Quer saber mais sobre o Cabelo Afro? Aqui você vai aprender boas práticas para que os seus fios (naturais ou não) cresçam saudáveis, fortes e bonitos.

O que é elasticidade? E por que você deve se importar com ela

1 22

Para quem não sabe,a elasticidade representa a capacidade que um cabelo tem de se esticar e depois retornar ao seu comprimento original sem quebrar. Ela é uma característica fundamental para qualquer fio de cabelo, uma vez que se não fosse pela elasticidade, nosso cabelo não seria maleável para nenhuma atividade.Aliás, sem essa característica do fio, você não conseguiria nem mesmo pentear os seus cabelos!

Qual é a importância da elasticidade do cabelo?

Quando você puxa uma mecha de cabelo e ela se quebra com facilidade, você sabe que seus fios estão danificados, certo? Da mesma forma, se você puxa um cacho e ele não tem efeito mola, você sabe que tem algo errado, não é mesmo?

Pois estes são sinais de que você pode estar sofrendo por problemas de elasticidade.

A elasticidade em um fio de cabelo precisa estar equilibrada: o cabelo não pode partir facilmente, nem estar elástico demais. Um bom equilíbrio de elasticidade é o que resulta em um cabelo bonito e mais saudável.

Sinais de perda de elasticidade

Alguns sinais indicam que o seu cabelo está perdendo a elasticidade:

  • Quebra facilmente quando esticado;
  • Muito frágil;
  • Não se recupera imediatamente após ser esticado.
  • Aparência “borrachuda”;
  • Fios bastante finos e secos; e
  • O sinal mais grave é quando o fio perto do couro cabeludo parece esfarelar.

Por que o cabelo perde a elasticidade?

Muitas podem ser as causas da perda da elasticidade. Entre elas, estão:

  • Danos causados pelo calor de chapinhas, baby liss e secadores;
  • Danos químicos; e
  • Superprocessamento cabelo (excesso de químicos);

Ignorar estes sinais e manter maus hábitos capilares pode piorar a situação de um fio com falta de elasticidade. Então, se você quer ter um cabelo saudável, vai ter que repensar o uso de tudo isso.

Vale lembrar que você não precisa ser escrava de tratamentos químicos ou de chapinhas e secadores, porque com um pouquinho de criatividade você consegue penteados lindos!

Como restaurar a elasticidade do cabelo?

Dependendo do nível de dano que seu cabelo sofreu, em alguns casos, a única forma de corrigir o problema é com o corte das partes danificadas. Mas, na maioria das vezes, os seus fios têm sim salvação! É claro que vai levar um tempo, paciência e dedicação, mas você consegue! Basta restabelecer o equilíbrio proteína-umidade.

Aliás, já falei várias vezes aqui sobre a importância da hidratação para manter o cabelo saudável, mas você precisa também de proteína para o fortalecimento dos fios, especialmente se você tem o cabelo quimicamente tratado.

Para os fios rígidos, os tratamentos indicados são os focados em restauração, como a cauterização e a queratinização – na medida certa, uma vez por semana. Esses tratamentos vão repor, aos poucos, a água e a elasticidade que os fios perderam. Adapte seu cronograma capilar de acordo com essa necessidade.

Se você não notar mudanças significativas depois de alguns meses, as chances são de que o dano seja maior do que você pensa. Converse com seu cabeleireiro para que, se necessário, você possa cortar o cabelo para se livrar dos fragmentos danificados.

Quer saber se o seu cabelo está danificado? Faça nosso quiz!

Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário!

1 Comment
  1. Tânia Luz says

    Olá. Já fui vítima de cabelo excessivamente elástico , após usar descolorante. Fiz um corte radical e aprendi a licao

Leave A Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.