Quer saber mais sobre o Cabelo Afro? Aqui você vai aprender boas práticas para que os seus fios (naturais ou não) cresçam saudáveis, fortes e bonitos.

Como engrossar o fio de cabelo

0 10

Neste post, você encontrará diversas dicas de como engrossar o fio de cabelo, dando adeus para os fios ralos, deixando seu cabelo mais forte e resistente. Confira a seguir.

Como engrossar o fio de cabelo

Se você leva muito tempo para secar os fios de seu cabelo, pode ter quase certeza que você possui fios grossos. Embora a secagem pode ser um problema, o cabelo grosso possui diversas vantagens.

Neste post, você encontrará diversas dicas de como engrossar o fio de cabelo, dando adeus para os fios ralos, deixando seu cabelo mais forte e resistente. Confira a seguir.

Benefícios – Como engrossar o fio de cabelo

Ter os fios de cabelo grossos tem lá os seus benefícios. Geralmente esse tipo de fio é encontrado nos cabelos cacheados e crespos, mas também pode ocorrer em fios ondulados e lisos.

1 – O que têm demais?

O cabelo grosso fixa facilmente o penteado, que pode durar muito mais tempo sem a necessidade de usar produtos nada saudáveis como o fixador.

2 – E as desvantagens?

Isso pode ser um problema se você está com pressa, mas a vantagem é que diferente dos fios finos.

Gelatina – Como engrossar o fio de cabelo

Quase tudo do armário da cozinha podemos reutilizar para hidratar o nosso cabelo, e nem o pó da gelatina está de fora quando o assunto é potencializadores para uma hidratação caseira.

Além de acessível e fácil de encontrar, a gelatina não tem contraindicação. Ela pode ser usada em seu cronograma capilar, na fase da hidratação, ou uma vez por semana, se você ainda não segue a agenda de tratamentos.

O colágeno e o açúcar contidos no sachê recuperam o brilho dos fios danificados, devolvem a elasticidade e deixam as madeixas mais alinhadas. Além disso, eles estimulam o crescimento capilar, uma ótima alternativa para as cacheadas que ficam ansiosas para exibir um cabelo grande e saudável.

1 – Gelatina no shampoo

Uma receitinha fácil, simples e rápida, e que ainda pode te ajudar a ter fios mais encorpados. Para preparar, adicione duas colheres da gelatina em pó dentro do seu frasco de shampoo. Misture bem e quando for lavar o cabelo faça uma boa massagem nos fios. Deixe agir por 5 minutinhos. Para finalizar, enxágue os fios com água fria e então aplique o condicionador de sua preferência.

2 – Gelatina na hidratação

O tratamento vai deixar seus cabelos muito mais fortes, cheios de movimento e brilho. E não precisa preparar a gelatina antes de passar nas madeixas. É só misturar o conteúdo do sachê à sua máscara de hidratação.

Primeiramente, lave os cabelos apenas com shampoo e retire o excesso de água com uma toalha. Em um recipiente, coloque 1 sachê de gelatina de qualquer sabor e 2 colheres de sopa da sua máscara de hidratação favorita.

Adicione um pouco de água para dar mais malemolência e misture os ingredientes com uma espátula plástica ou mesmo o cabo de uma colher. Aplique a mistura nos cabelos, enluvando mecha por mecha, e deixe agir de 20 a 30 minutos. Depois do tempo de pausa, enxágue bem com água fria, aplique um condicionador e finalize normalmente o seu cabelo.

3 – Dicas para quem tem cabelo loiro ou platinado

Para as loiras, no entanto, a gelatina precisa ser incolor. Isso porque o pó contém corante, que mancha os fios mais claros.

Nesse caso, você precisa adicionar uma colher de açúcar na receita, para que o resultado seja eficiente.

Suplementos de Vitaminas e Minerais – Como engrossar o fio de cabelo

Para que os cabelos sejam saudáveis é preciso que os nutrientes que ingerimos cheguem até eles. Porém, muitas vezes nossa alimentação é incompleta e os ficam prejudicados.

1 – Como recuperar esses nutrientes?

Uma boa suplementação de vitaminas e minerais pode fazer muita diferença para os cabelos.

A biotina é essencial para saúde dos fios e até ajuda a engrossar os fios muito enfraquecidos. O Pantogar e o Pill Food também dão uma ajudinha. Para ajudar a fortalecer e até engrossar o fio, o silício e enxofre são excelentes.

Umectação – Como engrossar o fio de cabelo

Para quem não sabe, a umectação é feita com um óleo 100% vegetal e é capaz de nutrir todo o hair. Entre os inúmeros ativos presentes nos óleos, um que faz muito sucesso é o óleo de coco e o de rícino.

1 – Por que esses óleos fazem sucesso?

Suas propriedades são super hidratantes e ele é rico em gordura boa. Ou seja, ajuda a encorpar os fios e dá a sensação de cabelos mais grossos e com volume. É recomendável fazer o tratamento a cada 15 dias para um melhor resultado.

Vinagre de Maçã – Como engrossar o fio de cabelo

O vinagre de maçã, ou vinagre de cidra, é um vinagre feito de suco de maçã fermentado. É feito esmagando maçãs e espremendo o suco.

1 – Misturando com condicionador

Para cada 150 ml de condicionador, é adicionado 50 ml de vinagre de maçã. Geralmente os condicionadores são vendidos a 200 ml, mas após duas ou três utilizações após lavagem, já tem o espaço necessário para adicionar a quantidade de vinagre de maçã.

Utilizar o vinagre de maçã juntamente com o condicionador é uma maneira de potencializar a função condicionante, ou seja, dará um brilho maior para o fio e selará melhor as cutículas.

1 – Reconstrução capilar

A queratina é uma proteína importantíssima que garante resistência, força e elasticidade aos fios. Geralmente cabelos ressecados, quebradiços e porosos são os que apresentam deficiência dessa proteína e por isso precisam de uma reconstrução capilar.

Para realizar uma porção de reconstrução, você irá precisar de 2 colheres de máscara de hidratação para cada uma colher de vinagre de maçã.

Como se trata de uma mistura com um componente industrializado, é necessário seguir o rótulo, ou seja, respeite o tempo indicado na embalagem da máscara de hidratação.

1 – Enxague

Antes de qualquer coisa, é preciso diluir 50 ml de vinagre em 100 ml de água, ou um pouco mais.

Retire o excesso de água com a toalha, e em seguida aplique no cabelo a mistura do vinagre de maçã com água massageando bastante. Deixe agir por 5 a 10 minutos.

A mistura de vinagre e água deve ser utilizada após o uso do condicionador, pois é o vinagre que vai agir no seu cabelo acidificando-o, selando as camadas dos fios e protegendo-os contra ações externas. Não é preciso enxaguar.

Babosa – Como engrossar o fio de cabelo

Aloe vera, popularmente conhecida como babosa, é uma planta da família Aloe. Na parte interna de suas longas folhas é encontrado um gel que é amplamente usado em tratamentos para pele e cabelos.

1 – Qual o benefício de usar babosa?

Os benefícios em usar babosa são inúmeros, dentre eles os principais são a intensa hidratação, a diminuição da queda de cabelo, o auxílio no crescimento e o extermínio da caspa.

2 – Quais são as propriedades da babosa?

A babosa é uma folha rica em colágeno, vitaminas, minerais e água, fortalecendo o fio, deixando-o menos quebradiço

Reconstrução e Hidratação – Como engrossar o fio de cabelo

Para ter um fio de cabelo grosso é necessário sempre suprir o que ele necessita, e um fio saudável necessita sempre de água e massa.

1 – Reconstrução

A reconstrução capilar deve ser feita a cada 15 dias em fios muito danificados ou uma vez ao mês em madeixas naturalmente finas. Isso porque ela é responsável por repor massa e todos os nutrientes que foram perdidos, ainda mais em cabelos que passaram por procedimentos químicos. O objetivo aqui não é deixar o fio mais grosso, mas com certeza mais saudável e encorpado.

1 – Hidratação

Se a reconstrução é responsável por repor massa, a hidratação tem como função repor água. Por isso, faça sempre que possível e invista em uma máscara potente capaz de oferecer aos fios todos os cuidados necessários para deixá-los mais bonitos ainda.

Até a próxima!

Leia outros textos do blog que eu garanto que você terá o crescimento do seu fio muito mais rápido e saudável. Espero que tenha gostado das dicas listadas nesse post!

Leave A Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.