Quer saber mais sobre o Cabelo Afro? Aqui você vai aprender boas práticas para que os seus fios (naturais ou não) cresçam saudáveis, fortes e bonitos.

Como tirar a caspa do cabelo

0 7

Neste post, você encontrará diversas dicas de como tirar a caspa do cabelo e exterminar esse mal da sua vida de uma vez por todas! Confira a seguir.

Como tirar a caspa do cabelo

A caspa é o excesso de descamação da pele do couro cabeludo, causando muitas vezes coceiras e inflamação. Tende a ocorrer com mais frequência em homens, podendo se manifestar no couro cabeludo, e na região do rosto como na barba, sobrancelhas e perto do nariz.

Naturalmente, todos nossos possuímos uma levedura em nosso couro cabeludo chamada Malasezia globosa, é algo normal ter essa espécie de funco, não se preocupe! Desta forma, este organismo microscópico sobrevive alimentando-se das moléculas de óleos da raiz do cabelo e deixa, como subproduto, o ácido oleico na região.

Cerca de grande parte da população possui sensibilidade a este ácido, ocasionando em descamação, coceira e vermelhidão, sintomas clássicos de um problema chamado caspa.

Neste post, você encontrará diversas dicas de como tirar a caspa do cabelo, além do tradicional shampoo anticaspa, que irão te ajudar a exterminar esse mal da sua vida de uma vez por todas! Confira a seguir.

Vinagre de Maçã – Como tirar a caspa do cabelo

Geralmente, quem é adepto a prática de low poo ou no poo tende a gerar caspa no cabelo com muito mais facilidade, já que a limpeza do couro cabeludo não é tão intensa.

Low Poo é uma técnica de cuidados com os cabelos na qual usa-se produtos com pouco sulfato e petrolatos em sua composição. Já a técnica no poo revoluciona a forma de limpar o cabelo, pois utiliza produtos condicionantes livres de sulfato, silicones e petrolatos.

1 – Vinagre de maçã também limpa

vinagre de maçã é uma substância que pode ser usada por quem pratica no poo e low poo, e de fato, é um dos produtos mais consumidos dentre quem faz essa técnica.

Muitos que tentam fazer o uso dessa técnica sempre acaba desistindo no meio do caminho devido o surgimento de caspas. Desse modo, citado anteriormente, o uso do vinagre de maçã elimina completamente a caspa.

No couro cabeludo, o vinagre de maçã ajuda a controlar bactérias e fungos que causam infecções e coceira. Isso ocorre porque o ácido alfa-hidroxi, presente na composição do vinagre de maçã, ajuda a esfoliar a pele do couro cabeludo e atua como anti-inflamatório, ajudando a combater a caspa.

2 – Como higienizar?

Por suas propriedades antifúngicas, o vinagre de maçã limpa o couro cabeludo, melhorando a descamação. Misture água e vinagre na mesma proporção o suficiente para limpar o couro cabeludo.

Massageie em movimentos circulares e enxague. Depois lave os cabelos normalmente; é como se fosse feita uma pré-lavagem.

3 – Cuidados necessários

Embora seja um produto que de fácil manuseio, estamos tratando de algo que é acido, dessa maneira, é necessário obter alguns cuidados para não prejudicar nossa saúde.

  • Se o uso contínuo do vinagre de maçã demonstrar efeitos indesejados descontinue-o, diminua a frequência ou aumente a quantidade de água da diluição.
  • vinagre de maçã contém ácidos acéticos que podem irritar ou queimar a pele. Sendo assim, nunca se esqueça de diluí-lo em água.
  • Evite o contato com os olhos. Se ocorrer, lave rapidamente com água corrente ou soro fisiológico.

Retire resíduos de modeladores – Como tirar a caspa do cabelo

Já foi citado anteriormente a importância da higienização dos fios, entretanto, vale ressaltar que é considerável frisar que retirar os resíduos de modeladores do couro cabeludo é indispensável.

1 – Retire os resíduos

Da mesma forma que a sujeira e a oleosidade, os restos de substâncias químicas dos produtos finalizadores (gel, pomada, pasta, cera) também se acumulam nos bulbos capilares.

Por isso você deve evitar desabar na cama depois da balada sem lavar o cabelo, aconselha o cabeleireiro. Os profissionais recomendam usar uma vez por semana shampoo anti-resíduos, que faz uma bela faxina no couro cabeludo.

Reduza seu estresse – Como tirar a caspa do cabelo

Ter uma vida saudável é indispensável para manter a saúde dos fios de cabelo, ou seja, é necessário relaxar para que os seus cabelos não sofram e resultem em queda ou proliferação da caspa.

1 – Leve a vida mais leve

Estudos mostram que uma boa parte das pessoas que reclamam de queda de cabelo apresenta ou apresentou algum tipo de estresse que pode ter sido causador da queda capilar.

Uma boa forma de reduzir seu estresse, cuidar do organismo e ainda prevenir a queda de cabelo é por meio da prática de atividades físicas. Se exercitar libera endorfinas que diminuem o estresse e consequentemente a queda de cabelos.

Não prender os fios molhados – Como tirar a caspa do cabelo

Parece uma coisa fútil e uma dica extremamente besta, entretanto, é uma dica extremamente valiosa e que merece mais reconhecimento e credibilidade.

1 – Cabelo molhado preso? Jamais!

O problema listado aqui não tem a ver com algo feito uma vez ou outra, e sim, algo realizado cotidianamente, entretanto, achar que vai reduzir o volume dos fios dando um bom nó pode causar a queda de cabelo, pois os fios estão fragilizados quando molhados. Além disso, manter o couro cabeludo molhado por muito tempo provoca fungos e cria caspa, além de enfraquecer a raiz e provocar a queda dos fios.

Cuide da alimentação – Como tirar a caspa do cabelo

Para garantir uma saúde efetiva do fio, é necessário começar de dentro para fora, ou seja, é necessário ter uma alimentação saudável.

1 – Alimentação saudável

O que comemos é essencial para fortalecer os fios e estimular o crescimento deles. Existem alguns alimentos que ajudam a evitar a queda de cabelo, como a carne vermelha, frutos do mar e leite.

2 – O que devo evitar?

Para acabar com a caspa no couro cabeludo é necessário evitar o consumo de alimentos ricos em gordura.

Evite acessórios – Como tirar a caspa do cabelo

Acessórios dão um charme a mais para qualquer look básico, entretanto, se você pretende acabar com a caspa no couro cabeludo, é melhor evitar alguns acessórios para a cabeça.

Acessórios contribuem para proliferação da caspa

O hábito frequente de utilizar acessórios como chapéus, gorros e bonés pode abafar a raiz dos cabelos.

1 – O que tem demais em acessórios?

O hábito irá dificultar o seu crescimento, e esses acessórios aumentam o risco de desenvolvimento de fungos e, por isso, devem ser evitados.

Banhos quentes – Como tirar a caspa do cabelo

Evitar banhos com água muito quente, pois ela estimula o surgimento e proliferação da caspa.

1 – Por que água quente faz mal?

Tomar banho com a água em temperatura extremamente elevado resseca o couro cabeludo, ocasionando com que o nosso organismo produza mais oleosidade para proteger a pele, o que piora a situação da caspa.

2 – Como evitar isso?

Para evitar este problema, deve-se usar água morna ou fria durante a lavagem do cabelo, e finalizar o banho com uma ducha de água fria na cabeça, pois isso irá diminuir a produção de sebo.

Hidrate-se – Como tirar a caspa do cabelo

A desidratação não causa a caspa, mas isso não significa que eles não esteja vinculada ao problema. Descubra como evitar que as coisas piorem. O que talvez você pode não saiba é que não beber água o suficiente pode afetar a saúde da raiz do seu cabelo (que também é pele), particularmente se você tem caspa.

1 – Por que a falta de água contribui para o surgimento de caspa?

Conhecemos o motivo do aparecimento dos flocos, mas nem todos sabem que o efeito da a desidratação o couro cabeludo pode piorar o problema. Isso ocorre porque a umidade é parte integrante da saúde da raiz, já que essa parte do corpo também é pele.

Quando é saudável, o couro cabeludo afasta substâncias ruins – como agentes irritantes, poluição e germes – e mantém as boas, como água e nutrientes.

Sem ingestão suficiente de água, a raiz pode se tornar seca e danificada, causando descamação, coceira, arranhões e chegando até a rachar a pele. Enfraquecida, a região perde efetividade como barreira entre o corpo e o ambiente.

1 – Como recuperar a hidratação?

Para recuperar a hidratação do couro cabeludo é necessário tomar no mínimo 2 litros de água diariamente, além disso, é necessário lavar o cabelo com produtos hidratantes e fazer hidratações constantemente.

Dormir de cabelo molhado – Como tirar a caspa do cabelo

Evitar dormir com os cabelos molhados ou úmidos caso você queira se livrar da caspa, seque com secador para dormir.

1 – Por que não dormir de cabelo molhado?

Além da quebra dos fios, dormir com o cabelo molhado faz com que o couro cabeludo se transforme em um habitat quente e úmido, ideal para a proliferação de fungos. Eles agem aumentando a seborreia local, causando a descamação do couro cabeludo, conhecida popularmente como caspa.

Com esses problemas instalados, pode ocorrer uma evolução, resultando na queda dos fios.

Lavagem – Como tirar a caspa do cabelo

Até o modo como lavamos nosso cabelo pode influenciar no surgimento da caspa, então, é necessário ter alguns cuidados durante a lavagem.

1 – Nada de unhas

Não esfregar com as unhas o couro cabeludo, pois isso poderá causar ferimentos na cabeça. Massagear com a ponta dos dedos, em movimentos suaves e circulares.

2 – Seja suave

Esfregar o couro cabeludo vigorosamente não faz nenhum bem para seu cabelo. Ao contrário, fazer o uso de força bruta ativa as glândulas sebáceas, que passam a produzir mais óleo, deixando o cabelo sujo antes do tempo. Sendo assim, aplique o shampoo no cabelo molhado e faça manobras suaves, massageando levemente a cabeça com as pontas dos dedos.

Até a próxima!

Espero que após esse post, você nunca mais sofra de coceira e que a sua camiseta preta jamais fique repleta de flocos brancos! Que essas dicas seja de extrema importância para você se livrar deste problema.

Leave A Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.