Quer saber mais sobre o Cabelo Afro? Aqui você vai aprender boas práticas para que os seus fios (naturais ou não) cresçam saudáveis, fortes e bonitos.

Qual a função do cabelo? Saiba porque ele é tão importante

1

Se você acha que a função do cabelo é apenas estética é melhor parar e ler este artigo. Afinal, os fios que estão presos ao seu couro cabeludo são mais importantes do que apenas um aspecto relacionado à beleza e à atração sexual.   

Continue com a leitura e entenda como o cabelo é útil em termos de proteção, bem como é extremamente fornece informações precisas em exames de análises clínicas.

A principal função do cabelo

A função básica do cabelo é proteger o couro cabeludo da radiação solar. Isso é feito por meio da melanina presente nos fios, substância também responsável pela coloração.

Pessoas que têm problemas graves de queda de cabelo ou que sofrem de calvície, por exemplo, têm muito mais chances de desenvolver câncer de pele do que aquelas cujos fios são saudáveis. Afinal, os raios solares entram em contato direto com a pele.

Além da defesa contra o sol, os fios também funcionam como barreira física contra possíveis impactos ou arranhões na cabeça.

O cabelo e a saúde

Além das funções referentes à proteção, o cabelo também é importante na identificação de doenças. Por meio de análises clínicas é possível verificar alterações nutricionais e observar a presença de metais pesados no organismo.

A concentração de Zinco, Selênio, Manganês, Cobre e vários outros elementos que são importantes para o metabolismo pode ser medida pelo estudo da fibra capilar. O fio capta essas substâncias na mesma proporção em que elas aparecem no corpo, ajudando a identificar possíveis carências nutricionais.

Fora isso, a queda de cabelo pode ser um sinal de alerta para diversas doenças, como lúpus e anemia.

Cabelo contra o crime

A função do cabelo na área criminalista também é relevante. Ele serve para identificar suspeitos com base no DNA e para fazer análises toxicológicas. Neste último caso, o estudo do fio é mais rápido e seguro do que aquele feito pela urina.

De acordo com uma pesquisa feita pela Universidade Federal de Santa Catarina, o cabelo traz informações sobre o tempo de uso de alguma droga, diferentemente da urina, que fornece um resultado apenas pontual. Sendo assim, enquanto esta consegue informar se uma pessoa consumiu cocaína, por exemplo, nos últimos três dias, o fio pode mostrar se houve consumo nos últimos meses ou até anos.  

A estrutura do cabelo

Depois de entender quais as suas funções, vamos explicar rapidamente para você como os fios são compostos. Em resumo, o cabelo é feito de proteínas, principalmente queratina. Ele nasce através do folículo piloso, que vai da derme até a epiderme e é uma espécie de órgão em miniatura.

A raiz do cabelo fica preza ao folículo e, por meio dele, recebe nutrientes e circulação sanguínea. Em média, o ser humano tem cerca de 150 mil fios. Cada um passa a maior parte do tempo em crescimento (algo que dura até sete anos). Depois disso, eles caem e nascem outros no lugar.

Os fios são compostos por uma medula — parte mais interna da estrutura —, pelo córtex, que é onde estão os nutrientes principais, e pela cutícula. Esta é a parte mais externa e responsável pelo brilho e maciez dos cabelos.

Conhecer bem a estrutura da fibra capilar e entender qual a função do cabelo nos ajuda a cuidar melhor dos fios. Algo importante tanto para a estética quanto para a nossa saúde.  

Gostou do nosso artigo de hoje? Então continue acompanhando o site. Até mais!

Comments are closed.