Quer saber mais sobre o Cabelo Afro? Aqui você vai aprender boas práticas para que os seus fios (naturais ou não) cresçam saudáveis, fortes e bonitos.

O que é lace wig?

2 29

As americanas já usam há tempos e algumas brasileiras também, mas muita gente ainda se pergunta: afinal, o que é lace wig? Se essa também é sua dúvida, e você quer saber mais sobre o termo, basta continuar a leitura! Neste post reuni tudo o que você precisa saber sobre essas perucas tão lindas e naturais.

O que é Lace Wig?

A Lace Wig é uma peruca feita para parecer um cabelo natural, como se os fios estivessem saindo do seu couro cabeludo. As com aspecto mais natural são feitas de maneira customizada, usando as medidas da nossa própria cabeça. Mas as mais populares são compradas já feitas com medidas padrão.

 

https://youtu.be/rAbBJ2J41B0

As Lace Wigs se popularizaram bastante porque são as famosas perucas que a Beyoncé usa. Aliás, várias outras famosas usam esse tipo de acessório: desde a Rihanna até a Ludmilla aqui no Brasil.

Lace Wig significa “peruca com tela”, em sua tradução do inglês (lace= tela e wig=peruca), nome que demonstra exatamente como é o acabamento. O acabamento interno da touca deste tipo de peruca é totalmente ou parcialmente feito em tela, aonde manualmente são costurados os fios de cabelo como se tivessem saindo da raiz do couro cabeludo. Essa simulação de crescimento natural faz com que a lace se destaque de uma peruca tradicional, dando um aspecto mais bonito ao visual.

As perucas lace wig podem ser fabricadas com cabelo natural ou sintético e por conta disso, são encontradas nos mais diferentes tipos de cabelos e texturas: liso, crespo, encaracolado e por aí vai. Na lace wig, o topo desta peruca (closure) lembra muito o couro cabeludo humano, dando bastante versatilidade no uso. Algumas perucas são tão bem fabricadas que podem ser usadas até em rabos de cavalo (ou penteados mais elaborados), sem parecerem que são perucas!

Closure da Lace Wig: o que deixa a peruca imperceptível

Em uma lace wig, os fios de cabelo da parte da frente da nossa cabeça (que aparecem no começo da nossa linha do cabelo, onde temos baby hair), são costurados em uma tela que imita a cor do nosso couro cabeludo, fazendo com que os fios pareçam estar crescendo do nosso escalpo. Essa parte da peruca é chamada de closure, e nela, os fios de cabelo são presos por um tipo de nó muito pequeno, que dá toda essa ilusão de cabelo crescendo naturalmente.

O mais legal é que existem closures com tons de pele diferentes, e você encontra por aí uma variedade delas. Isso quer dizer que você vai poder comprar uma lace wig com uma base muito próxima ao seu tom de pele.

Dica rápida: você pode aproximar a peruca da sua perna, ou mesmo da sua cabeça. Se a base se misturar com sua pele, quer dizer que a peruca vai se parecer mais natural. E não esqueça de usar uma touquinha com o seu mesmo tom de pele por baixo da peruca, quando necessário!

Principais dúvidas sobre Lace Wig

Ainda tem dúvidas sobre lace wig? Separei as perguntas mais frequentes sobre o assunto aqui abaixo:

1 – Quem usa ou deve usar lace wigs?

Qualquer pessoa pode usar uma lace wig, mesmo que você seja careca ou tenha bastante cabelo. É claro que você vai ter que usar técnicas diferentes, dependendo da situação da sua cabeça. Mas qualquer pessoa pode fazer uso desse tipo de peruca.

Se você precisa de inspiração, vale lembrar que existe uma variedade de celebridade que usa lace wig. Como falei no começo do post, a própria Ludmilla usa, e ainda temos Beyoncé, Kelly Rolland, Tyra Banks, Jennifer Hudson e por aí vai!

Nos exemplos, deu para perceber que geralmente, quem usa lace wig deseja trocar o visual de maneira prática sem danificar o próprio cabelo (com químicas, tinturas ou cortes, por exemplo). Mas vale lembrar que esse tipo de peruca é perfeita para quem está passando por um período de perda do cabelo também.

2 – Qual é a diferença entre lace wig Humana e Sintética? Qual é a melhor?

A única diferença é que uma peruca é feita com cabelo humano natural, e a outra é feita com fios sintéticos. No caso dos fios sintéticos, é importante atentar para o fato de que eles não reagem como fios de cabelo natural.

Uma peruca sintética:

  • Não pode ser colorida ou descolorida;
  • Se não tiver fio premium, não pode ser secada com secadores de cabelo;
  • Se tiver fios orgânicos, e puder receber chapinhas e baby liss, não voltam ao formato anterior depois de lavadas. Com o uso de modeladores térmicos você irá modificar definitivamente o formato dos fios, ou seja, ela não voltará ao formato/estilo original.  Você corre o risco de estragar a peruca se não souber como usar;
  • Não deve ser lavada diariamente.

Aqui no Brasil as perucas humanas ainda são muito caras, mas as sintéticas estão cada vez com mais qualidade e por conta disso, são encontradas mais facilmente. Se eu pudesse resumir rapidamente as vantagens entre um modelo e outro, eu falaria sobre a durabilidade: obviamente, a de cabelo humano dura mais.

3 – O que é “Remy Hair”?

E quando você começa a ler sobre wigs, sabe que surgem alguns termos estranhos, como “remy hair”. O termo é bem conhecido lá fora, e também pode ser visto com a grafia “remy hair”. Ele nada mais é do que o cabelo humano de qualidade, que depois de cortado, foi processado quimicamente para que as cutículas fiquem intactas. Assim, o cabelo se mantém macio e grosso, com menor probabilidade de se  enrolar. O remy hair costuma ser encontrado nos modelos mais caros de lace wig.

https://www.youtube.com/watch?v=unifyjgZHZc

4 – Quanto tempo dura uma peruca e quanto tempo ela dura na cabeça depois de instalada?

A resposta para as duas perguntas é: depende.

No caso da durabilidade de uma lace wig, é importante ressaltar que as com fios humanos duram mais do que as sintéticas. Mas em todos os casos, as lace wigs duram de acordo com os cuidados com ela. Tem gente que consegue usá-las por um ano, as minhas nunca duraram isso porque eu não era muito cuidadosa. Com os melhores cuidados, a média de durabilidade, eu diria que é de 4 meses para cabelos orgânicos e 1 ano para cabelos humanos.

No caso das sintéticas, quanto mais longa a peruca, menor a durabilidade, pois elas embaraçam mais durante o manuseio e contato com outras superfícies (blusa, cadeira e etc.). Quanto mais curta maior a durabilidade. Quanto mais cacheada, menor a durabilidade também, e quanto mais lisa maior a durabilidade. Portanto, uma lace wig sintética curta e lisa vai durar muito mais que uma longa e cacheada.

O número de usos também afeta a durabilidade. Se o uso é diário, a peruca sintética pode durar até 3 meses. No caso de cabelo humano, até 1 ano.

5 – Depois de instalada, quanto tempo a lace wig fica na cabeça?

Em relação ao tempo em que ela permanece na sua cabeça vai depender da forma como você está instalando ela, que pode ser por cola adesiva, grampos, fita e outras opções.

6 – Como fica o cabelo natural embaixo da lace wig?

Se você tem cabelo natural longo, você vai precisar fazer tranças nagô (tranças raiz) em todo o cabelo antes da instalação da sua peruca. Assim, a lace vai se acomodar de forma agradável na cabeça, o que dá muita naturalidade ao cabelo instalado.

Vale lembrar que o seu cabelo natural embaixo da peruca pode ficar bastante saudável, mas você vai precisar cuidar dele. Aliás, tem muita gente que acredita que vai usar peruca e não vai precisar mais dar atenção ao cabelo natural e isso é uma mentira. Na verdade, a manutenção do seu cabelo natural é super importante para mantê-lo saudável.

Leia também: Como cuidar de peruca (sintética ou natural)?

E para esse post, por enquanto, é isso. Se você quer saber mais, não esquece de ler o post que eu fiz sobre perucas/wigs aqui.

7 – Estou em transição capilar. Posso usar lace wig?

Pode sim! Aliás, as lace wigs são ótimas opções para quem está em transição capilar, porque permitem que o cabelo natural cresça de forma saudável embaixo da peruca, enquanto você exibe um visual bonito e interessante. Aliás, as lace wigs podem até ser consideradas penteados protetores!

Há muitas pessoas que não gostam do cabelo curto, e não conseguem lidar com duas texturas (lisa e natural) durante a transição capilar. Assim, para não ficar com o trauma de um cabelo curto, ou sofrendo com a raiz de um tipo e o resto do cabelo de outro, é possível optar por lace wigs diferentes durante todo o período.

8 – Posso pintar minha lace wig?

Depende. Se sua lace wig é feita de cabelo humano, pode sim. Mas se é sintética, você não vai conseguir pintá-la tão facilmente, já que ela é feita de plástico. É importante ressaltar que existem lace wigs nas mais diferentes cores de cabelo. Então, você pode escolher a cor desejada antes mesmo de comprar.

9 – Como posso colocar a minha lace wig?

Se você vai usar os pentes originais da sua lace wig, sem o uso de colas, o processo é bastante fácil e não demora nem três minutos.

  • Prenda o seu cabelo natural em trança raiz (nagô) ou em um coque bem baixo, próximo a nuca. O intuito aqui é dar o menor volume possível para que a peruca não fique estranha. Você também pode enrolar seu cabelo natural no entorno da cabeça fazendo uma espécie de touca com os cabelos e prendendo-o com grampos de cabelo. Você pode colocar uma touca de meia para proteger ainda mais os seus fios;
  • Ajuste o elástico da lace wig de acordo com o tamanho da sua cabeça;
  • Depois, basta encaixar a peruca na cabeça, afixando os pentinhos nos fios naturais, e ajeitando ao seu gosto.
  • Se a sua lace wig não vem com elástico ajustável ou com pentinhos, você pode comprá-los separadamente e costurá-los na touca da sua peruca.

10 – Sou careca: como posso colocar a minha lace wig?

O processo de colocação para quem é careca, ou tem poucos fios de cabelo na cabeça, é o mesmo: basta ajustar o elástico de acordo com o tamanho da cabeça. Como você não precisará dos pentinhos, é interessante descosturá-los para que você não machuque a cabeça.

Você também pode optar pelo uso de colas ou adesivos dupla face, especias para lace wigs, que são utilizados para colar a tela da peruca diretamente couro cabeludo.

11 – Como escolher a peruca mais adequada?

Se essa será a sua primeira peruca, eu não recomendo arriscar muito nos cortes de cabelo, para que você não venha estranhar o novo visual. É ideal que você procure utilizar um produto que se pareça com seu cabelo atual para se acostumar mais facilmente ao uso da peruca.

Em relação ao tamanho, geralmente as toucas das perucas sintéticas são feitas em tamanho único. Já as de cabelo humano têm medidas específicas de acordo com o comprador. Independente do tamanho, a maioria das laces wigs vêm com elástico ajustáveis a sua cabeça.

12 – Qual a diferença entre uma front lace (wig), full lace (wig), top lace (wig) e half wig?

diferença entre full lace e lace front

A diferença entre os tipos de laces está no acabamento em tela:

  • Na full lace a tela é em toda a touca;
  • Na front lace a tela é na parte frontal da touca da peruca e/ou na repartição;
  • Na top lace a tela está no topo da touca, podendo também estar na parte frontal;
  • Na half wig, a peruca possui uma touca um pouco menor do que a dimensão de uma cabeça. Ela é feita para ser mesclada com o cabelo natural.

E é isso.

Tem outras dúvidas? Deixa aqui nos comentários que vou falar mais sobre o assunto e sobre a minha experiência com lace wigs em breve!

2 Comments
  1. Márcia says

    Gostaria de saber se é bem suportável no verão e se pode ser usado no mais piscina etc….

    1. Stephanie Pereira says

      Sim, mas vai diminuir a durabilidade da sua lace.

Leave A Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.