Quer saber mais sobre o Cabelo Afro? Aqui você vai aprender boas práticas para que os seus fios (naturais ou não) cresçam saudáveis, fortes e bonitos.

Os melhores Óleos para o crescimento do cabelo

13 361

Você provavelmente já ouviu falar sobre os benefícios do óleo de argan, ou do de rícino. Ou talvez leu sobre óleo de coco e óleo de oliva. Mas afinal, quais desses óleos realmente são compatíveis com o cabelo e podem auxiliar no crescimento dos fios? Na aromaterapia, vários óleos essenciais ou naturais são utilizados para o crescimento dos fios de cabelo. Vou falar um pouco deles neste post.

Óleos Essenciais e Naturais que ajudam no crescimento do cabelo

Desde muito pequena aprendi que os óleos essenciais ou naturais podem ajudar no crescimento capilar e no combate a queda dos fios. Aliás, essa era uma dica passada por minha avó, e por mais que haja muito de crença popular, a sabedoria dela já foi comprovada já que existem vários estudos por aí para testar a eficácia dos óleos essenciais para tratamento de quedas de cabelo.

É por isso que resolvi estudar um pouquinho mais do assunto, fiz alguns testes e montei uma lista de óleos essenciais para o crescimento do cabelo.  Dá uma olhada:

1 – Óleo de Jojoba

oleo-de-jojoba

Eu não sei se muita gente já conhecia o óleo de Jojoba. Quando perguntei para a minha mãe antes de comprar, ela falou que era excelente para cabelos. Bom, mães sabem de tudo! De qualquer forma, esse óleo é feito do extrato do óleo de Jojoba, uma planta que é encontrada em algumas partes do México, do Arizona e da Califórnia. Ele é excelente para a saúde do cabelo porque tanto a sua expessura quanto a sua formulação é bastante similar ao óleo produzido naturalmente por nosso couro cabeludo. Isso quer dizer que ele é ótimo em nutrir o cabelo, e hidratar toda a extensão do fio – da raiz do couro cabeludo às pontas. E cabelo bem hidratado previne quebras e melhora a retenção e crescimento.

2 – Óleo de Tomilho

oleo-de-tomilho

Eu comecei com os dois óleos que me eram menos conhecidos porque foram os que mais me chamaram atenção. O óleo de Tomilho não é tão comum, e por isso, não é facilmente encontrado em farmácias. Se você procurar, talvez seja mais fácil encontrá-lo em lojas de produtos naturais. Ele é ótimo para o crescimento porque é um bom estimulante quando usado para massagens no couro cabeludo. A própria massagem vai auxiliar na melhoria da circulação, e o óleo vai auxiliar o crescimento dos fios.

3 – Óleo de Rícino

óleo de ricino

Para sempre um dos meus preferidos em auxiliar o crescimento porque no meu caso sempre funcionou lindamente. O óleo de rícino é rico em vitamina E, proteinas e minerais, o que hidrata e suaviza os cabelos, mantendo o nível de umidade no fio; Além disso, ele tem propriedades anti-microbianas, que vai te ajudar a se livrar da caspa ou de outros problemas do couro cabeludo. Outro ótimo benefício é que o óleo de rícino contém ácido ricinoleico que trata inflamações no couro cabeludo e doenças. Ele ainda melhora a circulação do sangue e, portanto, resulta em um crescimento mais rápido do cabelo. O único problema dele é que ele é um óleo pesado, e bastante viscoso, ou seja, será um pouco mais trabalhoso tirá-lo do cabelo. Para usá-lo, o ideal é aplicá-lo diretamente no couro cabeludo, deixá-lo agir durante a noite, e lavá-lo na manhã seguinte com um shampoo. O uso regular te dá um cabelo saudável, brilhoso e hidratado.

4 – Óleo de Alecrim

óleo-essencial-de-alecrim-

Por essa, você não esperava! Ou esperava? Bem, de qualquer forma é importante dizer que o óleo de alecrim é outro grande estimulante para o couro cabeludo, então, massagear o escalpo com ele é garantia de que o seu cabelo vai crescer mais saudável.

5 – Óleo de Oliva

óleo de oliva

O óleo de Oliva também é rico em Vitamina E e anti-oxidantes, excelentes para o crescimento saudável do cabelo. Ele  é um óleo leve, e contem ácido oleico, que facilmente se mistura ao cabelo e sela a hidratação.

O óleo de oliva é provavelmente o melhor condicionador natural que você pode encontrar por aí, e o uso regular vai deixar o seu cabelo macio e sedoso. Outro ponto positivo é que ele também tem propriedades anti-inflamatórias, o que ajuda no tratamento da caspa e reduz a queda expressivamente.

6 – Óleo de lavanda

oleo-lavanda

Assim como os outros que eu já citei, o óleo de lavanda é um otimo estimulante e excelente para massagens no couro cabeludo. Ele  também tem propriedades antibacterianas, o que ajuda a proteger o escalpo de infecções e trata a caspa. No cabelo, recomenda-se usar uma mistura dele com o óleo de oliva.

Faça assim: separe algumas folhas de lavanda e  as coloque em uma jarra de vidro. Cubra as folhas com azeite, feche e guarde em um local fresco e escuro por até 3 semanas. Use o óleo antes de fazer uso de algum modelador de calor (secador, chapinha, difusor, etc.). Coloque um pouco de óleo nas mãos e massageie bem o couro cabeludo. Lave com um shampooo leve e condicione. Depois, finalize como de costume.

7 – Óleo de Menta

óleo de menta

Enquanto eu escrevo esse artigo percebo quanta coisa natural pode ser excelente para o cabelo. Sério, mesmo! Vocês também perceberam?

Mas enfim, vamos falar do óleo de menta (ou hortelã). Quando utilizado para massagear o couro cabeludo, ele estimula o folículo capilar, ajudando no crescimento. Mas ao usá-lo, só pequenas quantidades, certo?  Aliás, o ideal é que você misture com outro óleo, ou mesmo com água ao aplicar.

8 – Óleo de Coco

óleo de coco foto

Obviamente, o famoso óleo de coco estaria nessa lista. Isso porque, além de ser bom pra pele e para dieta, ele é excelente para o cabelo porque ele é o único que realmente consegue penetrar no fio e recuperar o cabelo de dentro pra fora.

9 – Óleo de Argan

óleo de argan

Finalmente, o queridinho da mulherada. Quem já usou sabe que o argan é maravilhoso e ajuda na saúde dos fios. Ele é rico em anti-oxidantes, e recupera cabelos danificados, além de nutrir e hidratar profundamente os fios. Outra vantagem que ele é rico em vitamina E e vitamina F, dois ingredientes ótimos para dar brilho e maciês aos cabelos. O óleo de argan também ajuda a tratar pontas duplas e é ótimo para proteger o cabelo dos danos de calor (seja por secador ou chapinhas e outros estilizadores). Junto com o óleo de Rícino, pessoalmente, o argan é um dos meus preferidos.

Pronto: 9 óleos incríveis para o crescimento do seu cabelo. Bóra tentar?

Vocês lembram de mais algum? Já usaram algum da lista? Contem nos comentários! E não esqueçam de compartilhar essa lista com as amigas que querem virar rapunzel!

13 Comments
  1. Rúbia Fernanda says

    Boa tarde!

    Como posso usar estes óleos? Na hidratação? Pode passar puro no cabelo? Você tem alguma dica? 

    Obrigado! Estou adorando o blog!!!

    Beijoss

    1. Stephanie Pereira says

      Poxa, obrigada, Rúbia! Esses incentivos me fazem querer continuar postando por aqui.

       Vamos lá, então! Existem várias formas de aplicação e pretendo falar delas em breve aqui no blog. No entanto, para não te deixar sem uma resposta, vou compartilhar minhas experiências, certo?

      Jojoba: aplica no couro cabeludo massageando, e deixando agir de 20 a 30 minutos antes de lavar o cabelo. Outra opção é colocar uma colher de chá do óleo no condicionador.
      Tomilho: põe umas gotinhas na mão, esfrega as mãos espalhando o óleo, e depois passa as mãos nas pontas e na extensão do cabelo espalhando o óleo. O argam também funciona assim. Podes passar várias vezes durante a semana, quando sentir que o cabelo tá ressecado.
      Alecrim e Menta: Uma pequena gota no shampoo e pronto, você já vai começar a sentir os efeitos. Lave o cabelo normalmente, com shampoo, condicionador e etc. Ah! E não precisa exagerar no óleo, sério.
      Oliva: Misture um pouco dele com o óleo de argam e massageie o couro cabeludo. Enrole uma toalha por até 5 minutos, depois, lave o cabelo com shampoo e condicionador normalmente.
      Coco: massageie o couro cabeludo à noite, e retire lavando de manhã!
      Os outros estão no texto :-)

      Lembrando que cada couro cabeludo é diferente e foi assim que fiz comigo. Cada caso é um caso, e por isso, sempre recomendo o teste da mecha, que é assim: você separa uma mechinha na parte de trás do cabelo, e passa uma pequena quantidade. Daí você espera para ver como o seu cabelo reagiu ;-) No meu caso, os que melhor funcionaram foram o argan e o rícino, e são meus dois preferidos. :-)
      Outra coisa: usa sempre em pouca quantidade, viu? O excesso de  oleosidade também não é legal. E cuidado com os olhos ao aplicar. Quando lavar o cabelo, tenha certeza que removeu todo o óleo. Se precisar de mais dicas, continua acompanhando o blog. Esse assunto vai ser recorrente por aqui! Um beijo.

  2. Ana Maria Pereira says

    Eu fabrico cosmético e gosto de usa olio e estrato

  3. Stephanie says

    ooi amei o post! eu uso box braids e queria saber se posso borrifar água cm óleo ricino na minha raiz e deixar durante a noite? deis de já agradeço

    1. Stephanie Pereira says

      Sim! Mas limpe na manhã seguinte :-)

  4. Letícia Alencar says

    Boa noite!! Eu tenho um pouco de dificuldade em passar óleo no meu cabelo, pois meu cabelo é bem enrolado na raiz e quando começo a passar o óleo no cabelo seco ele embaraça bastante, já tentei varias coisas para ativar o crescimento, mas até agora não conseguir nada, poderia me dar uma dica?

    1. Alícia Felipe says

      Oie Letícia! Não sei se o seu cabelo é tipo 4, pois o meu é, e pelo o que você contou é a mesma coisa do meu. É tão enrolado que dá muito nó e é extremamente difícil de desembaraçar… é o tipo de cacho mais frágil também, então, eu desembaraço o meu cabelo durante o banho, com a água corrente e com bastante creme.. depois disso, você pode dividir em partes com um pente (por exemplo, 4 partes), e aí você vai passando o óleo em cada parte e penteando com os dedos… bem, espero ter ajudado, abç

  5. Joana says

    Olá, adorarei o blog!!!! Como posso usar o óleo de argan e o óleo de rícino juntos? Posso deixar a noite inteira?

    Obrigada.

  6. luciane aragao says

    OI tudo bem ,quando encontrei seu blog estava desesperada
    minhas filhas Maju e Sophia elas tem o cabelos lindos,Maju e mas crespo e aio esta meu desepero
    toda vez que temos que lava e pentear e um sofrimento,ela nao gosta ou doe muito.
    ja comprei varios cremes e shampoo mas mesmo assim e dificil…
    sera que pode me ajudar com cremes de hidrataçao, oleos ou alguma coisa pra que o cabelo dela nao faça ela sofre,sempre digo pra ele que o cabelo ta lindo.quando deixo solto (raramente ) nos elogiamos muito ela fica se olhando no espelho,enfim ela gosta mas e muito sofrido pra ele e pra mim..
    o nome dela e Maju tem 2 anos
    me ajude !!!
    se puder me manda mail com a ajuda vou fica muito grata..
    mil bjs

  7. Alice says

    Oii adorei o blog mas tenho duas dúvidas
    Eu posso misturar 2 ou mais óleos essenciais e passar no coro cabeludo junto com um óleo vegetal?
    Eu posso misturar um( ou mais ) óleo essencial com um óleo vegetal, dormir com ele e quando acordar retirar ?

  8. Elisângela ramos César says

    Oi estou sofrendo com um corte químico meu cabelo não para de cair tenho duas dúvidas.
    1° posso fazer o box braids ?
    2° posso fazer a mistura do óleo de rícino e o de coco?ou devo usá-los separadamente?
    Por favor me ajuda estou desesperada
    Desde já obrigada ?

    1. Stephanie Pereira says

      1 – Eu não faria box braids agora. Eu investiria em hidratação e reconstrução. Quando sentir o fio mais firme, pode fazer box braids :(
      2 – Sim, pode sim.

  9. Pâmela says

    Adorei o post!!! Poderia dar dicas e falar um pouco do óleo de amêndoas?

Leave A Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.