Quer saber mais sobre o Cabelo Afro? Aqui você vai aprender boas práticas para que os seus fios (naturais ou não) cresçam saudáveis, fortes e bonitos.

Negras com cabelos coloridos: o seu guia definitivo

3 61

Quem aqui também já se perguntou se mulheres negras podem mudar o tom do cabelo para algo mais colorido? Bom, a resposta é sim. Todo mundo pode mudar a cor do cabelo, e com certeza você já viu ou vai ver bastante negras com cabelo colorido por aí.

A diferença é que no caso das morenas ou negras é importante prestar atenção em alguns fatores para que os fios não fiquem muito danificados durante o processo de coloração. E se você quer ser uma, ou simplesmente admira as negras com cabelos coloridos, vai gostar dessa leitura. Nesse post, vou contar tudo sobre o assunto e desmistificar algumas inverdades.

Negras com cabelos coloridos: o que você precisa saber pra ter?

negras com cabelos coloridos - black girl colored hair (23)

Se você aqui é negra e já pensou em se aventurar pelo universo das madeixas coloridas,  a primeira coisa que você precisa saber sobre o assunto é que um cabelo colorido, bonitão, sedoso e saudável dá bastante trabalho! E não vai pensando que é barato também… Para ter um cabelo daqueles é preciso dedicação e muito cuidado, ou ele corre o risco de virar um desastre.

Dica: Só lembrando que no final do post tem um montão de fotos de meninas negras com cabelo colorido!

Tingir qualquer tipo de cabelo envolve processos químicos, logo, é algo que deve ser levado à sério. Felizmente, existem algums formas de prevenir danos, acertar na cor, e ter certeza que o fio do seu cabelo continua lá, intacto e saudável.

negras com cabelos coloridos - black girl colored hair (27)

Quando surgiu a tendência?

Bom, coloração de cabelo é uma tendência que tem resistido ao teste do tempo: há quem opte por cores diferentes pelo simples fato de querer cobrir fiozinhos brancos do cabelo e há quem queira transformar um pouco o visual. De qualquer uma das formas, ao longo dos anos a coloração se tornou quase como uma forma de expressão, e também, um ritual de beleza. Em todo o mundo, as mulheres encontram na coloração do cabelo uma forma de transparecer um pouco da sua individualidade.

Os cabelos crespos e afros tendem a ser naturalmente mais ressecados e é por isso que é importante entender algumas regras sobre o processo de coloração para prevenir danos aos fios – e para alcançar a cor dos seus sonhos.

Negras com Cabelos coloridos precisam de cuidados muito específicos: desde hidratações semanais até visitas regulares ao cabeleireiro. Sem contar os retoques, a raiz e os tratamentos para evitar danos aos fios. São coisinhas simples, primordiais para manter os cabelos vivos, bonitos, sedosos e com aquela aparência de recém-pintado. E sim, vou repetir: ter um cabelo colorido e bonito pode não ser tão barato assim.

Cores na cabeça: por onde começar?

A primeira coisa que você deve fazer antes de pintar o cabelo é visitar um cabeleireiro profissional de sua confiança e encher ele de pergunta. É sério. Conte a ele sobre os seus hábitos e cuidados, pergunte se o que você já faz para cuidar dos cabelos é correto. Conte a ele os produtos que você usa, e o que você vai precisar mudar em sua rotina para ter um cabelo bonito. Um profissional sério vai saber identificar a estrutura do seu cabelo, indicando os produtos e tratamentos corretos. Então, fica mais fácil.

Qual é a cor certa para você?

Ainda antes de tomar a decisão e escolher definitivamente se vai ou não colorir o cabelo com uma cor diferente, você precisa encontrar o tom certo para você. Isto porque, como qualquer outra pessoa, você quer que a cor do cabelo faça com que suas melhores características se destaquem, e não fiquem ofuscadas pela nova cor. Seja o tom de pele, o formato do rosto, o sorriso, o olhar… Tudo precisa “casar” perfeitamente, para não ter arrependimento depois.

Então, você deve se perguntar: qual é a cor que eu quero? Loiro? Vermelho? Rosa? E tenha em mente que se o seu cabelo é naturalmente escuro, tentar trazê-lo para uma cor muito clara é arriscado. Será necessário descolori-lo completamente, para daí então torná-lo na cor que você deseja. E é provável que depois de tudo, você precise ainda de um tratamento de reconstrução capilar, porque os fios ficarão mais fracos. Depois de responder a isso tudo, com certeza você vai conseguir ser uma negra com cabelo colorido bem estilosa.

As tintas

Os tons coloridos costumam ser conhecidos como “fantasia”. A maioria deles exigem uma base clara para que a coloração fique do tom desejado. Ou seja, o seu cabelo precisará passar por um processo de descolorização. Há casos onde o cabelo poderá ser colorido sem uma prévia despigmentação ou descoloração, como quando você escolhe tons escuros, como o azul petróleo, o verde musgo ou o roxo. Se o seu cabelo já foi tingido ou é muito escuro, a descoloração e decapagem poderá deixar os fios amarelados ou alaranjados. Então, o cabeleireiro deve ser um profissional de confiança e competente, porque ele deverá saber quais as cores depositar no seu cabelo para remover o tom de amarelo ou laranja indesejado.

Já em tons frios, como o azul, verde ou violeta, os cabelos terão de estar platinados. O processo costuma causar bastante danos ao cabelo. Portanto, é preciso ter certeza de que ele está o mais hidratado possível.

Os danos

Qualquer processo químico pode causar danos ao cabelo, mas os fios crespos estão mais sucetíveis a eles porque naturalmente tendem a ser mais ressecados. Portanto, tenha em mente que passar por processos de descoloração pode ser prejudicial para a saúde do seu fio.

Outra coisa para se ter em mente é que, bom, quando falamos de cabelo afro, ou crespo, a maioria das vezes estamos falando também de cabelos em tons escuros. Isso quer dizer que o processo para mudar a cor será mais agressivo. Não bastasse isso, a nova cor tende a desbotar em poucas lavagens, então, o processo de descolorização será uma constante.

Para evitar quebras no fio, ou danos à estrutura do cabelo, novamente é recomendado que o processo de coloração seja feito por um profissional.

Se você ainda assim pretende pintar o seu cabelo de algum tom colorido, lembre-se antes de:

  • Hidratar, hidratar, e hidratar muito o cabelo. Antes e depois de todo o processo.
  • Fazer o teste de mechas.
  • Conversar com um profissional antes de tudo. Já falei algumas vezes, mas é claro, não custa repetir.
  • Decidir bem qual é a cor que você vai escolher. Aliás, é interessante a visita à um profissional porque ele pode dizer melhor qual cor o seu cabelo vai ficar.
  • Compre shampoos, cremes, condicionadores, etc., de qualidade.
  • Use shampoos e condicionadores ricos em ingrediantes hidratantes, faça hidratação regularmente, e use oleos naturais para previnir os danos. Evite também o uso de secadores, chapinhas e baby liss. Temperatura alta não faz nada bem para o cabelo, e ele já estará sensível devido à todo o processo químico.

As alternativas

Você viu que todo o processo de coloração é complicado. Isso não significa que você precisa desistir do sonho de ser colorida apenas porque ele pode causar danos aos seus fios. Existem alternativas bem simples, que deixam um resultado incrível, tão bonito quanto.

As afro-americanas, por exemplo, costumam apostar em perucas de cabelos naturais. Assim, elas descolorem os cabelos das perucas e aplicam, enquanto o próprio cabelo está trançado, protegido, abaixo das telas das suas “wigs”.

Você também pode optar por tranças box braidsmega hair, telas de tic-tac, sprays e até o conhecido color chalk (meu método preferido, já usei e abusei).

box braids styles-ebkV

Separei um vídeo, onde uma vlogueira explica como conseguiu deixar o cabelo dela rosa. O vídeo é em inglês, e ela fez tudo em casa, o que não é recomendado ( o ideal é escolher um cabeleireiro de confiança). No entanto, é bacana ver que um cabelo bonito e colorido, apesar de muito trabalhoso, não é algo impossível.

https://www.youtube.com/watch?v=nvqyOmwyxYM

Outro vídeo, dessa vez com uma vlogueira linda ensinando como ela montou e descoloriu a sua peruca. `Para negras com cabelos coloridas que não tem medo de wigs. O vídeo também é em inglês, mas ele é fácil de entender se você prestar bem atenção.

 

Viu só? Com os cuidados adequados, morenas e negras também podem ter o cabelo na cor que desejam, bonitos e saudáveis. Confere outras inspirações:

  moça negra com cabelo colorido rosa moça negra com cabelo colorido rosa moça negra com cabelo colorido azul moça negra com cabelo colorido rosa moça negra com cabelo colorido azul moça negra com cabelo colorido roxo moça negra com cabelo colorido roxo moça negra com cabelo colorido loiro moça negra com cabelo colorido verde moça negra com cabelo colorido azul moça negra com cabelo colorido azul moça negra com cabelo colorido rosa moça negra com cabelo colorido moça negra com cabelo colorido rosa moça negra com cabelo colorido rosa moça negra com cabelo colorido vermelho negras com cabelo colorido  mulher de pele negra com o cabelo laranja negra com cabelo cinza negras com cabelo roxo negras com cabelo azul negras com cabelo verde negras com cabelo rosa  moça negra com cabelo colorido roxo moça negra com cabelo colorido roxo moça negra com cabelo colorido verde moça negra com cabelo colorido laranja moça negra com cabelo colorido verde moça negra com cabelo colorido verde moça negra com cabelo colorido rosa moça negra com cabelo colorido azul moça negra com cabelo colorido roxomoça negra com cabelo colorido cinza moça negra com cabelo colorido grafite moça negra com cabelo colorido roxo moça negra com cabelo colorido azul pastel moça negra com cabelo colorido azul moça negra com cabelo colorido rosa moça negra com cabelo colorido rosa moça negra com cabelo colorido rosa moça negra com cabelo colorido verde moça negra com cabelo colorido cinza moça negra com cabelo colorido loiro

O que acharam do post? As coloridas de plantão têm alguma outra dica? E você, tem vontade de de se tornar uma negra com o cabelo colorido?

NEGRAS COM CABELOS COLORIDOS

3 Comments
  1. Suellen Santos says

    Ai amiga te confesso que a única cor (colorida) que acho bonita em negras é o ruivo, quando vejo umas bem feitas fico suspirando rs, outras cores já não curto muito, a cor natural ou castanha tbm fica bom na minha opinião!

    http://www.morenaemoderna.com/

    1. stephanie says

      Já eu gosto de todas as cores <3 haha
      Beijo, bonita!

  2. Maria Gabriela says

    Eu morro de vontade de pintar de rosa, mesmo ouvindo todo mundo dizer que não vai ficar bom pq sou negra!
    Como tenho medo de danificar muito meu cabelo achei uma opção viável e simples, Peruca! kkkk
    Hoje temos uma grande quantidade de perucas linda e boas que podem resolver a vida!

Leave A Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.