Quer saber mais sobre o Cabelo Afro? Aqui você vai aprender boas práticas para que os seus fios (naturais ou não) cresçam saudáveis, fortes e bonitos.

Como hidratar o cabelo em casa | Cabelo Afro Blog

0 5

Neste post, você encontrará diversas dicas de como hidratar o cabelo em casa obtendo um resultado magnífico. Confira a seguir.

Como hidratar o cabelo em casa

Hidratar o cabelo promove uma devolução de nutrientes à fibra capilar perdidos ao longo do tempo. Todavia, manter um cabelo hidratado não é uma tarefa tão fácil como imaginamos.

O resultado adquirido em salão é o que sempre almejamos alcançar em nossas casas, entretanto, nem sempre conseguimos atingir por muitas das vezes fazer os procedimentos de maneira errada.

Neste post, você encontrará diversas dicas de como hidratar o cabelo em casa obtendo um resultado magnífico. Ficou curioso para descobrir mais? Confira a seguir.

Máscara de hidratação – Como hidratar o cabelo em casa

Para hidratar o cabelo em casa, é necessário, nada menos do que uma máscara de hidratação. Existem diversas máscaras para diferentes necessidades dos fios, por isso, precisamos estar atentos com qual resultado o produto promete.

Como escolher o produto certo?

Como os cabelos cacheados e crespos são naturalmente ressecados, a principal dica para não errar na escolha da máscara é priorizar as que contam com uma composição rica em óleos e que prometa maior hidratação.

1 – O que usar para definir os cachos?

As que gostam de cachos definidos devem buscar também componentes que ajudem controle de frizz, que atrapalham a definição e o aspecto uniforme das madeixas.

Tracee Ellis Ross Hair Flip GIF - Find & Share on GIPHY

2 – Como escolher uma máscara

Para escolher uma máscara, leia atentamente o rótulo e certifique que o produto é rico em óleos, afinal, é um dos componentes que nossos cabelos cheios de curvaturas mais necessita, pois o óleo natural produzido na raiz do cabelo não alcança as pontas dos fios. Vale priorizar as máscaras mais consistentes.

Lavagem – Como hidratar o cabelo em casa

O modo como lavamos nosso cabelo, influencia diretamente na hidratação dos fios. Você já se perguntou se está lavando o cabelo de maneira correta?

Como lavar o cabelo?

Nem sempre somos instruídos a lavar o cabelo de maneira correta, como aplicar e a quantidade correta, ocasionando no ressecamento dos fios. Mas uma coisa é importante, shampoo demais agride e interfere na saúde do cabelo.

1 –  Por que cabelo limpo demais é prejudicial?

Usar muito shampoo abre as cutículas dos fios de cabelo, ressecando-os e deixando ásperos, então é importante lavar somente o necessário, sem exageros.

2 –  Como usar o shampoo?

Deve-se utilizar uma pequena quantidade e retirar bem com água morna com abundância de forma a eliminar qualquer resíduo, lavando somente se for necessário.

Frequência – Como hidratar o cabelo em casa

O cabelo cacheado e crespo é naturalmente ressecado, por isso, é necessário uma certa frequência quando o assunto é hidratação, para que os fios continuem saudáveis e com vida.

1 – Com que frequência devo hidratar em casa?

Como se trata de uma hidratação não tão intensa como as realizadas em salão de beleza, de forma que a caseira não garante tanta eficiência na manutenção dos fios quanto uma realizada profissionalmente, é interessante hidratar os fios de cabelo no mínimo duas vezes por semana, quando ele apresentar uma maior necessidade de cuidados, e quando ele não estiver tão necessitado, basta hidratar a cada quinze dias para certificar a saúde do cabelo.

2 – Meu tempo é corrido demais para hidratar em casa, e agora?

Por ser em casa, a hidratação aqui pode ser feita no momento do banho, para não tomar tanto tempo, e também com mais frequência do que se fosse em um salão.

Porém, é claro que a quantidade de hidratação deve se embasar na situação em que o seu cabelo se encontra. Se ele estiver bastante danificado, é interessante que o tratamento aconteça com mais constância.

Cute Curls GIF by Kevin Hart: What Now? - Find & Share on GIPHY

Aplicação – Como hidratar o cabelo em casa

A maneira como aplicamos o produto irá refletir em seu resultado final, por isso, é necessário ter atenção e cuidado quando formos hidratar o cabelo.

1 – Erro que todo mundo comete

Um erro bem comum é fazer uso da máscara capilar após concluir a higienização do cabelo. Não faça isso. Aplique a máscara logo em seguida do shampoo, antes do condicionador, pois o condicionador fechar as cutículas dos fios e não permite que o produto tenha o efeito esperado.

Ou seja, uso da máscara não precisa excluir o uso do condicionador, ela só deve ser aplicada antes dele.

Long Hair Male Model GIF by Slingshot Dakota - Find & Share on GIPHY

2 – Hidratar a raiz pode?

A dica é não deixá-la tão próxima a raiz, a raiz do nosso cabelo não necessita de tanta hidratação como o comprimento do nosso cabelo, aplique 4 dedos abaixo da raiz.

3 – Atenção ao rótulo!

Ficar com o produto que age em 5 minutos por 30 minutos não irá potencializar o resultado, e pior, tal ato pode reverter o esperado, deixando os fios com um aspecto pesado. Por isso, verifique na embalagem o tempo de ação do produto antes mesmo de aplica-lo.

4 – Mecha por mecha

Uma dica é fazer a aplicação mecha à mecha para garantir que todos as partes do cabelo absorvam os benefícios do produto.

Creme para pentear – Como hidratar o cabelo em casa

Nem todos cacheados e crespos usam creme para pentear, existem aqueles que gostam do resultado após lavagem e não se interessam tanto por finalizações para adquirir textura ou qualquer outra coisa. Entretanto, o uso de creme de pentear é essencial.

1 – Creme de pentear realmente hidrata?

Leva apenas 1 minutinho para aplicar um creme de pentear no cabelo lavado. Ele nutre os fios e protege-os do calor, do vento e da poluição.

Natural Beauty GIF - Find & Share on GIPHY

Até a próxima!

Espero que após esse post repleto de dicas, você venha ter uma relação mais hidratada com seus fios, todo cuidado é indispensável.

Leave A Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.