Quer saber mais sobre o Cabelo Afro? Aqui você vai aprender boas práticas para que os seus fios (naturais ou não) cresçam saudáveis, fortes e bonitos.

Como tirar o frizz do cabelo

0 22

Neste post, você encontrará diversas dicas de como tirar o frizz do cabelo, algo que tanto nos deixa desconfortáveis. Confira a seguir.

Como tirar o frizz do cabelo

O frizz é uma característica natural de quem adere ao cabelo crespo ou cacheado, entretanto, é algo que incomoda muitas pessoas, e por sua vez, pode ser evitado.

Neste post, você encontrará diversas dicas de como tirar o frizz do cabelo, algo que tanto nos deixa desconfortáveis. Confira a seguir.

Afinal, o que é o frizz? – Como tirar o frizz do cabelo

É preciso entender o que é o frizz e como ele surge antes de querer acabar com ele, afinal, se você entender o porquê ele se forma, você irá mudar alguns hábitos para que ele seja evitado.

1 – O que é o frizz?

O frizz é um fenômeno estático, e o atrito é responsável pelo aumento dos arrepiados.

Seque da maneira correta – Como tirar o frizz do cabelo

Existem diversas maneiras de secar o cabelo, e por sua vez, também existem diversas formas de como não secar o cabelo. Dependendo da maneira de como você seca seu cabelo após o banho, irá interferir se seu cabelo acumulará mais frizz.

1 – Como não secar

Jamais ouse esfregar a toalha nos fios, isso faz com que um atrito seja criado fazendo com que os fios se arrepiem.

Não use a toalha comum, pois ela rouba a umidade natural dos fios e faz com que ele se arrepie.

Não use o secador em temperatura muito alta e também não aproxime-o tão perto dos seus cabelos.

2 – Como secar

O secador pode ser nosso amigo se utilizado de maneira correta. Use de maneira moderada e sempre faça uso de um protetor térmico. Adapte-o com um difusor e sempre o seque de baixo para cima, de forma que seus cachos sejam estimulados. Ao terminar de usar o secador, sempre faça o uso de um reparador de pontas para ele se manter sempre sedoso.

Substitua a toalha comum por uma de microfibra, papel toalha ou melhor ainda, uma camiseta velha de algodão, estes produtos absorvem a água com mais facilidade evitando a queda do fio e o frizz.

Lavagem – Como tirar o frizz do cabelo

Até a lavagem pode influenciar na aparição dos tão indesejáveis frizz, e você pode evitar isso mudando seus hábitos. A maioria dos shampoos possuem em suas composições agentes sufactantes extremamente fortes, esses agentes são nada menos que substâncias responsáveis pela limpeza dos fios. Além disso, também são compostos insolúveis presentes nas máscaras, como por exemplo, óleos minerais.

1 – Sulfato

Infelizmente, os sulfatos presentes no shampoo detonam e ressecam os fios, provocando, entre muitos efeitos, o frizz. Para que esse frizz seja evitado, tente mudar sua rotina, não higienize os seus cabelos com tanta frequência utilizando esses tipos de produto.

Para utilizar de técnicas alternativas de lavagem, tente aplicar a técnica low poo, que limpa apenas o necessário, durante a semana e lave com o shampoo comum, com limpeza mais profunda, apenas uma vez na semana.

2 – Evite água quente

Frizz no topo da cabeça pode ser explicado apenas de uma única forma: banho quente. Tomar banho com a água em temperatura extremamente elevado resseca o couro cabeludo, ocasionando com que o nosso organismo produza mais oleosidade para proteger a pele, o que piora a situação da caspa e surgimento do frizz.

Para evitar este problema, deve-se usar água morna ou fria durante a lavagem do cabelo, e finalizar o banho com uma ducha de água fria na cabeça, pois isso irá diminuir a produção de sebo.

3 – Ultimo enxágue

O ultimo enxague funciona como algo que irá selar os fios, sendo assim, após terminar de lavar o cabelo, invista no ultimo enxágue com água gelada.

Hora de dormir – Como tirar o frizz do cabelo

A hora de dormir influencia muito no controle dos fios, nem no momento do nosso soninho podemos ser relaxados com o cuidados dos nossos fios.

1 – Troque sua fronha

Alguns tecidos aumentam a estática, favorecendo o aparecimento do frizz. É recomendável substituir as fronhas de algodão pelas fronhas de cetim, ou enluve seus cabelos com ela, diminuindo drasticamente o frizz do dia seguinte, de forma que ao invés do seu cabelo embolar no algodão, ele irá deslizar no cetim.

Enquanto o algodão gera atrito com os cabelos, desmanchando os cachos e provocando frizz, o cetim deixa os fios deslizarem mais suavemente. O resultado são cabelos mais alinhados e bonitos na manhã seguinte!

2 – Prenda o cabelo

Para que seus cachos não fiquem amassados ou sejam desmanchados durante sua noite de sono, prenda-os em um coque abacaxi, isso diminuirá o atrito com a fronha e te renderá muitos day after.

Cronograma Capilar – Como tirar o frizz do cabelo

Cuidar de um cabelo exige uma rotina, ou seja, você não vai conseguir manter cuidados de sem estabelecer um cronograma capilar. Quando o cabelo está em falta de óleos, água ou até queratina, o frizz aparece. Para repor todos esses nutrientes que os cabelos precisam é preciso estabelecer um cronograma capilar.

1 – O que é?

O cronograma capilar é uma rotina de cuidados que você tem com os seus cabelos, com a finalidade de recuperar a vida dos fios. O método considera as particularidades de cada caso de forma completa, por isso é tão eficiente.

Quem disse que hidratar de mais é bom? Se hidratar de menos é ruim, imagina hidratar o que não tem necessidade! Tome cuidado com o cronograma capilar, isso pode prejudicar muito. Por isso é importante seguir as necessidades do seu fio.

O cronograma consegue repor água, nutrientes, lipídios e proteínas que os cabelos perdem diariamente.Saiba aprofundadamente o que é um cronograma capilar.

Umectação – Como cuidar de cabelos cacheados

A umectação além de nutrir, ajuda a recuperar os cabelos danificados e pontas duplas, principalmente, nos fios cacheados que sofrem com o ressecamento natural por conta do formato dos cachos, ou seja, a umectação repõe o que o fio está necessitado.

Esse procedimento é baseado na aplicação de óleo vegetal nos cabelos como forma de repor lipídios, ou seja gordura. Isso não significa necessariamente que o cabelo vai ficar seboso ou engordurado, os cabelos mais secos como os cacheados precisam da reposição de óleo para ganhar brilho, maciez e leveza, e a umectação capilar faz isso por você!

1 – Aplicar em cabelos limpos ou sujos?

Cabelos limpos ou sujos não importa, o importante é estar seco! Estando seco, a cutícula do fio absorve melhor os nutrientes existentes no produto, no caso, o óleo de coco.

2 – Como aplicar?

Para aplicar o óleo de coco, é necessário enluvar mecha por mecha do cabelo, dando prioridade para as pontas e massageando o couro cabeludo.

3 – Quando sei que é a hora de tirar?

Para obter um bom resultado da aplicação do óleo de coco, é necessário deixa-lo agir no mínimo duas horas, retirando o produto com uma lavagem normal utilizando shampoo e condicionador.

Pentear – Como tirar o frizz do cabelo

Pentear o cabelo é uma atividade muito complicada para quem possui o com curvaturas, principalmente para quem tem o cabelo crespo.

1 – Abandone as escovas de plástico

Para dar tchau para o frizz é necessário abandonar a escova de plástico e dar boas vindas para o pente de madeira. A madeira evita a eletrização dos fios, diminuindo frizz e quebra do cabelo.

Pentes de madeira para diminuir o frizz.

Vinagre de Maçã – Como tirar o frizz do cabelo

O vinagre de maçã, ou vinagre de cidra, é um vinagre feito de suco de maçã fermentado. É feito esmagando maçãs e espremendo o suco. O vinagre sela as cutículas, diminuindo o frizz e deixando o cabelo mais brilhoso

1 – Misturando com condicionador

Para cada 150 ml de condicionador, é adicionado 50 ml de vinagre de maçã. Geralmente os condicionadores são vendidos a 200 ml, mas após duas ou três utilizações após lavagem, já tem o espaço necessário para adicionar a quantidade de vinagre de maçã.

Utilizar o vinagre de maçã juntamente com o condicionador é uma maneira de potencializar a função condicionante, ou seja, dará um brilho maior para o fio e selará melhor as cutículas.

1 – Reconstrução capilar

A queratina é uma proteína importantíssima que garante resistência, força e elasticidade aos fios. Geralmente cabelos ressecados, quebradiços e porosos são os que apresentam deficiência dessa proteína e por isso precisam de uma reconstrução capilar.

Para realizar uma porção de reconstrução, você irá precisar de 2 colheres de máscara de hidratação para cada uma colher de vinagre de maçã.

Como se trata de uma mistura com um componente industrializado, é necessário seguir o rótulo, ou seja, respeite o tempo indicado na embalagem da máscara de hidratação.

1 – Enxágue

Antes de qualquer coisa, é preciso diluir 50 ml de vinagre em 100 ml de água, ou um pouco mais.

Retire o excesso de água com a toalha, e em seguida aplique no cabelo a mistura do vinagre de maçã com água massageando bastante. Deixe agir por 5 a 10 minutos.

A mistura de vinagre e água deve ser utilizada após o uso do condicionador, pois é o vinagre que vai agir no seu cabelo acidificando-o, selando as camadas dos fios e protegendo-os contra ações externas. Não é preciso enxaguar.

Até a próxima!

Espero que após esse post você consiga evitar algo que tanto te incomoda, mas se não conseguir, faça do frizz seu aliado e aposte em um cabelo volumoso

Leave A Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.