Quer saber mais sobre o Cabelo Afro? Aqui você vai aprender boas práticas para que os seus fios (naturais ou não) cresçam saudáveis, fortes e bonitos.

Itens de cabelo que você precisa levar na bolsa

0 26

A gente sabe que os cabelos cacheados são lindos em todas as suas imperfeições, e, quando estão bem cuidados, deixam qualquer mulher satisfeita com os resultados. No entanto, não é sempre que esses cuidados são simples e práticos: quem aqui nunca saiu de casa linda e radiante, e depois de chegar em algum lugar com espelho, percebeu que o cabelo está diferente do que você havia deixado. Nessas horas, ter alguns itens de cabelo na bolsa pode ser uma vantagem.

Aliás, o verdadeiro desafio que as mulheres cacheadas costumam enfrentar diariamente é conseguir fazer com que os cachos estejam sempre hidratados, definidos e com o volume controlado, principalmente ao longo do dia ou em uma viagem, por exemplo. São muitos os fatores que podem “machucar” nossos cachinhos, especialmente porque os cachos possuem uma tendência natural a serem mais ressecados.

Eu sempre falo aqui, mas vale relembrar: a tendência ao ressecamento acontece por conta da forma que o fio possui, seja em formato de mola, ou espiral fechadinho, a oleosidade natural do couro cabeludo não chega com facilidade ao comprimento e as pontas, fazendo com que o cabelo fique mais seco quando é comparado aos demais tipos de cabelo.

O que levar de itens de cabelo na bolsa?

Bom, deu para perceber que a rotina e os cuidados diários podem acabar complicando demais as necessidades para as mulheres com cabelos cacheados. Em nosso cronograma capilar, precisamos utilizar produtos próprios para nosso tipo de cacho, para que eles fiquem sempre conforme for desejado, saudáveis e sedosos.

Por essa razão, separei a seguir alguns tipos de produtos que são essenciais para pessoas que tem cabelos cacheados, e itens de cabelo para levar na bolsa do dia a dia ou na mala para uma viajem. Com tantos produtos como aliados, sem dúvidas você conseguirá ter os cachos dos sonhos, sempre definidos, macios, hidratados, brilhosos e sem frizz. Confira!

1 – Higienização

Assim como os demais tipos de cabelos, os cabelos cacheados e crespos também precisam receber uma higienização frequente para que o couro cabeludo se mantenha sempre saudável, e essa saúde se espalhe para os fios até as pontas. Se possível, tenha sempre à mão:

  • Shampoo: O shampoo é capaz de abrir as cutículas dos fios e permitir que os nutrientes presentes nos demais produtos entrem com sucesso na fibra capilar, realizando um tratamento mais profundo. Busque produtos especialmente indicado para cachos, porque estes possuem um número maior de ingredientes hidratantes. Lembre-se que muitos shampoos costumam conter sal em sua fórmula, além também de parafina e sulfato, que acabam fazendo com que os fios cacheados fiquem com ressecamento em excesso e sem vida. Na bolsa de mão, você pode usar embalagens pequenas para conteúdos líquidos (aquelas de levar no avião). Você nunca sabe quando vai precisar lavar os fios. Leia também: Shampoo para cabelo crespos ou cacheados: como escolher?
  • Condicionador: Os cabelos cacheados também necessitam do uso contínuo do condicionador, porque, enquanto o shampoo tem como principal objetivo abrir as cutículas dos fios para que os outros produtos possam penetrar com facilidade na fibra capilar, o condicionador é responsável por fechar as cutículas para proteção dos cabelos dos danos externos como a poluição, umidade, calor, luz solar em excesso e muito mais. Busque condicionadores específicos para cachos, e até os sem enxague são recomendados, pois facilitam a definição dos cachos.

2 – Produtos para tratamento

Mesmo na correria dos dias, você pode carregar na bolsa alguns itens que vão facilitar o tratamento dos fios – especialmente se você vai viajar! Não esqueça de levar:

  • Máscara para tratamento: A máscara para tratamento é o produto mais importante na hora de cuidar dos cachos, assim também como para os outros tipos de cabelos, pois ela será responsável por toda hidratação, nutrição e reconstrução da fibra capilar no dia a dia, claro, sempre de acordo com o cronograma capilar que é seguido. Para isso, a máscara deverá ser aplicada nos fios durante o banho, entre o shampoo e condicionador, para conquistar os efeitos. Ela pode ser encontrada em 3 tipos diferentes, sendo hidratação, nutrição e reconstrução.
  • Óleos nutritivos: Ainda no tratamento para os cachos, você pode e deve abusar do uso dos óleos nutritivos para evitar que os fios se ressequem. Você poderá escolher qualquer tipo de óleo, seja de amêndoas, de coco, de rícino, o que for de sua preferência. A principal função desses produtos é manter os cachos sempre muito bem definidos e controlados, evitando assim o volume em excesso e o frizz. Você poderá, por exemplo, aplicar os óleos no cabelo sempre alinhado com a máscara de tratamento ou com o leave-in, para finalizar ou em um outro momento em que acredite que o uso seja necessário. Leia também: Os melhores Óleos para o crescimento do cabelo

3 – Finalização

Finalização é a parte decisiva para um cabelo cacheado, né? Ela vai garantir a definição e o volume que a gente tanto ama! Para isso, tenha na bolsa:

  • Creme para pentear: Para começar a finalização dos fios após lavar e realizar o tratamento, é preciso passar o creme para pentear que é essencial para desembaraçar os cabelos durante a escovação. O creme fará com que o cabelo fique macio na hora de pentear, evitando que os cachos se quebrem que surjam pontas duplas e que haja o volume excessivo do frizz.
  • Leave-in: O leave-in é um creme para pentear sem enxague, sendo ideal para cabelos cacheados, pois hidrata, nutri, reduz o frizz e define os cachos protegendo os fios e selando as pontas enquanto o penteado ou a modelação dos cachos é finalizado. Para as mulheres cacheadas que adoram um cabelo cacheado com bastante volume, recomenda-se utilizar o leave-in em gel ou creme para que os resultados sejam potencializados. Seja qual for a versão escolhida, a forma de aplicação sempre será a mesma, ou seja, ele poderá ser aplicado no cabelo ainda molhado, logo após o condicionador, no cabelo seco durante o dia quando você precisar dar uma acalmada nos cachos.
  • Ativador de cachos: O ativador é essencial para os cabelos cacheados, pois é um produto que ativa facilmente a memória dos cachos, fazendo com que tenham sua definição natural novamente, sendo essencial para quem está passando pela transição capilar. Além de realizar a modelação dos fios, ele também auxilia no controle do frizz e do volume, mas para conseguir que isso aconteça será necessário utilizar o produto ainda molhado nos fios, evitando a raiz, logo após o uso do creme para pentear ou do leave-in.
  • Umidificador de cachos: O umidificador de cachos também é um produto essencial na finalização dos cabelos cacheados e é excelente para umedecer os cachos depois que estiverem secos. Com isso, a sua principal função é molhar os cabe-los e modela-los quando achar que os cachos estão ficando armados e com frizz após um longo dia.

E você, o que costuma levar na bolsa para deixar o cabelo bonito durante o dia? Conta nos comentários!

Leave A Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.