Quer saber mais sobre o Cabelo Afro? Aqui você vai aprender boas práticas para que os seus fios (naturais ou não) cresçam saudáveis, fortes e bonitos.

Crescimento Capilar – 5 plantas poderosas para usar

7

A natureza tem muitos ingredientes que trazem verdadeiros benefícios para o nosso organismo e isso inclui a saúde dos cabelos. Portanto, se você anda tendo problemas de crescimento capilar e está ansiosa (o) para ter fios mais fortes e longos, acompanhe este artigo.

Aqui vamos ensinar como usar o poder da natureza escolhendo as plantas certas para deixar seus fios impecáveis. Boa leitura!

Sobre o crescimento capilar

Existem vários fatores que afetam o crescimento dos cabelos. Isso inclui alterações hormonais, doenças, oleosidade, agressões externas etc. Tudo isso pode mudar a estrutura do fio, tornando-a mais frágil, ou gerar modificações na fase do desenvolvimento capilar, deixando-a mais curta.

No primeiro caso, o cabelo passa a sofrer quebra constante e, consequentemente, não evolui. Já na segunda situação, o que ocorre é que o fio não consegue passar por todo o processo de crescimento — que dura até seis anos — e cai antes do tempo.

Plantas para ajudar no crescimento capilar

As plantas que selecionamos aqui hoje vão deixar seus fios mais saudáveis, contribuindo para o crescimento capilar. Elas podem ser usadas em forma de óleo ou chá, como ingredientes em xampus e em preparações como máscaras capilares.

1. Canela

A canela tem propriedades antissépticas e, quando aplicada no couro cabeludo, evita o desenvolvimento de fungos e bactérias que possam enfraquecer os fios.

O ingrediente é obtido a partir da casca de árvores Cinnamomum e deve ser usado na forma de chá. A mistura incentiva ainda a circulação sanguínea nos folículos capilares. Isso faz com que mais nutrientes sejam levados ao cabelo, garantindo força e saúde.

2. Jaborandi

Jaborandi é uma planta bem popular e encontrada em diversas regiões do Brasil. Ela tem diversas propriedades terapêuticas: é anti-inflamatória, hidratante, expectorante e também estimula o crescimento capilar.

Você pode escolher produtos cosméticos a base de jaborandi ou comprar o óleo puro da planta e aplicá-lo nos fios. Vale a pena também diluir o ingrediente em um pouco de água.

3. Alecrim

O alecrim dá um sabor especial à comida, não é mesmo? Só que ele também é um ingrediente de destaque quando o assunto é crescimento capilar. A planta ajuda a diminuir a oleosidade do couro cabeludo, deixando os fios mais resistentes.

Você pode usar o alecrim por meio de infusão, ou seja, fazendo um chá com o ingrediente e depois o usando para enxaguar os fios. Também pode investir no óleo essencial da planta e misturá-lo ao seu xampu ou ao óleo de coco e massagear no couro cabeludo.

4. Hortelã

A hortelã tem ação antioxidante e ajuda a manter a saúde da pele e do cabelo. Ela também retarda o desenvolvimento da calvície, pois contribui para o processamento do hormônio DHT, evitando que os folículos pilosos se deteriorem.

Você pode fazer o chá de hortelã ou processar as folhas e misturar a pasta em sua máscara de tratamento, deixando-a agir junto com o cosmético.

5. Sálvia

A sálvia tem propriedades anti-inflamatórias. Portanto, basta usá-la na forma de chá ou óleo essencial no couro cabeludo para mantê-lo saudável e melhorar o crescimento capilar.

Essas foram algumas opções de plantas cujas propriedades naturais fazem toda a diferença no crescimento capilar. Sendo assim, coloque em prática as dicas aqui citadas e veja a melhora na saúde de seus fios. Aproveite e compartilhe este artigo com seus amigos clicando nos ícones abaixo.

Comments are closed.