Quer saber mais sobre o Cabelo Afro? Aqui você vai aprender boas práticas para que os seus fios (naturais ou não) cresçam saudáveis, fortes e bonitos.

Minha História: entrevista com a Criloura

1 3

Há bastante tempo eu acompanho o blog Criloura, e vou confessar que quando o assunto é cabelo, o blog dela é um dos meus preferidos. Por lá e também no canal dela do Youtube, ela dá várias dicas sobre cabelos saudáveis, maquiagens, acessórios, inspiração, e por aí vai!

Como inspiração é o que não falta por lá, me bateu uma vontade de entrar em contato com ela e perguntar se ela gostaria de compartilhar um pouco do conhecimento dela aqui no blog. Mandei um e-mail e ela foi muito gentiu e respondeu todas as minhas perguntas. Então,  aqui está a história da Fernnandah Criloura em uma entrevista bem bacana que fiz com ela. Espero que vocês curtam!

Nove perguntas para Fernnandah, dona do blog Criloura!

1 – Por que você decidiu fazer um blog? Há quanto tempo você o tem?

Há cinco anos, literalmente, eram poucas as mulheres negras falando para outras mulheres negras no mesmo contexto social, através de blogs e canal no YouTube. Lembro que, além de mim, havia apenas a Cynthia Rachel, Rosangela Rosa, Patricia Avelino e a Karla Lopes. Eu vivia o contexto de cuidados com cabelos crespos e cacheados, moldados pelo relaxamento do Beleza Natural. Por ter trabalhado lá, queria contribuir com as mulheres clientes ou não, que tinham dificuldades em cuidar dos seus cabelos. Queria compartilhar dicas, experiências, informações que, até então, ficavam obscuras, entre elas o mito de que mulher negra, principalmente às que usam químicas, não tem como usar procedimentos para clarear o cabelo. Aos poucos fui adicionando tempero, à medida que tive a resposta positiva do público leitor, falando sobre maquiagens, questões sociais, políticas entre outras.
Não estou entre as tops, mas estou sobrevivendo.

2 – O seu cabelo é hoje natural, correto? Mas qual é a sua história? Ele foi sempre assim? Como você chegou ao visual que você carrega hoje?

Não! Meu cabelo não é natural e sim relaxado à base de hidróxido de CÁLCIO. Faço uso deste princípio ativo há 12 anos e há dois anos eu mesma relaxo ele em casa.
A trajetória foi como de muitas mulheres: uso da química desde criança, problemas com eles na adolescência, quando jovem fiz transição/intervalo após sair do uso do mega para tranças, tive dificuldades em lidar com uma estrutura diferente do que já estava acostumada (até porque tinha que trabalhar e estudar e adicionar mais uma tarefa demandadora de tempo em minha rotina iria me dificultar mais), voltei à química e mantenho-os assim até hoje.

3 – Quais são os seus cuidados típicos com o cabelo em uma semana?

Tento adotar o cronograma capilar, lavando-os de 2 à 3x por semana, seguida de hidratações que vão da reposição hídrica, reposição nutritiva, reposição de proteínas e reposição de aminoácidos para mantê-los com aparência bonita e saudável.

4 – Você está feliz com o seu cabelo? Ou com a sua relação com ele?

Estou muitíssimo feliz, pois literalmente, fazemos parte um do outro e, independente do que eu faça com ele, não temos como nos “descolar” um do outro. Faz parte de mim, porque o é e com ele tenho a identidade de ser eu mulher, eu negra e eu Criloura.

5 – Qual é o penteado que você mais gosta? Aquele que é a sua marca registrada?

Eu não tenho muitos penteados. Deixo-os soltos, mas quando prendo-os faço uso do puff.

6 – Você tem alguma meta com o seu cabelo?

Minha meta é tentar marcar com minha Cabeleireira e amiga, Lola Monteiro, para tentar igualar a cor dele e deixá-lo com menos aspecto alaranjado. Isso ainda não dei conta de fazer em casa.

7 – Tem alguma coisa que o seu cabelo odeia?

Algo que me incomoda é o fato de ser misto e ter texturas diferentes ao todo da minha cabeça.

8 – Você tem algum produto favorito? Qual ou quais?

Gosto muito dos produtos desenvolvidos pela Salon Line, Hidran e Lola Cosmetics, pois a grande maioria deles respondem bem em meu cabelo.

9 – Onde a gente te encontra online?

Blog: www.criloura.com
Facebook: Blog Criloura
Instagram/Twitter: @fernnandah
Snapchat : FernnandahReal

1 Comment
  1. Aline Fernanda says

    Oii Stephanie,

    Passei pela transição (progressiva) tem 8 messes, mas apos um período eu relaxei meu cabelo novamente para facilitar o manuseio. Estou com muita vontade de fazer Box Braids, mas tenho medo que quebre meu cabelo ou embole muito quando eu for tirar.

    Acompanho seu blog a alguma tempo e AMO, simplesmente. Nunca encontrei nenhum site especifico para cabelo afro com o conteúdo tão bem explicado e objetivo como o seu!!
    As dicas que você dá são de extrema valia para mim e tento colocar o maior numero possível em prática!
    Parabéns pelo lindo trabalho!!!

    Beijos,
    Aline

Leave A Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.