Quer saber mais sobre o Cabelo Afro? Aqui você vai aprender boas práticas para que os seus fios (naturais ou não) cresçam saudáveis, fortes e bonitos.

Como fazer selagem no cabelo

0 7

Neste post, você encontrará diversas dicas de como fazer selagem no cabelo e arrasar com o seus fios lisos.

Como fazer selagem no cabelo

A selagem capilar é uma técnica de hidratação que além de deixar os fios sem frizz e totalmente selados, também alisa o cabelo. Esta técnica consiste em lavar o cabelo com shampoo anti-resíduos, aplicar vários produtos como máscara, queratina e ampola de vitaminas, secar o cabelo com secador e passando a chapinha no fim para selar os fios.

Neste post, você encontrará diversas dicas de como fazer selagem no cabelo e arrasar com o seus fios lisos. Confira a seguir

A selagem – Como fazer selagem no cabelo

A selagem capilar é um tratamento para reparar cabelos danificados. O seu componente principal é a Queratina e Mix de Silicones. Esse procedimento é para recuperar cabelos agredidos por processos químicos,assim,dando aos fios vitalidade, resistência, brilho e reestruturando as cutículas. A selagem utilizando somente a queratina liquida, pode ser realizada a cada 15 dias, até os fios estiverem menos danificados.

Havendo melhora na fibra capilar, esse tratamento poderá ser realizado uma vez ao mês. Se a selagem for realizada com o objetivo de alisar, esse procedimento deve ser realizado a cada 2 meses, esse tempo dependerá do dano da estrutura capilar e da recomendação profissional. Lembrando que a utilização em excesso da queratina, pode causar quebra dos fios capilares.

1 – É uma química agressiva?

A selagem foi criada para não danificar, pois, a base de sua composição é a Queratina. Contudo, se o intuito for alisar os fios, certamente o produto conterá substâncias como tioglicolato de amônio e a etanolamina que são semelhantes ao formol, e isso danificará mais os cabelos que já estiverem ressecados.

2 – Onde encontro?

Para quem deseja realizar a selagem em casa, o produto é encontrado com facilidade em perfumaria ou em sites especializados em cabelos. Se desejar realizar um tratamento mais profundo poderá encontrar esse tratamento em salões de beleza especializado em selagem.

3 – O que esperar da selagem?

A selagem é um tratamento muito benéfico para os cabelos, pois, ele irá repor nutrientes naturais perdidos da fibra capilar. Ao contrário da escova progressiva a selagem tem a função de tratar os cabelos de forma natural e utilizando-a de forma correta trará vitalidade, maciez e hidratação profunda para as madeixas. A selagem também possui propriedades de recuperação da elasticidade do cabelo, agindo nas cutículas do fio, com isso é possível ter as escamas dos fios seladas e gradualmente as pontas duplas serão suavizadas, o que permite eliminar o aspecto de frizz e ressecados dos cabelos.Para a selagem obter o resultado desejado, será necessário ficar longe por um período de tinturas, progressivas e procedimentos que danifiquem a fibra capilar. Também é importante ter cuidado com agentes externos como sal e cloro,pois, esses agentes possuem componentes que danificam os fios. Lembrando que quanto menos utilizar chapinha, secador ou outras fortes de calor, os resultados chegará mais rápido em suas madeixas.

Benefícios – Como fazer selagem no cabelo

Para quem não abre mão de ter um cabelo liso saudável e sem frizz, porém, não pode usar químicas, a selagem é uma opção para obter ótimos resultados e, assim, restaurar e reconstruir a fibra capilar. A selagem não tem a função de alisar ou relaxar as madeixas, a sua principal função é acabar com o ressecamento causado pela utilização de excesso de químicas.

1 – Quais são os benefícios?

Os benefícios da selagem são inúmeros, pois, esse tratamento não é químico,sendo assim, os fios capilares serão recuperados e com efeito surpreendente. A pessoa que optar por realizar a selagem terá fios com menos frizz, menos volume, maciez, vitalidade e brilho.Lembrando,que para obter todos os benefícios é necessário utilizar fontes de calor (secador e prancha), para fixar a selagem nos fios, pois, os componentes contidos nela, irá formar uma camada de proteção nos fios capilares.

Como aplicar – Como fazer selagem no cabelo

A aplicação do produto é bem simples, porém, requer cuidado! Pois, para um bom resultado é necessário aplicar o produto de forma correta. Para obter um resultado magnifico em seus cabelos. Para fazer a distribuição com facilidade, é somente repartir o cabelo em 4 partes e fazer a aplicação em cada mecha e fazendo o enluvamento para selar os fios. Antes da realização da aplicação é necessário realizar a lavagem dos fios com um shampoo de limpeza profunda ou anti-resíduos, pois, desta forma, as cutículas dos fios serão abertas para receber o produto.Podem ficar tranquilos, poi, após a aplicação do selante e com o auxílio do secador e da prancha as cutículas serão fechadas.

1 – Aplicando o produto

Abaixo segue o passo a passo para não errar na aplicação do produto:

  1. Com água morna, lave os cabelos com shampoo anti-resíduos ou limpeza profunda;
  2. Seque completamente os cabelos com uma toalha e separe o cabelo em 4 partes.
  3. Com o auxilio de um pente e pincel, inicie o processo de aplicação do Selante, iniciando em uma das mechas da parte posterior(sempre respeitando 1cm da raiz);
  4. Com secador termine de secar o cabelo;
  5. Mecha por mecha passe a prancha em todo o cabelo(utilize a temperatura entre 200 e 230°C).
  6. Lave o cabelo, retirando o produto;
  7. Aplique um protetor térmico e finalize secando e passando prancha.

Selagem Caseira – Como fazer selagem no cabelo

A selagem caseira é um tratamento livre de químicas, porém, o resultado será surpreende.Basicamente,é possível realizar a selagem com produtinhos que são encontrados facilmente em perfumaria e farmácia.

1 – Como preparar?

Os produtos para realizar a selagem caseira é de fácil acesso a todos. A base para a selagem caseira sempre será a Queratina liquida e com complemento de uma máscara reconstrutora.Para realizar a selagem caseira será necessário os seguintes ingredientes:

  1. Queratina líquida de boa qualidade
  2. Máscara reconstrutora
  3. Shampoo anti-resíduo
  4. Ampola de vitamina Semi de lino
  5. Selador de cutícula

Para realizar a mistura será necessário 2 colheres de máscara de reconstrução, 1 colher de queratina e 1 ampola de vitamina semi de lino.

2 – Como aplicar?

Após lavar o cabelo com o shampoo, com a ajuda de uma toalha, retire o excesso de água e borrife a queratina líquida em todo o comprimento. Deixe agir por 20 minutos e após esse período aplique a mistura por cima. Enluve bem mecha por mecha e deixe agir por mais 20 minutos com uma touca. Enxague como de costume e aplique o selante de cutícula. Para um bom resultado, seque os cabelos com o secador e finalize com a prancha.

3 – Resultado esperado

A selagem caseira promoverá brilho, vitalidade, maciez e gradativamente os fios serão reconstruídos.

Precauções – Como fazer selagem no cabelo

Ao utilizar a selagem será necessário tomar cuidar ao realizar o seu manuseio, pois se trata de um produto de tratamento e dessa forma é sempre bom manter longe das crianças  e nunca reaproveitar a embalagem. Evite contato com mucosas e olhos e sempre manusear com luvas.

1 – Cuidados necessários

Quando se trata da utilização e manuseio de produtos de tratamento é sempre bom tomar cuidado. Segue abaixo algumas dicas:

  • Se você usa alisantes com base de guanidina, hennê, chumbo, hidróxido de sódio, amônia e outros tioglicolatos é de extrema importância realizar o teste de mechas (inclusive em reaplicações) e após a realização do teste é necessário aguardar 5 dias, para antever reações alérgicas, alterações de cor ou quebra dos fios.
  • É importante sempre manter o produto longe ao alcance de crianças.
  • Sempre utilizar luvas para manusear o produto, pois o produto em contato com a mão pode causar ressecamento.
  • Em caso de contato com os olhos, enxágue imediatamente e abundantemente com água. Havendo irritação, suspenda o uso. Caso a irritação persista, é necessário procurar orientação médica.

Até a próxima!

Espero que após esse post, você consiga recuperar a hidratação dos fios através da selagem, e se quiser, use e abuse dos cabelos alisados.

Leave A Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.