Quer saber mais sobre o Cabelo Afro? Aqui você vai aprender boas práticas para que os seus fios (naturais ou não) cresçam saudáveis, fortes e bonitos.

5 formas de usar o óleo de coco para um cabelo mais bonito

3 339

 

Uma das melhores coisas da minha jornada de transição capilar está sendo redescobrir tratamentos capilares que eram tradições entre a minha família (passada dos meus bisavós para os meus avós, depois para os meus pais e agora eu passo pra vocês). Um desses tratamentos que dá super certo é o uso de óleo de coco para cuidados com o cabelo.

Os tratamentos com óleo de coco estão ganhando bastante popularidade por conta da variedade do seu uso. Pra ter uma ideia, os usos vão da cozinha a hidratação da pele! E, como você já deve saber, o óleo de coco é ótimo também no tratamento do cabelo afro. É por isso que resolvi listar aqui algumas formas de aplicação desse óleo maravilhoso nos fios do seu cabelo.

Como usar óleo de coco nos cabelos?

Há várias formas de aplicar o óleo de coco no tratamento dos fios de cabelos, mas vou compartilhar aqui apenas 6 dicas. São jeitos simples e bem eficazes, dá uma olhada:

1 – Óleo de coco na Hidratação dos fios

Especialmente porque é composto de ácidos graxos de cadeia menores (ou seja, de partículas muito pequenas), o óleo de coco penetra no cabelo mais profundamente e mais rápido do que outros condicionadores. Então, ele tem a vantagem de também trazer resultados de forma mais rápida. Você pode usar o óleo de coco como um tratamento de para reparar pontas duplas, hidratar o couro cabeludo e deixar seus fios mais brilhosos. Aqui vão algumas indicações de uso na hidratação:

  • Primeiramente, separe uma ou duas horas para esse tratamento. É que quanto maior for o tempo que você deixa o óleo em seu cabelo, mais efetivo vai ser. Então, se você está com pressa, deixa para outro dia.
  • Aproveita e junta já os materiais: Pente e prendedores de cabelo, uma touca térmica, duas vasilhas (uma maior que a outra) e o óleo de coco.
  • Lave o seu cabelo normalmente e deixe-o secar naturalmente. Se puder, aproveita e desembaraça seus fios antes de ele secar.
  • Coloque um pouco de óleo de coco na vasilha menor. Depois, coloque a vasilha menor dentro da maior e encha a bacia maior de água quente, até que a menor fique quase submersa. É como banho-maria, sabe?
  • Depois que o óleo de coco está derretido, coloque a mistura em seu cabelo com cuidado e massageie o couro cabeludo. Espalhe no resto do cabelo com o pente.
  • Depois de finalizar a aplicação, coloque a touca térmica, ou enrole o seu cabelo em uma toalha. Deixe agir por 30 minutos. Finalmente, lave bem para retirar o óleo. Depois, finalize como de costume.

2 – Óleo de coco como desembaraçador

Especialmente nos tipos mais crespos e cacheados, lidar com a arte de desembaraçar os fios nem sempre é divertido. A parte boa é que o óleo de coco pode ajudar nesta tarefa. Quer ver como?

  • Você pode pegar duas vasilhas de tamanhos diferentes (para que uma caiba dentro da outra), e seu óleo virgem e orgânico de coco. Lembre-se de separar o seu pente/escova de cabelo também.
  • Coloque um pouco do óleo na vasilha menor e coloque a vasilha dentro da maior. Depois, encha a vasilha maior com água quente para esquentar o óleo em banho maria.
  • Deixe o óleo derreter. Depois, use os dedos para massagear gentilmente o cabelo, começando das pontas e subindo até as raizes do fio. Neste momento, você já pode desembaraçar os nós do cabelo com o pente.
  • Depois, penteie como você costuma. Neste caso, você não precisa enxaguar, porque ele não vai se acumular em seus fios, e vai continuar nutrindo o seu cabelo durante o resto do dia.

3 – Óleo de coco para reduzir a caspa

Se você tem caspa de grau intensificado, o ideal é que você converse com um dermatologista, um farmacêutico ou um cabeleireiro. Mas, se a caspa é de grau leve, você consegue tratá-la com óleo de coco também.

  • No final do dia, lave o cabelo normalmente como você já costuma.
  • Depois de aquecer o óleo de coco em banho maria, e de desembaraçar o seu cabelo, use o óleo derretido para massagear todo o seu couro cabeludo. Se você tem o cabelo longo, tenta jogar o cabelo todo pra frente e aplicar o óleo com a cabeça para baixo.
  • Cubra a cabeça com um lenço e deixe o óleo agir durante a noite. Na manhã seguinte, lave o cabelo normalmente.

4 – Óleo de coco para o crescimento do cabelo

Eu já falei aqui sobre o método de inversão e sobre como os óleos essenciais fazem bem para o cabelo. Pois bem, o óleo de coco também é uma forma natural de fazer com que o seu cabelo cresça mais forte e mais rápidos. É que as  vitaminas e ácidos graxos essenciais encontrados naturalmente no óleo de coco nutrem o couro cabeludo e ajudam a remover o acúmulo de sebo de folículos pilosos. Quer usar óleo de coco para o crescimento do seu cabelo?

  • No final do dia, pouco antes de você deitar, lave o cabelo como de costume.
  • Aproveita e junta já os materiais: Pente e prendedores de cabelo, uma touca térmica, duas vasilhas (uma maior que a outra) e claro, o óleo de coco.
  • Usando as duas vasilhas, derreta o óleo de coco em banho maria (o óleo estará na vasilha menor e a água morna estará na maior).
  • Com o cabelo desembaraçado, espalhe o óleo de coco derretido em toda a extensão do fio, mas massageando especialmente o seu couro cabeludo (se você tem cabelo longo, talvez seja melhor fazer isso com a cabeça virada pra baixo)
  • Seque o cabelo e enrole sua cabeça em uma toalha. Deixe o óleo de coco agir em seu couro cabeludo durante a noite para resultados melhores.

5 – Óleo de coco para proteger o seu cabelo dos danos solares

O óleo de coco também é um excelente protetor solar. Você pode aplicá-lo no começo da manhã, especialmente nos dias em que você vai se expor ao sol por um período maior de tempo. Pra fazer isso é simples:

  • De novo: junta uma escova de cabelo ou pente, duas vasilhas de tamanhos diferentes (para que uma entre na outra) e o óleo de coco.
  • Derreta o óleo em banho maria usando as vasilhas de tamanhos diferentes.
  • Quando o óleo de coco estiver totalmente derretido, use seus dedos para espalhar o óleo em toda a extensão do seu cabelo. Penteie como de costume.

E essas são minhas dicas. Você usa de alguma forma diferente? Conta pra mim nos comentários!

3 Comments
  1. vitor says

    olá, vc poderia me dizer se o óleo de coco pode ser usado como alisamento capilar?

  2. Cintia says

    Nosa amei sempre gostei de usar oleo de coco em meus cabelos. Amei as dicas vou recomndar para os meus amigos.

    Obrigada!

  3. Leandro says

    Gostei do seu artigo, acho o óleo de coco um dos óleos mais interessantes e ainda com mais aplicações que podemos imaginar.
    Sem falar do benefício à saúde, pele e cabelos
    Tenho utilizado o óleo de coco e os resultados são bem perceptíveis, estou gostando bastante.
    Vou começar a acompanhar seu trabalho.
    Parabéns pelo site.

Leave A Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.