5 formas de usar o óleo de coco para um cabelo mais bonito

3 2.142

Uma das melhores coisas da minha jornada de transição capilar está sendo redescobrir tratamentos capilares que eram tradições entre a minha família (passada dos meus bisavós para os meus avós, depois para os meus pais e agora eu passo pra vocês). Um desses tratamentos que dá super certo é o uso de óleo de coco para cuidados com o cabelo.

Os tratamentos com óleo de coco estão ganhando bastante popularidade por conta da variedade do seu uso. Pra ter uma ideia, os usos vão da cozinha a hidratação da pele! E, como você já deve saber, o óleo de coco é ótimo também no tratamento do cabelo afro. É por isso que resolvi listar aqui algumas formas de aplicação desse óleo maravilhoso nos fios do seu cabelo.

Como usar óleo de coco nos cabelos?

Há várias formas de aplicar o óleo de coco no tratamento dos fios de cabelos, mas vou compartilhar aqui apenas 6 dicas. São jeitos simples e bem eficazes, dá uma olhada:

1 – Óleo de coco na Hidratação dos fios

Especialmente porque é composto de ácidos graxos de cadeia menores (ou seja, de partículas muito pequenas), o óleo de coco penetra no cabelo mais profundamente e mais rápido do que outros condicionadores. Então, ele tem a vantagem de também trazer resultados de forma mais rápida. Você pode usar o óleo de coco como um tratamento de para reparar pontas duplas, hidratar o couro cabeludo e deixar seus fios mais brilhosos. Aqui vão algumas indicações de uso na hidratação:

  • Primeiramente, separe uma ou duas horas para esse tratamento. É que quanto maior for o tempo que você deixa o óleo em seu cabelo, mais efetivo vai ser. Então, se você está com pressa, deixa para outro dia.
  • Aproveita e junta já os materiais: Pente e prendedores de cabelo, uma touca térmica, duas vasilhas (uma maior que a outra) e o óleo de coco.
  • Lave o seu cabelo normalmente e deixe-o secar naturalmente. Se puder, aproveita e desembaraça seus fios antes de ele secar.
  • Coloque um pouco de óleo de coco na vasilha menor. Depois, coloque a vasilha menor dentro da maior e encha a bacia maior de água quente, até que a menor fique quase submersa. É como banho-maria, sabe?
  • Depois que o óleo de coco está derretido, coloque a mistura em seu cabelo com cuidado e massageie o couro cabeludo. Espalhe no resto do cabelo com o pente.
  • Depois de finalizar a aplicação, coloque a touca térmica, ou enrole o seu cabelo em uma toalha. Deixe agir por 30 minutos. Finalmente, lave bem para retirar o óleo. Depois, finalize como de costume.

2 – Óleo de coco como desembaraçador

Especialmente nos tipos mais crespos e cacheados, lidar com a arte de desembaraçar os fios nem sempre é divertido. A parte boa é que o óleo de coco pode ajudar nesta tarefa. Quer ver como?

  • Você pode pegar duas vasilhas de tamanhos diferentes (para que uma caiba dentro da outra), e seu óleo virgem e orgânico de coco. Lembre-se de separar o seu pente/escova de cabelo também.
  • Coloque um pouco do óleo na vasilha menor e coloque a vasilha dentro da maior. Depois, encha a vasilha maior com água quente para esquentar o óleo em banho maria.
  • Deixe o óleo derreter. Depois, use os dedos para massagear gentilmente o cabelo, começando das pontas e subindo até as raizes do fio. Neste momento, você já pode desembaraçar os nós do cabelo com o pente.
  • Depois, penteie como você costuma. Neste caso, você não precisa enxaguar, porque ele não vai se acumular em seus fios, e vai continuar nutrindo o seu cabelo durante o resto do dia.
Posts relacionados
1 De 7

3 – Óleo de coco para reduzir a caspa

Se você tem caspa de grau intensificado, o ideal é que você converse com um dermatologista, um farmacêutico ou um cabeleireiro. Mas, se a caspa é de grau leve, você consegue tratá-la com óleo de coco também.

  • No final do dia, lave o cabelo normalmente como você já costuma.
  • Depois de aquecer o óleo de coco em banho maria, e de desembaraçar o seu cabelo, use o óleo derretido para massagear todo o seu couro cabeludo. Se você tem o cabelo longo, tenta jogar o cabelo todo pra frente e aplicar o óleo com a cabeça para baixo.
  • Cubra a cabeça com um lenço e deixe o óleo agir durante a noite. Na manhã seguinte, lave o cabelo normalmente.

4 – Óleo de coco para o crescimento do cabelo

Eu já falei aqui sobre o método de inversão e sobre como os óleos essenciais fazem bem para o cabelo. Pois bem, o óleo de coco também é uma forma natural de fazer com que o seu cabelo cresça mais forte e mais rápidos. É que as  vitaminas e ácidos graxos essenciais encontrados naturalmente no óleo de coco nutrem o couro cabeludo e ajudam a remover o acúmulo de sebo de folículos pilosos. Quer usar óleo de coco para o crescimento do seu cabelo?

  • No final do dia, pouco antes de você deitar, lave o cabelo como de costume.
  • Aproveita e junta já os materiais: Pente e prendedores de cabelo, uma touca térmica, duas vasilhas (uma maior que a outra) e claro, o óleo de coco.
  • Usando as duas vasilhas, derreta o óleo de coco em banho maria (o óleo estará na vasilha menor e a água morna estará na maior).
  • Com o cabelo desembaraçado, espalhe o óleo de coco derretido em toda a extensão do fio, mas massageando especialmente o seu couro cabeludo (se você tem cabelo longo, talvez seja melhor fazer isso com a cabeça virada pra baixo)
  • Seque o cabelo e enrole sua cabeça em uma toalha. Deixe o óleo de coco agir em seu couro cabeludo durante a noite para resultados melhores.

5 – Óleo de coco para proteger o seu cabelo dos danos solares

O óleo de coco também é um excelente protetor solar. Você pode aplicá-lo no começo da manhã, especialmente nos dias em que você vai se expor ao sol por um período maior de tempo. Pra fazer isso é simples:

  • De novo: junta uma escova de cabelo ou pente, duas vasilhas de tamanhos diferentes (para que uma entre na outra) e o óleo de coco.
  • Derreta o óleo em banho maria usando as vasilhas de tamanhos diferentes.
  • Quando o óleo de coco estiver totalmente derretido, use seus dedos para espalhar o óleo em toda a extensão do seu cabelo. Penteie como de costume.

E essas são minhas dicas. Você usa de alguma forma diferente? Conta pra mim nos comentários!

Mostrar comentários (3)