Quer saber mais sobre o Cabelo Afro? Aqui você vai aprender boas práticas para que os seus fios (naturais ou não) cresçam saudáveis, fortes e bonitos.

Dicas para retirar a box braids

0 201

Quem me conhece sabe que eu sou fã das Box Braids: elas deixam a vida e o penteado mais fácil, enquanto protegem os fios que estão escondidos dentro das tranças. A manutenção é simples e você vai usar apenas alguns minutos do dia pra deixar o visual pronto, lindo e estiloso.

Mas as tranças africanas não duram pra sempre, e uma hora elas precisam ser retiradas. Aliás, todo o processo para retirar as box braids precisa ser cuidadoso, para evitar que você danifique o cabelo – especialmente quando as tranças são muito pequenas.

Como retirar as box braids?

Para ajudar você a remover as tranças do cabelo sem danificar os fios, separei algumas dicas importantes:

1 – Corte as pontas

Você sabe qual é o tamanho do seu cabelo natural, então, para facilitar e agilizar o processo de retirada da fibra sintética, o ideal é que você corte o alongamento logo abaixo do comprimento dos seus fios naturais. Tome cuidado para não cortar o seu cabelo verdadeiro, e corte uma trança por vez.

2 – Trabalhe com o cabelo dividido em algumas partes

Depois de cortar um pouco das extensões, é hora de desfazer as tranças. O ideal é que você divida todo o cabelo em algumas partes, e trabalhe lidando com uma seção por vez. Alem disso, sempre comece pela ponta das tranças e vá subindo em direção a raiz, trabalhando com os dedos para desmanchar os nós que se formem durante o processo. Você pode utilizar um pouco de óleo de argan ou de coco na ponta dos dedos para facilitar o processo.

3 – Desembarace os fios

Depois que você removeu todas as extensões de cabelo, e desmanchou as tranças, é hora de desembaraçar os fios. Ainda com as mãos, vá desmanchando os nós que se formaram no cabelo, com o cuidado de ainda não utilizar pente ou escova. Se muitos fios se partirem, não se assuste! É que nós perdemos naturalmente cerca de 50 a 150 fios de cabelo por dia. Se você ficou com as box braids por muito tempo, é provável que o cabelo que se partiu durante todo o período com as tranças ainda estivesse preso ali. Agora com os fios soltos, ele pode sair – o que dá a impressão de que está caindo tudo ali na hora de desmanchar as trançãs.

Faça todo esse processo de forma gentil, e se preferir, umedeça o cabelo para deixá-lo mais maleável. Depois de desembaraçar todo o cabelo com os dedos é que você pode utilizar um pente ou escova, sempre começando pelas pontas até a raiz. Lembrando que algumas pessoas preferem lavar o cabelo antes de desembaraçá-lo, então, faça o que você considera melhor para o seu caso.

4 – Lave o cabelo

A lavagem após o uso de box braids é o passo mais importante, porque é a hora de limpar o seu couro cabeludo de forma efetiva, depois de ele ficar “escondido” por muito tempo. Para facilitar o processo, também trabalhe com o cabelo dividido em partes, tomando o cuidado de lavar cada seção de maneira gentil com shampoo. Foque no couro cabeludo, esfregando com a ponta dos dedos, e deixando o produto escorrer pelo comprimento dos fios. Depois, use um condicionador e faça uma hidratação profunda para hidratar os fios que ficaram presos por muito tempo. Depois, seque e penteie como de costume.

5 – Descanse e deixe o cabelo descansar

Depois de fazer todo esse processo, tente não colocar as tranças box braids logo em seguida, depois de tirá-las. É que é interessante dar ao cabelo um período de descanso antes de colocar todo o peso de novo em sua cabeça. Eu sempre indico no mínimo uma semana de descanso antes de colocá-las novamente.

E é isso. Essas são minhas dicas para você tirar as box braids sem danos ao cabelo. Gostou? Tem alguma outra? Deixa nos comentários!

Outros posts sobre Box Braids:

Leave A Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.