Quer saber mais sobre o Cabelo Afro? Aqui você vai aprender boas práticas para que os seus fios (naturais ou não) cresçam saudáveis, fortes e bonitos.

Como usar vinagre de maçã no cabelo

0 11

Neste post, você encontrará diversas dicas de como usar vinagre de maçã no cabelo. Confira a seguir.

Como usar vinagre de maçã no cabelo

Não, esse post não será como temperar uma travessa de salada, mas um ingrediente que se destaca no molho será um grande aliado para o seu cabelo, o vinagre, especificamente, o vinagre de maçã.

Neste post, você encontrará diversas dicas de como usar vinagre de maçã no cabelo. Ficou curioso como usar esse ingrediente da cozinha como seu aliado para cuidados com o cabelo? Confira a seguir!

Vinagre de maçã – Como usar vinagre de maçã no cabelo

O vinagre de maçã, ou vinagre de cidra, é um vinagre feito de suco de maçã fermentado. É feito esmagando maçãs e espremendo o suco.

1 – O que tem de mais no vinagre de maçã?

É um potente anti-inflamatório natural que possui em sua composição mais de 93 componentes nutricionais, vitaminas, sais minerais, enzimas, aminoácidos, pectina e betacaroteno. Rico em vitamina E, é antidepressivo e um poderoso antioxidante.

2 – Qual a lógica de usar no meu cabelo?

Além de melhorar a saúde, o vinagre de maçã também pode ser utilizado esteticamente para tratar a pele e os cabelos. Seu maior lucro ocorre ao fato que o vinagre de maçã possui o pH igual ao de nossa pele e cabelo (levemente ácido), tornando-o perfeitamente compatível.

Onde encontro? – Como usar vinagre de maçã no cabelo

O vinagre de maçã muitas das vezes passa desapercebido pelo consumidor, entretanto, é  muito fácil de ser encontrado.

1 – Onde encontro?

Geralmente, o vinagre de maçã por ser um pouco mais caro do que os vinagres tradicionais, é somente encontrado em prateleiras de supermercados.

2 – É possível fazer vinagre de maçã em casa!

Você consegue facilmente fazer vinagre de maçã em casa, e para isso, só irá precisar de: 1 kg de maça vermelha e orgânicas, 2 xícaras de açúcar mascavo e 1,5 a 2 litros de água mineral.

Para preparar, primeiramente é necessário picar as maças em cubinhos pequenos, colocar dentro de um pote grande de vidro, necessariamente tem que ser de  vidro.

Em seguida, adicione o açúcar mascavo, e despeje a água até cobrir tudo. Misture tudo com uma colher de pau.

Após isso, tampe seu pote com uma luva de plastico, coloque um elástico na borda para que a luva não escape, faça um furo com uma agulha no terceiro dedo.

Deixe descansar por 45 dias em algum lugar fresco e escuro. Tem que ser feito esse processo para que esse liquido vire um vinagre. Passado os 45 dias, coe esse vinagre dentro de outro pote de vidro passando por uma peneira. Tampe o vidro com um lenço e elástico, deixe descansar por mais 30 dias.

Depois de 30 dias, coe novamente seu vinagre agora você pode colocar em qualquer pote de vidro que preferir, pode ser garrafas ou garrafinhas, atenção, sempre de vidro. Tampe e está pronto para ser utilizado.

No condicionador – Como usar vinagre de maçã no cabelo

O vinagre de maçã pode ser utilizado juntamente com o condicionador como uma forma de potencializar o efeito esperado do condicionador.

1 – A mistura

Para cada 150 ml de condicionador, é adicionado 50 ml de vinagre de maçã. Geralmente os condicionadores são vendidos a 200 ml, mas após duas ou três utilizações após lavagem, já tem o espaço necessário para adicionar a quantidade de vinagre de maçã.

2 – O que devo esperar com isso?

Utilizar o vinagre de maçã juntamente com o condicionador é uma maneira de potencializar a função condicionante, ou seja, dará um brilho maior para o fio e selará melhor as cutículas.

Reconstrução – Como usar vinagre de maçã no cabelo 

A queratina é uma proteína importantíssima que garante resistência, força e elasticidade aos fios. Geralmente cabelos ressecados, quebradiços e porosos são os que apresentam deficiência dessa proteína e por isso precisam de uma reconstrução capilar.

1 – A mistura

Para realizar uma porção de reconstrução, você irá precisar de 2 colheres de máscara de hidratação para cada uma colher de vinagre de maçã.

2 – Quanto tempo deixar?

Como se trata de uma mistura com um componente industrializado, é necessário seguir o rótulo, ou seja, respeite o tempo indicado na embalagem da máscara de hidratação.

Enxague – Como usar vinagre de maçã no cabelo

O uso do vinagre de maçã como enxágue final, resulta um aspecto indescritível para o cabelo.

1 – Diluindo

Antes de qualquer coisa, é preciso diluir 50 ml de vinagre em 100 ml de água, ou um pouco mais.

2 – Como fazer?

Retire o excesso de água com a toalha, e em seguida aplique no cabelo a mistura do vinagre de maçã com água massageando bastante. Deixe agir por 5 a 10 minutos.

3 – Enxague final

A mistura de vinagre e água deve ser utilizada após o uso do condicionador, pois é o vinagre que vai agir no seu cabelo acidificando-o, selando as camadas dos fios e protegendo-os contra ações externas. Não é preciso enxaguar.

Para que serve? – Como usar vinagre de maçã no cabelo

Antes de conhecer a serventia do vinagre de maçã, precisamos primeiro entender como ele funciona nas madeixas. Quando o PH do nosso cabelo está normal, ele permanece ácido. Entretanto, quando submetemos os nossos fios a procedimentos químicos, como alisamentos ou colorações, o PH se eleva, tornando-os neutros ou alcalinos, ou seja, os fios perdem a sua acidez.

Fios com PH elevado acabam apresentando escamas abertas, o que promove fios vulneráveis, afinal, a capacidade de reter líquidos e nutrientes acaba sendo afetada, promovendo madeixas opacas e fragilizadas.

O vinagre de maçã, por sua vez, possui um PH altamente ácido e, por este motivo, é usado para reequilibrar o PH do cabelo, baixando o seu nível e tornando os fios ácidos novamente.

1 – Benefícios

Fazer o uso do vinagre de maçã no cabelo resulta em diversos benefícios, tais como: deixa o fio brilhoso e equilibra o pH, elimina organismos nocivos, fornece vitaminas, combate a caspa e diminui a queda do fio.

Técnica Low Poo ou No Poo – Como usar

Low Poo é uma técnica de cuidados com os cabelos na qual usa-se produtos com pouco sulfato e petrolatos em sua composição. Já a técnica no poo revoluciona a forma de limpar o cabelo, pois utiliza produtos condicionantes livres de sulfato, silicones e petrolatos.

1 – Vinagre de maçã também limpa

vinagre de maçã é uma substância que pode ser usada por quem pratica no poo e low poo, e de fato, é um dos produtos mais consumidos dentre quem faz essa técnica.

Muitos que tentam fazer o uso dessa técnica sempre acaba desistindo no meio do caminho devido o surgimento de caspas. Desse modo, citado anteriormente, o uso do vinagre de maçã elimina completamente a caspa.

No couro cabeludo, o vinagre de maçã ajuda a controlar bactérias e fungos que causam infecções e coceira. Isso ocorre porque o ácido alfa-hidroxi, presente na composição do vinagre de maçã, ajuda a esfoliar a pele do couro cabeludo e atua como anti-inflamatório, ajudando a combater a caspa.

2 – Como higienizar?

Por suas propriedades antifúngicas, o vinagre de maçã limpa o couro cabeludo, melhorando a descamação. Misture água e vinagre na mesma proporção o suficiente para limpar o couro cabeludo.

Massageie em movimentos circulares e enxague. Depois lave os cabelos normalmente; é como se fosse feita uma pré-lavagem.

Cuidados necessários – Como usar vinagre de maçã no cabelo

Embora seja um produto que de fácil manuseio, estamos tratando de algo que é acido, dessa maneira, é necessário obter alguns cuidados para não prejudicar nossa saúde.

1 – No meu cabelo não funcionou!

Se o uso contínuo do vinagre de maçã demonstrar efeitos indesejados descontinue-o, diminua a frequência ou aumente a quantidade de água da diluição.

2 – Dilua!

vinagre de maçã contém ácidos acéticos que podem irritar ou queimar a pele. Sendo assim, nunca se esqueça de diluí-lo em água.

3 – Proteja os olhos!

Evite o contato com os olhos. Se ocorrer, lave rapidamente com água corrente ou soro fisiológico.

Até a próxima!

Espero que após esse post repleto de dicas incríveis, você venha trazer o vinagre de maçã para sua rotina de cuidados com o cabelo.

Leave A Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.