Neste post você encontrará uma lista de músicas sobre emponderamento negro. Confira.

Músicas sobre emponderamento negro

A música com referência ideológica existe há muito tempo, mas foi a partir da década de 1960 que a música, como forma de protesto, ganhou popularidade.

Empoderamento é a ação social coletiva de participar de debates que visam potencializar a conscientização civil sobre os direitos sociais e civis.

Pensando nisso, esse post trouxe algumas músicas sobre emponderamento negro que com certeza irão te representar.

Formation – Beyoncé

Abrindo a lista de músicas sobre empoderamento negro, temos como estréia a artista negra mais influente da atualidade, e também a maior artista viva.

Formation é um grande protesto contra a violência policial à vidas negras e também sobre o racismo em geral. A música já inicia com a frase “O que aconteceu em Nova Orleans?”, pergunta do rapper negro Messy Mya, que foi assassinado em 2010 em Nova Orleans, depois de criticar a polícia.

Além disso, Beyoncé enaltece os traços de sua filha Blue Ivy, que foi brutalmente criticada pela mídia. Formation é um verdadeiro hino de representatividade da vida de pessoas negras.

Veja a seguir o clipe deste hino:

Freedom – Beyoncé

Ainda falando sobre a grande Beyoncé, Freedom é uma canção sobre liberdade. Essa música fala sobre resistência, é um verdadeiro incentivo para manter perseverança em busca da liberdade.

Ouça a música Freedom:

Capítulo 4 Versículo 3 – Racionais MCs

Falar sobre emponderamento negro não podemos deixar de citar Racionais MCs, esses caras relatam através das músicas a realidade de negros que vivem na periferia.

Capítulo 4 Versículo 3 é uma denuncia sobre a violência injusta cometida pela polícia, morte frequente de jovens negros e pelo pequeno número sobre o acesso de negros a educação de ensino superior.

Veja a seguir uma apresentação do grupo na MTV:

The blacker the berry & Alright – Kendrick Lamar

“Você me odeia, não é?/ Você odeia a minha gente, seu plano é exterminar minha cultura/ Você é do mal/ Quero que você reconheça que eu sou um macaco orgulhoso”, trecho da música cantada pelo rapper Kendrick Lamar no Grammy de 2016, acompanhado por percussionistas africanos, em um cenário de prisão. Não é atoa que no mesmo ano ele ganhou o prêmio na categoria melhor álbum de rap.

Kendrick Lamar trouxe o tema do racismo à tona, apresentando impecável um medley das canções “The Blacker the Berry” e “Alright”  no Grammy, ambas com referências à violência policial e à África e repleta de reflexões políticas.

Kendrick impactou demais, confira a sua apresentação no Grammy de 2016 a seguir:

Boa esperança – Emicida

Na canção Boa Esperança, Emicida faz uma grande denuncia da humilhação sofrida por vidas negras todos os dias em sua rotina de trabalho. No clipe acontece um grande rebelamento da parte dos negros, na verdade um grande empoderamento. Na canção, Emicida diz: “Nessa equação, chata, policia mata? Plow!/ Médico salva? Não! Por que? Cor de ladrão”.

Veja a seguir o incrível clipe que acompanha essa música:

Até a próxima!

Espero que tenha gostado dessa pequena playlist elaborada por mim. Essas são as minhas músicas favoritas sobre emponderamento negro. Agora quero que você me fale as suas aqui nos comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.