Quer saber mais sobre o Cabelo Afro? Aqui você vai aprender boas práticas para que os seus fios (naturais ou não) cresçam saudáveis, fortes e bonitos.

O Que Causa Queda de Cabelo? Descubra os 4 Principais Motivos e Como Evitá-los

19

Como está a saúde dos seus fios? Eles estão fortes ou você os percebe aos montes no travesseiro e grudados na sua escova? Se este é o seu caso, então é o momento de entender o que causa queda de cabelo e como tratá-la.

No post de hoje, o assunto estará em pauta. Então, siga com a leitura para entender melhor os motivos do problema que atinge homens e mulheres.

O que causa queda de cabelo: aspectos gerais

O nosso couro cabeludo tem, em média, 100 mil fios e é natural que eles caiam ao longo do tempo. Na verdade, cada uma dessas fibras tem um tempo de vida de cerca de cinco anos. Depois disso, ele envelhece, cai e nasce outro em seu lugar.

O normal é que caia entre 80 e 100 fios por dia. Um número maior do que esse já é um problema, mas não se preocupe porque vamos explicar o que causa queda de cabelo. Em geral, ela ocorre porque os fios não completaram o ciclo de crescimento e isso tem causas psicológicas, físicas ou resultantes de hábitos prejudiciais.

Quais os motivos para a queda de cabelo patológica

Se perceber alguma alteração na força dos seus fios é importante procurar um dermatologista. Apenas ele será capaz de identificar de forma adequada o seu problema e recomendar o tratamento certo. A seguir, no entanto, vamos explicar algumas das causas mais comuns para a queda de cabelo.

1. Oleosidade do couro cabeludo

Se você tem tendência a cabelo oleoso, esse pode ser o motivo para os seus fios não estarem grudados em sua cabeça. Na verdade, quanto maior o nível de oleosidade, mais fungos podem surgir e gerar descamação do couro cabeludo, o que enfraquece a raiz da fibra capilar.

O problema pode ser evitado lavando os cabelos de forma frequente.

2. Alterações hormonais

Problemas na tireóide, em glândulas suprarrenais (liberam hormônios como cortisol e adrenalina) ou na hipófise (regula o crescimento, entre outras coisas) são motivos do que causa queda de cabelo. Quando as glândulas falham, menos nutrientes chegam aos fios e eles enfraquecem.

Estresse também é considerado um desses fatores que podem causar a queda de cabelo e deve ser levando em consideração.

Portanto, nesses casos é necessário procurar um endocrinologista, além do dermatologista.

3. Cabelo molhado na hora de dormir

Se você tem o hábito de lavar o cabelo e dormir precisa reajustar essa situação. O problema é que quando os fios estão úmidos, eles ficam mais frágeis e tendem a quebrar em contato com o travesseiro. Aqui, a fibra não irá desprender-se da raiz, mas ficará partida.

4. Questões genéticas

Muitas vezes, o que causa a queda de cabelo está além da nossa vontade e aqui entram as causas genéticas. Nesses casos, os tratamentos envolvem uso de remédios para aumentar a fase de crescimento dos fios.

Você também pode recorrer a procedimentos estéticos. Entre estes está o microagulhamento que promove a vascularização do couro cabeludo, gerando a formação de novos fios.

Percebe como existem diferentes razões sobre o que causa a queda de cabelo? Algumas vezes ela está dentro da quantidade normal, mas também pode ser resultado de um problema patológico. Portanto, sempre procure orientação médica.

Gostou deste post? Caso queira entender mais sobre problemas capilares continue acompanhando o site.

Comments are closed.