Quer saber mais sobre o Cabelo Afro? Aqui você vai aprender boas práticas para que os seus fios (naturais ou não) cresçam saudáveis, fortes e bonitos.

Como escolher um shampoo para cabelo relaxado?

1 14

Existem várias marcas de shampoo, e todas elas têm alguma promessa: reconstrução, brilho, maciez, etc… Mas ok, qual dessas promessas realmente podem ser cumpridas em um cabelo afro relaxado? E como escolher um shampoo para cabelo relaxado?

Quando eu relaxava o meu cabelo, antes da transição capilar, eu sempre tinha esta dúvida. Sempre trocava de shampoos em busca de um que cumprisse com a função de restaurar o brilho do cabelo, sem deixá-lo ressecado.

Como você já deve saber, um cabelo crespo tende a perder a oleosidade natural de forma mais rápida, e em um cabelo com químicas este processo é ainda mais acelerado! Isso porque a estrutura do fio foi modificada para deixá-la lisa, e como consequência, a umidade dos cabelos é perdida mais facilmente.

Encontre o shampoo certo para um cabelo quimicamente tratado

Quando eu alisava meu cabelo, eu sempre notava que a raiz era bastante oleosa, mas nem sempre essa oleosidade chegava às pontas. Só depois eu fui entender o porquê disso: Quando alisamos o nosso cabelo, os óleos produzidos pelas glândulas sebáceas presentes em nosso couro cabeludo deslizam pelo comprimento dos fios durante o manuseio dos fios. No entanto, o cabelo não consegue reter esta oleosidade natural porque os químicos utilizados na hora do alisamento causaram danos a camada mais externa do fio, que seria a responsável por reter a hidratação. Sem esta camada, os cabelos ficam ressecados mais facilmente.

Em outras palavras, quando a gente escolhe um shampoo, é importante procurar produtos hidratantes, cujos componentes não vão piorar a situação do cabelo, deixando-o mais seco ainda.

1 – Evite sulfatos!

O Lauril sulfato de sódio e outros sulfatos são componentes comuns em shampoos e outros cosméticos, e os mesmos merecem atenção. Sulfatos estão presentes em muitos detergentes porque eles fazem uma limpeza muito efetiva, inclusive em cabelos. Porém, nos fios, sua ação é remover até mesmo dos óleos naturais produzidos pelo couro cabeludo, deixando o cabelo bastante ressecado. Então, cuidado! Ao escolher um shampoo para o seu cabelo relaxado, opte por linhas livres de sulfatos. Fique atenta: shampoos que produzem muita espuma também são os que mais deixam o cabelo seco, porque o processo de detergência é maior.

 Onde encontrar shampoo sulfato free: Lojas de produtos naturais e saudáveis costumam oferecer opções de shampoos naturais, e livres de sulfato. De qualquer forma, você também pode procurar em lojas especializadas em cosméticos e buscar produtos que não apresentam sulfato em suas composições. Eles costumam ser um pouco mais caros do que os shampoos regulares, mas costumam valer a pena.

Se você vai utilizar shampoos regulares, opte por usá-los com menor frequência para não comprometer a saúde do seu fio. Vale lembrar que existem marcas que produzem shampoos com benefícios hidratantes, o que compensa o ressecamento que poderia ser deixado por sulfatos.

2 – Fique atenta ao pH!

Durante o processo de relaxamento, o ph dos fios é aumentado para permitir que o químico funcione corretamente. Portanto, é preciso um shampoo de ph menor (levemente ácido) para restaurar o ph natural do cabelo. Uma dica para acertar na escolha é, mesmo quando você opta por shampoos com sulfatos, compre sempre produtos que são voltados para cabelos secos ou quimicamente tratados,  pois estes costumam ter um ph pensado para não comprometer a saúde dos fios.

3 – Cuidado com os shampoo anti-resíduos

Por vezes, acontece de você utilizar muitos produtos no seu cabelo sem lavá-lo frequentemente, e seu couro cabeludo começa a ficar escamoso e produzir flocos semelhantes a caspa. Você consegue se livrar deste problema usando shampoos anti-resíduos. Os shampoos anti-resíduos são interessantes também na hora de remover a excessiva oleosidade deixada por gels, pomadas, mousses e outros produtos que você pode ter adicionado ao seu cabelo para mantê-lo nutrido. Porém, como eles são mais ácidos que shampoos regulares, o ideal é que eles sejam usados apenas a cada 4 ou 6 semanas. E hidrate o cabelo após o uso, certo?

4 – Procure o que funciona com o seu cabelo

No final das contas, existe uma infinidade de produtos por aí. Siga estas dicas, e experimente as alterativas possíveis até encontrar o que melhor funciona com você e com o seu bolso.

E vocês, têm alguma outra dica para compartilhar? Quais são os seus produtos preferidos?

1 Comment
  1. Susana says

    São muito caro o shampoo a base de sulfato!! Gostaria de alguns nomes

Leave A Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.