Quer saber mais sobre o Cabelo Afro? Aqui você vai aprender boas práticas para que os seus fios (naturais ou não) cresçam saudáveis, fortes e bonitos.

Como fazer o cabelo crescer – Dicas para um crescimento saudável

1 7

Neste post, você encontrará algumas dicas para o seu cabelo crescer, dicas que ajudaram a ter um crescimento de uma forma saudável.

Como fazer o cabelo crescer

Cabelos com curvaturas sofrem muito quando o quesito é crescimento, afinal, as curvaturas não dão aspecto de longo, ocasionando no fator encolhimento.

Sendo assim, o cabelo crespo ou cacheado, mesmo longo, não aparenta estar tão grande assim. Neste post, você encontrará diversas dicas para o seu cabelo crescer de uma forma saudável.

Óleo de rícino – Como fazer o cabelo crescer

Antes de correr atrás de quantidade, devemos nos preocupar com qualidade. Rico em ômega 6 e ômega 9, o óleo de rícino pode oferecer maior volume ao fio de cabelo, de forma que o cabelo será restaurado resultando em um crescimento de cabelos mais fortes. Isso ocorre porque esse ácido graxo estimula o couro cabeludo e os folículos pilosos (local onde os cabelos nascem).

Além de auxiliar no crescimento do fio, estes nutrientes também ajudam a melhorar a aparência do fio de cabelo, já que ele sela as cutículas, impossibilita que os cabelos fiquem com aspecto frizzado e ressecado, dando brilho aos cabelos e uma aparência mais sedosa.

Como usar o óleo de rícino?

É extremamente simples o uso de óleo de rícino, e ele pode ser encontrado em farmácias e perfumarias. A seguir algumas dicas de como aplicar:

1 – Escolha uma máscara de hidração

É muito fácil usar o óleo de rícino, indico você acrescentar uma colher de sopa de óleo de rícino em 200ml de uma máscara de hidratação ou de condicionador.

2 –  Enluve o cabelo

Aplique a mistura mecha por mecha e enluve calmamente para que o produto penetre no cabelo.

3 –  Retire sem deixar resíduos

Siga o tempo indicado de espera contido na embalagem do produto que você utilizou como base para essa mistura e retire tudo, sem deixar resíduos.

Alimentação – Como fazer o cabelo crescer

Pode parecer estranho mas é a pura realidade, a alimentação influencia diretamente no alongamento do cabelo, de modo que alguns alimentos estimulam no desenvolvimento capilar.

Que alimentos possuem proteína?

Existem diversos alimentos que possuem proteínas, mas alguns em específico, contém uma concentração maior em pouca quantidade de alimento.

1 – Quais alimentos possuem proteínas?

Os alimentos ricos em proteínas, como carne, peixe, leite, ovos e iogurte, são necessários para formar a matriz capilar que dá origem ao cabelo e a barba, por isso, ao ingerir uma maior quantidade deste nutriente os fios tendem a crescer mais rápido e mais bonitos.

2 – Sou vegetariano, e agora?

Também é possível encontrar proteínas em alimentos vegetais como na soja, quinoa, trigo sarraceno, lentilhas e feijão.

Cabelo Preso – Como fazer o cabelo crescer

O cabelo estando preso é um ótimo fator que irá auxiliar no crescimento do cabelo, entretanto, é necessário tomar alguns cuidados para que esta ferramenta que beneficia, não seja a mesma que irá destruir o seu cabelo.

Prender o cabelo fazendo um rabo de cavalo ou uma trança, por exemplo, exerce uma pressão moderada nos fios que pode facilitar o crescimento.

O que não fazer com o cabelo preso?

É preciso ter cuidado com o cabelo preso porque, ao mesmo tempo que ele pode ser uma ferramenta para auxiliar no crescimento, quando usada de maneira errada, pode detonar os seus fios.

1 – Não exagere!

Ao prender o cabelo, se houver muita pressão, o cabelo pode quebrar ou cair. Então, não exagere nas voltas com o amarrador.

2 – Cabelo molhado não pode!

Não é recomendado prender o cabelo quando ele estiver molhado porque isso também pode facilitar o desenvolvimento de fungos, fragilizando o cabelo e deixando um cheiro menos agradável.

3 – Solte para dormir!

Também não é recomendável dormir com o cabelo preso, pois se estiver muito apertado, quando nos mexemos durante a noite, as fissuras ocorrem e os fios podem arrebentar.

Hidratação – Como fazer o cabelo crescer

A hidratação capilar tem como finalidade repor a umidade natural, nutrientes e queratina perdida dos fios, se feita com frequência, é uma grande aliada para manter os cabelos saudáveis, sedosos, macios e com brilho.

Hidratação semanal auxilia no crescimento

Hidratar os fios semanalmente com uma máscara adequada para o seu tipo de cabelo é importante para que o cabelo cresça bonito e não fique danificado.

Após lavar os fios com shampoo e condicionador, deve-se enxaguar muito bem, até que não fique nenhum vestígio de creme nos cabelos porque os resíduos podem dificultar o crescimento dos cabelos.

Evite acessórios – Como fazer o cabelo crescer

Acessórios dão um charme a mais para qualquer look básico, entretanto, se você pretende que seu cabelo cresça, é melhor evitar alguns acessórios para a cabeça.

Acessórios que impedem o crescimento capilar

O hábito frequente de utilizar acessórios como chapéus, gorros e bonés pode abafar a raiz dos cabelos.

1 – O que tem demais em acessórios?

O hábito irá dificultar o seu crescimento, e esses acessórios aumentam o risco de desenvolvimento de fungos e, por isso, devem ser evitados.

Massagear e pentear – Como fazer o cabelo crescer

Massagear o couro cabeludo é um grande fator que contribuí para o alongamento dos fios. Como nós de cabelos crespos e cacheados não penteamos o cabelo todos os dias, a não ser no dia que lavamos, já que pentear essas texturas de fios secas é prejudicial, devemos aproveitar os dias de lavagem.

Pentear e massagear

Pentear e massagear os cabelos cacheados e crespos é uma excelente forma de manter os fios sedosos e com vida.

1 – Como massagear?

Durante a lavagem dos fios, deve-se fazer uma boa massagem em todo o couro cabeludo com as pontas dos dedos porque isto aumenta a circulação sanguínea local favorecendo o crescimento dos cabelos.

2 – Como pentear?

Ao pentear os cabelos durante a lavagem, melhora a circulação do couro cabeludo, estimulando no crescimento dos fios.

Pare de fumar – Como fazer o cabelo crescer

Todos nós já sabemos que o hábito de fumar é prejudicial para a saúde do ser humano, incluindo, na saúde dos fios de cabelo.

Parar de fumar faz o cabelo crescer?

Deixar de fumar e de ficar perto de quem fuma também é importante porque o cigarro prejudica à saúde e danifica os cabelos, deixando-os mais fragilizados e quebradiços.

Audrey Hepburn Smoking GIF - Find & Share on GIPHY

Condicionador – Como fazer o cabelo crescer

O queridinho de pós lavagem, também conhecido como condicionador,  é muito amado por selar as partículas dos fios e por deixar o cabelo muito mais macio e sedoso, entretanto, pode afetar no crescimento do cabelo se não for utilizado de maneira correta.

A importância do condicionador

É o condicionador que fica responsável pela promoção da maciez nos cabelos, deixando-os mais fáceis de pentear.

1 – Como utilizar corretamente o condicionador?

Não se deve colocar condicionador na raiz porque isso dificulta a circulação sanguínea no couro cabeludo e o crescimento dos fios. Por isso deve-se aplicar o condicionador e o creme sem enxágue, no mínimo, 4 dedos após a raiz do cabelo.

2 – Não gosto de usar condicionador, e agora?

É bom sempre utilizar o condicionador após as lavagens, afinal, ele fecha as escamas do fio que é aberta ao utilizar o shampoo, evitando pontas duplas e ressecamento, e de ressecamento cabelo com curvaturas entende muito não é mesmo? Afinal, as pontas do nosso cabelo não conseguem receber a oleosidade natural provida do coro cabeludo.

Até a próxima!

Espero que tenha gostado dessas dicas que irão auxiliar no crescimento do seu cabelo! Continue acompanhando os posts pois irão vir dicas maravilhosas assim como estas

1 Comment
  1. […] o bigchop é necessário manter uma rotina de cuidados intensa com o cabelo para que ele cresça aceleradamente, evitando que o corte seja tão preciso, fazendo com que você corte somente aos poucos, até que […]

Leave A Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.