Quer saber mais sobre o Cabelo Afro? Aqui você vai aprender boas práticas para que os seus fios (naturais ou não) cresçam saudáveis, fortes e bonitos.

Dicas de cuidados com o cabelo crespo no inverno

2 25

O cabelo crespo é naturalmente mais ressecado por conta do seu padrão de fio. Nosso couro cabeludo até produz uma certa oleosidade, mas essa hidratação natural não consegue percorrer as muitas ondas dos fios, o que torna certos cuidados essenciais para fios mais saudáveis.

A preocupação com hidratação deve aumentar quando a temperatura do ambiente abaixa, e por isso, os cuidados com o cabelo crespo no inverno devem ser redobrados. Assim como a nossa pele precisa de mais hidratação no inverno para não ficar ressecada, o cabelo cacheado também precisa! É o cuidado que vai garantir uma boa elasticidade dos fios, e prevenir a quebra das pontas.

Como cuidar do cabelo crespo no inverno?

Para ajudar você a sobreviver os dias frios do inverno sem gerar danos ao cabelo, resolvi juntar aqui as melhores dicas para fios crespos. Com essas atitudes você vai combater o ressecamento do cabelo e do couro cabeludo, além de ajudar a reparar pontas danificadas. Confira:

1 – Faça hidratações duas vezes por semana

A hidratação caseira é excelente para o cabelo porque reforça a vitalidade dos fios. Além de promover a umidade, uma boa hidratação pode repor os ingredientes que trazem benefícios para o cabelo, como vitaminas e proteínas. Assim, seus fios vão ficar mais sadios e brilhosos.

2 – Experimente o método LOC para hidratação

Se você não deseja fazer duas hidratações por semana, uma semanalmente com o uso do método LOC pode ajudar a hidratar os fios e ainda deixá-los disciplinados.

O método consiste em utilizar um leave-in para hidratar, depois um óleo e um creme para selagem. A dica aqui é que você use produtos da mesma marca, porque geralmente eles são formulados para funcionarem juntos. Além disso, prefira óleos leves para não deixar o seu cabelo opaco.

3 – Use penteados protetores

O vento frio pode ser bastante rígido aos fios do cabelo, deixando-os bastante danificados. Por isso, não é muito bom que você mantenha o cabelo soltos todos os dias do inverno. O ideal é que, especialmente se a sua cidade é bastante fria, você use penteados protetores até que o verão volte a aquecer os dias.

Experimente tranças, box braids e até mesmo coques para manter as pontas do seu cabelos protegidas.

4 – Durma com fronhas de seda

O algodão é bastante absortivo, o que faz com que a umidade do seu cabelo seja perdida. Por isso, na hora de dormir, prefira fronhas de cetim ou seda. O hábito vai ajudar você a prevenir o atrito, o frizz e o ressecamento dos fios.

5 – Use óleos essenciais no couro cabeludo para estimular a circulação do sangue

Massagear o couro cabeludo com óleos essenciais é excelente porque estimula a circulação do sangue, e o crescimento dos fios. Além disso, o hábito alivia os sintomas de descamação no couro cabeludo ou ressecamento. Mas se você está percebendo a queda de cabelo, ou outros problemas no couro cabeludo, consulte um dermatologista para entender a causa.

6 – Cuidado com a sua alimentação

Sim, a alimentação também influencia na saúde dos fios de cabelo. Por isso, siga a uma dieta balanceada, rica em frutas e vegetais que tragam vitaminas e nutrientes para o seu cabelo. Refeições equilibradas ajudam no crescimento dos fios, promovem o brilho e deixam o fio saudável. E a água também é uma companheira nesse momento.

Leia também: Alimentos que fazem o cabelo crescer saudável

7 – Sele as pontas do seu cabelo

Muitas meninas não gostam da prática, mas aplicar óleos nas pontas dos fios, especialmente depois de hidratar os fios vai fazem com que a umidade fique presa dentro do cabelo e demore mais a sair. Experimente óleos leves, como o de oliva ou o de jojoba.

8 – Corte as pontas

Essa poderia ter sido minha primeira dica, mas como há quem morra de medo da tesoura, deixei para o final. O ideal é que você tenha o hábito de cortar as pontas do cabelo periodicamente, para remover os fios não saudáveis. Antes do inverno começar, se livrar das pontas duplas ou ressecadas também pode prevenir que os sintomas se espalhem para todo o cabelo.

E essas são minhas dicas. Agora que você sabe quais são os melhores  cuidados com o cabelo crespo no inverno, é hora de botar em prática.

E você: como faz para cuidar do cabelo crespo ou cacheado no inverno? Tem alguma outra dica? Conta nos comentários!

2 Comments
  1. Isa says

    E quando desfrizamos ja a anos, como podemos mante lo bonito!
    Neste momento ja nao esta muito afro….

    1. Stephanie Pereira says

      O seu cabelo está quimicamente tratado? Ou você tira os cachos apenas com chapinhas e secadores?

Leave A Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.