Quer saber mais sobre o Cabelo Afro? Aqui você vai aprender boas práticas para que os seus fios (naturais ou não) cresçam saudáveis, fortes e bonitos.

Como usar azeite no cabelo

0 17

Neste post, você encontrará diversas dicas de como usar azeite no cabelo. Confira a seguir.

Como usar azeite no cabelo

Direto da culinária para a estética. O azeite de oliva extravirgem está fazendo cada vez mai sucesso quando o assunto é cuidados com o cabelo devido ao seu resultado extremamente eficaz.

Neste post, você encontrará diversas dicas de como usar azeite no cabelo, de forma que você irá conseguir obter resultados incríveis. Confira a seguir.

Benefícios – Como usar azeite no cabelo

O azeite de oliva extravirgem é muito utilizado na culinária e é reconhecido por seus benefícios e vitaminas. Para os cabelos, esse ingrediente é um poderoso aliado, pois hidrata, dá brilho aos fios e penetra profundamente no fibra capilar, repondo os nutrientes necessários.

1 – Quais benefícios?

Utilizar o azeite de oliva extravirgem pode promover diversos benefícios, e eu posso listar alguns, tais como:

  • Redução de caspas e piolhos
  • Diminuição das pontas duplas
  • Força e brilho
  • Facilidade para manuseio
  • Cabelos macios
  • Estímulo ao crescimento
  • Retenção de umidade
  • Redução da queda de cabelo
  • Supressão de infecções

Umectação – Como usar azeite no cabelo

A umectação além de nutrir, ajuda a recuperar os cabelos danificados e pontas duplas, principalmente, nos fios cacheados que sofrem com o ressecamento natural por conta do formato dos cachos, ou seja, a umectação repõe o que o fio está necessitado.

1 – Aplicar em cabelos limpos ou sujos?

Cabelos limpos ou sujos não importa, o importante é estar seco! Estando seco, a cutícula do fio absorve melhor os nutrientes existentes no produto, no caso, o azeite de oliva.

2 – Como aplicar?

Para aplicar o azeite de oliva, é necessário enluvar mecha por mecha do cabelo, dando prioridade para as pontas e massageando o couro cabeludo.

3 – Quando sei que é a hora de tirar?

Para obter um bom resultado da aplicação do azeite de oliva, é necessário deixa-lo agir no mínimo duas horas, retirando o produto com uma lavagem normal utilizando shampoo e condicionador.

Umectação noturna – Como usar azeite no cabelo

Para quem possui uma rotina apertada e não tem disponibilidade de tempo para fazer longas hidratações, a umectação noturna é o procedimento ideal, afinal, o produto estará agindo enquanto você tem uma excelente noite de sono.

1 – Para quem é ideal a umectação noturna?

É ideal para fios muito danificados, ressecados e com frizz, pois fortalece e dá brilho à fibra capilar.

2 – Como fazer a umectação noturna?

Primeiramente, aplique um pouco do óleo mecha por mecha e até mesmo na raiz, entretanto, tenha muito cuidado com o excesso para não escorrer. Massageie o couro cabeludo, pois estimula a circulação sanguínea e o crescimento dos fios saudáveis. Enrole um tecido, que pode ser uma camiseta velha, ao redor da cabeça e durma normalmente, através desse tecido, o óleo vai hidratar e criar uma espécie de gordura em volta dos fios, impedindo que a nutrição saia facilmente. Pela manhã, enxágue os cabelos com água fria e lave duas vezes com um shampoo específico para o seu tipo. Em seguida, aplique um pouco de condicionador somente nas pontas.

Condicionador Natural – Como usar azeite no cabelo

O condicionador tem como função devolver o óleo natural para o cabelo, fazendo com que fiquem condicionados e adquiram uma camada protetora,  essencial para o brilho e a nutrição.

1 – Condicionador de azeite de oliva

O azeite de oliva é um excelente condicionador natural para melhorar o aspecto dos fios e deixar seu cabelo mais bonito, devido à sua textura oleosa e ao seu alto teor de nutrientes essenciais.

Sua aplicação ajuda a desembaraçar os fios e, ao mesmo tempo, os deixa com brilho e um aspecto saudável.

2 – Como condicionar?

Primeiramente, aqueça um pouco de azeite de oliva no micro-ondas ou em banho maria e deixe repousar até chegar a uma temperatura tolerável para os cabelos. Quando estiver pronto, separe várias mechas e aplique o produto sobre os fios e o couro cabeludo. Se seu cabelo tende à oleosidade, aplique somente da metade até as pontas dos fios. Cubra o cabelo com uma touca de banho e deixe agir por 15 minutos. Por fim, enxágue com água morna e repita o uso 2 vezes por semana.

Máscara hidratante – Como usar azeite no cabelo

Os ácidos graxos que este tipo de azeite contêm são úteis para contrabalancear os desequilíbrios das glândulas sebáceas do couro cabeludo, dessa forma, ao ser absorvido, evita que o cabelo resseque.

Ao mesmo tempo, oferece nutrientes essenciais para mantê-lo forte e hidratado. Dessa forma, você vai conseguir obter um brilho natural que deixará seu cabelo mais bonito.

Existem diversas misturinhas que podemos utilizar o azeite de oliva como um excelente potencializador para melhorar o resultado da hidratação.

1 – Mistura de óleos

Em primeiro lugar, misture partes iguais de azeite de oliva com óleo de coco. Em seguida, aplique por todo o couro cabeludo. Deixe essa explosão de óleos agir por 30 minutos.  Por fim, enxágue com bastante água fria. Se o seu cabelo estiver extremamente ressecado e com aspecto opaco, repita seu uso 2 ou 3 vezes por semana.

2 – Máscara de azeite com mel

Essa máscara possui sua composição totalmente natural, e é ideal para cabelos extremamente maltratados, afinal o mel misturado ao azeite revitaliza os fios maltratados, seja por produtos químicos ou pela poluição no meio ambiente, pois através dessa mistura, é acionado os ácidos graxos que promovem a regeneração celular, afinal, é antioxidante

Misture três partes de azeite de oliva com uma parte de mel orgânico e aplique a mistura sobre os cabelos. Em seguida, cubra com uma touca de banho e deixe agir por 40 a 50 minutos. Enxágue com água morna e repita uma vez por semana.

Tratamento para as pontas duplas – Como usar azeite no cabelo

Nem sempre o corte é a única solução possível para acabar de uma vez com as pontas duplas, o azeite de oliva pode ser uma ferramenta que irá auxiliar em seu reparo.

1 – Por que o azeite melhora pontas duplas?

Seus nutrientes essenciais selam os fios danificados, graças ao seu efeito hidratante, e evitam que os fios se quebrem e fiquem ressecados. Dessa forma, certamente você irá desfrutar de um cabelo muito mais bonito e muito mais sedoso.

2 – Como utilizar?

Primeiramente, aqueça duas colheres de azeite de oliva extravirgem. Em seguida, aplique sobre as pontas do cabelo. Deixe agir durante a noite e repita seu uso todos os dias até notar a diferença das pontas.

Tratamento para controlar o frizz – Como usar azeite no cabelo

Uns amam abusar do frizz, afinal, dá um aspecto mais volumoso para o cabelo, outros nem tanto, preferem manter os cachos totalmente alinhados e certinhos. O azeite de oliva é um aliado perfeito para manter a ordem dos cachos

Apenas algumas gotas de azeite sobre as fibras do cabelo proporcionam um brilho extra, ao mesmo tempo em que evitam esse incômodo efeito elétrico.

cabelo mais bonito

1 – Como acabar com o frizz?

Aplique uma pequena quantidade de azeite de oliva sobre as palmas das mãos e massageie o cabelo por alguns minutos. Não enxágue, a fim de que o azeite seja absorvido, e penteie o cabelo. Após isso, finalize o cabelo como de costume, utilizando creme de pentear ou qual produto for de sua preferência. Use sempre que desejar um penteado perfeito.

Esfoliação – Como usar azeite no cabelo

Muitas vezes deixamos passar batido, o ignoramos, entretanto, o couro cabeludo também precisa de um tratamento que permita remover as células mortas retidas em sua superfície.

Felizmente, combinando azeite de oliva com um pouco de sal ou bicarbonato podemos preparar um esfoliante natural para realizar essa tarefa, fornecendo o devido cuidado e tratamento que o nosso couro cabeludo merece.

1 – Como esfoliar?

Primeiramente, é necessário preparar uma pasta espessa contendo azeite de oliva e sal grosso ou bicarbonato. Aplique essa mistura por todo o couro cabeludo. Faça uma massagem durante alguns minutos para ativar a circulação e facilitar a absorção dos produtos. Por fim, enxágue com água morna e aplique a mistura ao menos uma vez por mês.

Até a próxima!

Aposto que depois desse post, você notou que existem diversas maneiras de aproveitar os benefícios com a finalidade de auxiliar nos cuidados com o cabelo propostos pelo azeite de oliva. Tente incorporá-lo em sua rotina de beleza e comprove por si mesma todas as suas propriedades para valorizar ainda mais seus cabelos.

Não esqueça de ler os outros posts, aqui tem muitas dicas que ajudaram muito nos cuidados com os seus fios

Leave A Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.