Quer saber mais sobre o Cabelo Afro? Aqui você vai aprender boas práticas para que os seus fios (naturais ou não) cresçam saudáveis, fortes e bonitos.

Como usar óleo de rícino no cabelo

0 51

Neste post, você encontrará diversas dicas de como usar óleo de rícino no cabelo. Confira!

Como usar óleo de rícino no cabelo

O óleo de rícino é extraído da folha de mamona, e é uma substância que está fazendo muito sucesso no mundo estético, de forma que está sendo muito utilizado para a hidratação dos cabelos.

É extremamente simples o uso de óleo de rícino, e ele pode ser encontrado em farmácias e perfumarias. Neste post, você encontrará diversas dicas de como usar óleo de rícino no cabelo. Ficou curioso? Confira a seguir!

Quais os benefícios em usar óleo de rícino? – Como usar óleo de rícino no cabelo

O óleo de rícino é muito procurado pois ele é um excelente método em que auxilia no crescimento dos fios de cabelo.

1 – Propriedades

Rico em ômega 6 e ômega 9, o óleo de rícino pode oferecer maior volume ao fio de cabelo, de forma que o cabelo será restaurado resultando em um crescimento de cabelos mais fortes.

2 – Por que isso ocorre?

Isso ocorre porque esse ácido graxo estimula o couro cabeludo e os folículos pilosos (local onde os cabelos nascem). Além de auxiliar no crescimento do fio, estes nutrientes também ajudam a melhorar a aparência do fio de cabelo, já que ele sela as cutículas, impossibilita que os cabelos fiquem com aspecto frizzado e ressecado, dando brilho aos cabelos e uma aparência mais sedosa.

3 – Benefícios

O óleo extraído da mamona, o rícino, causa restauração e crescimento de cabelos mais fortes, diminui a queda e quebra frequente do fio, promove hidratação dos fios, combate a caspa e controla a oleosidade excessiva.

Máscara de hidratação – Como usar óleo de rícino

Utilizando o óleo de rícino no cabelo juntamente com uma máscara de hidratação, o efeito proposto da máscara será potencializado.

1 – Máscara neutra

Escolha uma máscara de hidratação neutra, ou seja, não pode ter na composição óleos minerais, nem parafina líquida. Esteja sempre prestando atenção no rótulo.

2 – Qual a fórmula

Para cada 200ml de máscara de hidratação, é recomendado uma colher de sopa de óleo de rícino.

3 –  Enluve o cabelo

Aplique a mistura mecha por mecha e enluve calmamente para que o produto penetre no cabelo. Massageie bem o couro cabeludo para estimular a corrente sanguínea no couro cabeludo, resultando no crescimento do cabelo.

4 –  Retire sem deixar resíduos

Siga o tempo indicado de espera contido na embalagem do produto que você utilizou como base para essa mistura e retire tudo, sem deixar resíduos.

Utilizando o próprio óleo – Como usar óleo de rícino no cabelo

Também é possível fazer uma hidratação sem utilizar nada como base para se misturar com o óleo, apenas utilizando o óleo de rícino como agente hidratante.

1 – Como aplicar?

Com os cabelo seco, separe mecha por mecha e aplique o óleo no cabelo enluvando com muito precisão. Lembrando que sempre devemos começar da raiz até as pontas, massageando o couro cabeludo e dando preferência para as pontas

Umectação noturna – Como usar óleo de rícino no cabelo

A umectação noturna é ideal para aqueles cabelos que gritam por socorro, ou seja, cabelos extremamente danificados, de forma que esse método é muito eficaz para a recuperação dos fios.

Para quem possui uma rotina apertada e não tem disponibilidade de tempo para fazer longas hidratações, a umectação noturna é o procedimento ideal, afinal, o produto estará agindo enquanto você tem uma excelente noite de sono.

1 – Para quem é ideal a umectação noturna?

A umectação noturna é ideal para fios muito danificados, ressecados e com frizz, pois fortalece e dá brilho à fibra capilar. Com certeza é um método extremamente simples, entretanto, muito eficaz em seu resultado.

2 – Como fazer a umectação noturna?

Primeiramente, aplique um pouco do óleo mecha por mecha e até mesmo na raiz, entretanto, tenha muito cuidado com o excesso para não escorrer.

Massageie o couro cabeludo, pois estimula a circulação sanguínea e o crescimento dos fios saudáveis.

3 – Vai sujar meu travesseiro inteiro!

Não vai não! Enrole um tecido, que pode ser uma camiseta velha, ao redor da cabeça e durma normalmente, através desse tecido, o óleo vai hidratar e criar uma espécie de gordura em volta dos fios, impedindo que a nutrição saia facilmente.

4 – Como lavar?

Pela manhã, enxágue os cabelos com água fria e lave duas vezes com um shampoo específico para o seu tipo. Em seguida, aplique um pouco de condicionador somente nas pontas.

Finalização – Como usar óleo de rícino no cabelo

O óleo de coco é muito queridinho na hora da finalização das crespas e cacheadas, pois além de promover a nutrição do fio, ele dá um aspecto de saudável e brilhoso inexplicável.

1 – Como finalizar?

Após finalizar o cabelo normalmente com creme de pentear, geleia ou o que você utiliza, esquente o óleo de coco esfregando a palma das mão e aplique despretensiosamente no cabelo.

2 – Técnica LOC

Essa técnica é muito conhecida no mundo cacheado, e consiste em uma finalização seguindo as seguintes etapas: Líquido, Óleo, Creme, ou seja, LOC. Uma verdadeira bomba de hidratação.

Para essa técnica, você pode esborrifar no cabelo água ou soro fisiológico, usar em seguida o óleo de rícino, e por último, um creme com uma base neutra que vai de acordo com a curvatura dos seus fios e atende as necessidades do seu cabelo.

Até a próxima!

Espero que após esse post, você venha ter resultados incríveis com seu fio, pois um fio hidratado, chama a atenção por onde passa!

Não se esqueça de ler os outros posts, sempre temos dicas maravilhosas que com certeza ajudarão nos cuidados com seus fios.

Leave A Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.