Quer saber mais sobre o Cabelo Afro? Aqui você vai aprender boas práticas para que os seus fios (naturais ou não) cresçam saudáveis, fortes e bonitos.

Diferença entre leave-in e creme para pentear

0 8

 

Algumas meninas me sempre me perguntam qual é a diferença entre leave-in e creme para pentear e por isso resolvi escrever este post para tentar esclarecer o assunto.

Para falar a verdade, não exitem muitas diferenças entre um e outro, já que os produtos têm fórmulas semelhantes, e apenas nomes diferentes (um em inglês e outro em português). O que realmente difere o leave-in e o creme para pentear é que o primeiro costuma ser menos denso que o segundo. Mas algumas particularidades de cada um precisam ser melhor explicadas.

Entendendo a diferença entre leave-in e creme para pentear

Antes de mais nada, é preciso saber um pouquinho sobre as funções do leave-in e do creme para pentear, e como ambos agem no seu cabelo.

O que é leave-in?

Pra começar, uma informação histórica: o leave-in foi lançado lá no final dos anos de 1990. Antes disso, especialmente quem tinha cabelo afro tinha que lidar com Pomadas pesadas e ceras a base de petróleo que deixavam o cabelo oleoso na hora de pentear. Na época, o leave-in passou a ser uma solução mais prática para cabelos crespos por conta de suas propriedades:

  • Ele é um produto que altera a aparência do fio de cabelo crespo, deixando-o muito mais maleável.
  • Sua fórmula controla o ressecamento dos fios, devolvendo oleosidade natural perdida entre as lavagens.
  • Ele também tem alto teor nutritivo, revitalizando os fios danificados.
  • Geralmente, ele tem em sua fórmula proteínas, vitaminas, extratos de frutas e óleos essenciais que podem ser deixados no cabelo sem causar problemas.
  • Protege os fios contra os danos do meio ambiente
  • Finalmente, deixa o cabelo mais fácil de desembaraçar

O que é creme para pentear?

Muito parecido com o leave-in, até mesmo em seus efeitos, o creme para pentear te auxilia a desembaraçar os fios e é indicado para todos os tipos de cabelo. Ele também tem várias propriedades:

  • Auxilia o penteado, por sua ação facilitadora do desembaraço dos fios.
  • Facilita a escovação depois do banho
  • Possui filtro UV, protegendo os fios dos raios solares.
  • Ajuda a controlar o volume e a evitar o frizz
  • Mantém os fios hidratados
  • Protege os fios das agressões diárias do meio ambiente.

A diferença entre os dois:

Como eu falei lá no começo, a diferença básica entre o leave-in e o creme para pentear é que o primeiro costuma ser menos denso que o segundo. Então, a escolha entre um e outro vai depender do resultado que você espera.

O creme para pentear carrega maior densidade em sua composição, dando um efeito mais pesado aos fios. Já o leave-in pode ser encontrado em texturas variadas, e deixa os fios menos oleosos.

Aliás, por ser bem menos oleoso, o leave-in pode ser usado, por exemplo, na finalização de uma escova. Já o creme não serviria para isso. O seu uso seria mais adequado para hidratação ou pós-hidratação.

Qual produto comprar?

Depende: você deve saber que existe uma grande variedade de produtos no mercado. O segredo para encontrar o produto certo, seja leave-in ou creme para pentear, é descobrir a consistência certa para seu cabelo e a qual a quantidade que deve usar todos os dias.

Além disso, outra dica importante é sempre dar uma olhada nos ingredientes contidos na fórmula, e procurar os que contém maior quantidade de produtos naturais como óleos de coco, ou vitaminas A e E.

Cuidados gerais com o uso

Tanto o leave-in como o creme para pentear formam películas protetora ao redor dos fios, e por conta disso é bom evitar o contato com o couro cabeludo, para não provocar o acúmulo de produto, e o aumento de oleosidade na raiz.

Outra dica preciosa é para quem está na fase de transição da química para o crespo natural: às vezes você vai precisar de dois tipos de leave-in, sendo um para a parte crespa, e outro para a parte com a química.

Quando for passar o produto na parte da frente do cabelo, tome cuidado para não deixar resíduo do creme na testa. É que se você aplicar muito produto nesta parte, a oleosidade do cabelo vai passar também para o seu rosto, podendo aumentar a ocorrência de espinhas.

Quer cachos poderosos? Aposte no creme para pentear!

Você já deve estar cansada de me ouvir falar que cabelos crespos tem fios mais ressecados, especialmente nas pontas do cabelo. Por seu fator bastante nutritivo, o creme para pentear é perfeito para ajudar na definição dos cachos. Depois de lavar o cabelo normalmente, aplique o produto no comprimento e nas pontas e desembarace os fios com os dedos. Depois, é só dar bem-vindo aos cachos!

E aí, respondida a dúvida? Tem alguma outra pergunta para compartilhar? Deixa aqui nos comentários!

Leave A Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.