachos, ou seja, a umectação repõe o que o fio está necessitado.

Esse procedimento é baseado na aplicação de óleo vegetal nos cabelos como forma de repor lipídios, ou seja gordura. Isso não significa necessariamente que o cabelo vai ficar seboso ou engordurado, os cabelos mais secos como os cacheados precisam da reposição de óleo para ganhar brilho, maciez e leveza, e a umectação capilar faz isso por você!

1 – Aplicar em cabelos limpos ou sujos?

Cabelos limpos ou sujos não importa, o importante é estar seco! Estando seco, a cutícula do fio absorve melhor os nutrientes existentes no produto, no caso, o óleo de coco.

2 – Como aplicar?

Para aplicar o óleo de coco, é necessário enluvar mecha por mecha do cabelo, dando prioridade para as pontas e massageando o couro cabeludo.

3 – Quando sei que é a hora de tirar?

Para obter um bom resultado da aplicação do óleo de coco, é necessário deixa-lo agir no mínimo duas horas, retirando o produto com uma lavagem normal utilizando shampoo e condicionador.

Seque da maneira correta – Como cuidar de cabelos cacheados

O título deste tópico é um pouco sensacionalista, pois não estou pedindo para banir toalhas quando for secar o cabelo, e sim, rever como utiliza-la da maneira correta.

1 – Não friccione os cabelos com a toalha

Essa é uma das dicas mais importantes para quem quer ter um cabelo com brilho. JAMAIS friccione os cabelos com a toalha, nunca ouse esfregar vigorosamente a toalha em seus fios. Essa atitude pode comprometer a saúde capilar, resultando em queda e quebra, contribuindo com o surgimento do frizz, sequencialmente, dando aspecto reverso ao desejado, um cabelo opaco.

2 – Como secar corretamente?

Em vez de usar força, com a ajuda da toalha, esprema o excesso de água e depois deixe o cabelo secar naturalmente. Isso manterá as cutículas fechadas e na posição correta para brilhar.

Produtos hidratantes – Como dar brilho no cabelo

Para ter um resultado rápido e visivelmente notório, é necessário investir em uma linha de produtos com poder de hidratação.

1 – Linha hidratante

Cuidar do cabelo não é apenas um compromisso semanal. Para conquistar o brilho perfeito, invista em shampoos e condicionadores que tenham nutrientes que reponham a massa da fibra capilar.

2 – O que buscar?

Queratina e lipídeos como a geleia real ajudam a regenerar o fio e deixar a superfície das madeixas reta e pronta para refletir a luminosidade.

Evite fontes de calor – Como cuidar de cabelos cacheados

Não é novidade para ninguém, mas fazer o uso de fontes quentes no cabelo resultam na queda dos fios e deixa-os opacos, ainda mais quando esse uso é feito de maneira incorreta.

1 – O que não fazer?

Erros como passar chapinha no cabelo molhado, sujo, ou dispensar protetores térmicos podem potencializar a queda de cabelo. Caso faça uso incorreto, os danos podem podem tomar grandes proporções.

2 – Como usar?

O ideal é usar a temperatura o mais fria possível, já que o ar quente contribui para danificar a fibra capilar e com o tempo deixa os cabelos opacos.

Borrifador – Como cuidar de cabelos cacheados

Mesmo finalizando de maneira correta, em algumas ocasiões é necessário de um auxílio para organizar os cachos desarrumados pela manhã. Para continuar a sua rotina sem precisar lavar novamente o cabelo, nada como uma misturinha para borrifar no cabelo.

1 – O que colocar em um borrifador?

Uma boa dica para não deixar os fios com excesso de produtos é misturar um leave-in mais leve com um pouco de água e, ainda, um componente que ajude a hidratar e resolver o frizz, como o óleo, por exemplo.

Até a próxima!

Espero que através desse post, você consiga manter os devidos cuidados com o seu cabelo cacheado.

Leave A Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.