Quer saber mais sobre o Cabelo Afro? Aqui você vai aprender boas práticas para que os seus fios (naturais ou não) cresçam saudáveis, fortes e bonitos.

Como hidratar o cabelo ressecado

0 4

As vezes nosso cabelo pede socorro de tanto ressecamento. Neste post, você encontrará diversas dicas de como hidratar o cabelo ressecado, dando tchau para aquele cabelo sem vida. Confira!

Como hidratar o cabelo ressecado

É complicado manter um cabelo hidratado nos dias de hoje. A poluição diária, contato com produtos químicos, exposição ao sol, água com cloro e diversos outros fatores contribuem para um cabelo ressecado.

As vezes nosso cabelo pede socorro de tanto ressecamento. Neste post, você encontrará diversas dicas de como hidratar o cabelo ressecado, dando tchau para aquele cabelo sem vida. Confira!

Maneire no shampoo – Como hidratar o cabelo ressecado

Lavar o cabelo é indispensável, entretanto, é preciso dar uma maneirada no shampoo se o seu cabelo se encontra em um estado crítico de ressecamento.

1 – Por que o shampoo contribui para o ressecamento?

Usar muito shampoo abre os fios de cabelo, ressecando-os. Por isso, deve-se utilizar uma pequena quantidade e retirar bem com água morna com abundância de forma a eliminar qualquer resíduo, lavando somente se for necessário.

Umectação – Como hidratar o cabelo ressecado

A umectação além de nutrir, ajuda a recuperar os cabelos danificados e pontas duplas, principalmente, nos fios cacheados que sofrem com o ressecamento natural por conta do formato dos cachos, ou seja, a umectação repõe o que o fio está necessitado.

1 – Aplicar em cabelos limpos ou sujos?

Cabelos limpos ou sujos não importa, o importante é estar seco! Estando seco, a cutícula do fio absorve melhor os nutrientes existentes no produto, no caso, o óleo de coco.

2 – Como aplicar?

Para aplicar o óleo de coco, é necessário enluvar mecha por mecha do cabelo, dando prioridade para as pontas e massageando o couro cabeludo.

3 – Quando sei que é a hora de tirar?

Para obter um bom resultado da aplicação do óleo de coco, é necessário deixa-lo agir no mínimo duas horas, retirando o produto com uma lavagem normal utilizando shampoo e condicionador.

Hidratação – Como hidratar o cabelo ressecado

Um cabelo ressecado significa que ele está necessitado de água, ou seja, desidratado, ressecado. A aplicação de um creme para hidratação é muito importante, já que ajuda a repor a água que os fios perdem ao longo do tempo e reduz o ressecamento e o efeito frizz.

Como hidratar o cabelo ressecado – A hidratação

A hidratação é a responsável por hidratar o cabelo, fazendo com que ele recomponha a água no fio. Para um cabelo ressecado, existem diversos produtos naturais que com certeza irão potencializar a máscara de hidratação, devolvendo a água para os fios. Dentre esses produtos, podemos fazer hidratação:

1 – Com babosa

A babosa pode ser utilizada juntamente com uma máscara de hidratação, entretanto, é preciso estar atento com o rótulo, pois a máscara não deve conter parafina liquida nem óleo mineral, ou seja, ela precisa ter uma base neutra.

Para aplicar é fácil, basta misturar o gel extraído da babosa com duas colher da máscara de sua escolha. Primeiramente, lave o cabelo com um shampoo de sua escolha, enxague e aplique a mistura com babosa de sua preferência (com amido ou com máscara de hidratação).

2 – Com amido de milho

Em um recipiente, misture duas colheres de sopa de amido de milho com 250 ml de água. Leve a mistura ao fogo e mexa até dissolver, deixando que fique com uma consistência aparente ao mingau. Desligue o fogo e deixe a mistura esfriar até ficar morna.

Adicione à mistura uma colher de sopa de máscara hidratante (de sua preferência), 10 ml de Bepantol líquido e 10 ml de óleo vegetal (de sua preferência). Deixe a máscara agir de 30 minutos a uma hora. Para finalizar, aplique condicionador para fechar as cutículas dos fios. Os cabelos ficam sem frizz, hidratados e super soltinhos!

3 – Com abacate

Primeiramente, bata no liquidificador três colheres de abacate, uma colher de açúcar e uma colher de creme de leite. Em seguida, peneire em um recipiente, acrescente uma colher de óleo vegetal e misture bem. Aplique a massa em todo o cabelo.

Essa receita não leva máscara hidratante, mas o resultado é maravilhoso: fios hidratados e com um brilho incrível!

4 – Com banana

Em um recipiente, adicione seis colheres de leite integral, uma colher de açúcar, uma banana prata madura amassada, uma colher de máscara de hidratação (de sua preferência) e uma colher de café de óleo vegetal. Misture bem todos os ingredientes. Aplique a máscara em todo o cabelo. Lave para retirar os resíduos.

O resultado desta hidratação é com certeza de tirar o fôlego, o cabelo fica extremamente brilhoso e regenerado.

5 – Com óleo

Em um recipiente, adicione cerca de três colheres rasas de açúcar com três colheres de máscara de hidratação e duas colheres de azeite de oliva extravirgem ou óleo de coco extravirgem. Acrescente Bepantol líquido (equivalente a uma tampa) e misture bem. Aplique a máscara em todo o cabelo.

O resultado dessa hidratação é incrível, pois o açúcar irá esfoliar o fio removendo da cutícula morta, e o óleo irá vir para nutrir o restante do cabelo.

Selagem Caseira – Como hidratar o cabelo ressecado

A selagem caseira é um tratamento livre de químicas, porém, o resultado será surpreende. Basicamente, é possível realizar a selagem com produtinhos que são encontrados facilmente em perfumaria e farmácia.

1 – Como preparar?

Os produtos para realizar a selagem caseira é de fácil acesso a todos. A base para a selagem caseira sempre será a Queratina liquida e com complemento de uma máscara reconstrutora.Para realizar a selagem caseira será necessário os seguintes ingredientes:

  • Queratina líquida de boa qualidade
  • Máscara reconstrutora
  • Shampoo anti-resíduo
  • Ampola de vitamina Semi de lino
  • Selador de cutícula

Para realizar a mistura será necessário 2 colheres de máscara de reconstrução, 1 colher de queratina e 1 ampola de vitamina semi de lino.

2 – Como aplicar?

Após lavar o cabelo com o shampoo, com a ajuda de uma toalha, retire o excesso de água e borrife a queratina líquida em todo o comprimento. Deixe agir por 20 minutos e após esse período aplique a mistura por cima. Enluve bem mecha por mecha e deixe agir por mais 20 minutos com uma touca. Enxague como de costume e aplique o selante de cutícula. Para um bom resultado, seque os cabelos com o secador e finalize com a prancha.

3 – Resultado esperado

A selagem caseira promoverá brilho, vitalidade, maciez e gradativamente os fios serão reconstruídos.

Ampolas de hidratação – Como hidratar o cabelo ressecado

Por serem rápidas, baratas e práticas, as ampolas de hidratação são as mais procuradas para hidratar o cabelo ressecado, pois o seu resultado é imediato, diferente de máscaras que precisam de alguns minutos para agir.

1 – Como a ampola age?

O fio de cabelo é composto por uma camada externa, chamada cutícula, uma porção intermediária chamada córtex e outra interna, a medula. As ampolas de tratamento penetram entre essas partes, regenerando a forma dos fios e melhorando a resistência deles.

2 – Ou um ou outro.

Ampolas de tratamento e condicionadores têm uma função em comum: selar as cutículas do cabelo. Se você usar o condicionador antes das ampolas de tratamento, ele selará as cutículas do cabelo, impedindo a ação delas. Quando usar ampolas, abra mão do condicionador, e vice-versa.

3 – Atente ao rótulo

Além disso, as ampolas não devem ser misturadas a shampoo, condicionadores e cremes de hidratação. Isso pode alterar a fórmula dos dois produtos, anulando os benefícios. Um shampoo em que for adicionado o conteúdo de uma ampola, por exemplo, pode perder o seu poder adstringente de limpeza. Existem ampolas que podem ser misturadas em máscaras de hidratação, mas tem que se atentar ao rótulo se isso pode ocorrer.

Até a próxima!

Espero que após esse post, você consiga alcançar a hidratação do seu cabelo ressecado novamente, afinal, um cabelo hidratado é “o cabelo”.

Leave A Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.