Quer saber mais sobre o Cabelo Afro? Aqui você vai aprender boas práticas para que os seus fios (naturais ou não) cresçam saudáveis, fortes e bonitos.

Como limpar a escova de cabelo – Dicas para higienização

0 28

Neste post, você verá diversas dicas como limpar a escova de cabelo, afinal, elas precisam ser higienizadas para a saúde do nosso fio.

Como limpar a escova de cabelo

Muitas pessoas não sabem, entretanto, é de extrema importância fazer a higienização da escova de cabelo.

A escova estando não devidamente higienizada, pode provocar danos ao couro cabeludo, arrancar cabelos e, o pior de tudo, resultar até mesmo doenças, já que a falta de higienização favorece a proliferação de microorganismos.

Neste post, você verá diversas dicas como limpar a escova de cabelo, afinal, elas precisam ser higienizadas para a saúde do nosso fio. Lembrando que essas dicas são para as escovas de uso caseiro, e não de uso profissional.

Frequência – Como limpar a escova de cabelo

Pra algumas pessoas, limpar a escova já é uma grande novidade, imagina que esse hábito precisa ter uma certa certa frequência.

1- Devo lavar todo dia?

Como a escova é de uso extremamente pessoal e não profissional, é recomendável fazer uma higienização a cada 6 meses de uso?

Cat Getting Ready GIF by Garfield - Find & Share on GIPHY

2 – Demora muito?

Fazer a higienização dos utensílios pra cabelo não demora quase nada, então não é desculpa para cuidar da saúde do seu couro cabeludo.

Cuidados antes da lavagem – Como limpar a escova de cabelo

Antes de lavar corretamente a escova de cabelo, é preciso ter alguns cuidados importantes para uma higienização efetiva.

Cuidados?

Sim, antes de lavar, é preciso ter alguns cuidados com a escova de cabelo:

1 – Retire os fios de cabelo da escova

Primeiramente, retire com ajuda de um pente os fios de cabelos agarrados nas cerdas da escova, pois a sujeira e as partículas de pele tendem a se grudar neles.

2 – Mantenha a calma!

Arrancar os fios presos à escova de cabelos de uma vez amolece e danifica as cerdas além de comprometer a função da escova.

3 – Escovas possuem validade?

É necessário sempre estar renovando nossos objetos de estética, principalmente as escovas. Mas agora vamos falar de uma escova em especifico, aquelas que possuem bolinhas nas pontas das cerdas. Se essas cerdas começarem a sair, o ideal e trocar de escova para que ela não cause danos aos cabelos e principalmente ao couro cabeludo.

Como lavar? – Como limpar a escova de cabelo

Lavar a escova de cabelo é super fácil, não precisa ter muita habilidade e também não tem muito segredo, basta seguir as dicas que vou instruir a seguir

.

1 – O que é necessário?

Para higienizar a escova você pode fazer uma das seguintes soluções para uma limpeza efetiva:

  • Água quente + Duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio;
  • Shampoo neutro ou sabão neutro + água corrente + esponja macia.

2 – Minha escova está muito suja, e agora?

Se a sujeira estiver impregnada na escova de cabelo, coloque a escova de molho por 30 minutos em água e shampoo neutro.

3 – Dica extra

Se o material for de plástico, recomendo colocar de molho em um litro de água e uma colher de água sanitária, para desimpregnar a sujeira e também para a desinfecção do acessório.

É hora do enxague – Como limpar a escova de cabelo

O enxague parece ser algo totalmente simples e sem precauções, entretanto, nem tudo é tão fácil assim, e precisamos sempre estar atentos.

Como lavar corretamente escova de cabelos

O que tem demais em um simples enxague?

Na verdade, não existe nada de exótico em um enxague, é apenas banhar em água corrente, mas é preciso estar atento para o tipo do material que é utilizado na escova de cabelo.

1 – Escovas de madeira

As escovas para cabelo de madeira podem ser lavadas por inteiro, pois a matéria-prima recebe tratamento para suportar a umidade.

2 – Escovas metálicas

As escovas de cabelo por sua vez, devem metálicas devem ser enxugadas com pano limpo para evitar oxidação.

Secando a escova – Como limpar a escova de cabelo

Jamais lave a escova e a guarde sem ao menos secar, pois isso pode ocasionar na proliferação de fungos e bactérias.

Secando a escova

Sua escova de cabelos estará pronta para ser usada quando estiver completamente seca. Como secar? A seguir algumas dicas:

1 –  Nada de exposição

Deixe os acessórios secarem naturalmente em local ventilado longe do sol.

2 – Secador

Você pode usar também o ar frio do seu secador ou coloque-a sobre uma toalha e deixe secar até o dia seguinte. Evite também secá-los utilizando o ar quente secador ou estufa, isso compromete a qualidade e função do acessório.

Até a próxima!

Espero que tenha gostado desse post, e também espero que você siga as dicas com o cuidado com seus utensílios para o cabelo.

Quer dicas para a higienização de escovas de uso profissional? Comenta aqui e quem sabe em futuros posts essas dicas não aparecem por aqui.

Leave A Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.