Quer saber mais sobre o Cabelo Afro? Aqui você vai aprender boas práticas para que os seus fios (naturais ou não) cresçam saudáveis, fortes e bonitos.

Quanto tempo dura a transição capilar?

0 26

Muita gente chega aqui no blog se perguntando: “quanto tempo dura a transição capilar?”. Embora existam muitas formas de responder a esta pergunta, a verdade é que cada pessoa é que vai determinar qual será o tempo da sua transição do cabelo.

O que quero dizer é que não existe uma regra para responder essa pergunta. Enquanto algumas pessoas finalizam a transição em poucos meses, muitas demoram anos!

O tempo de uma transição capilar

A transição capilar precisa do tempo suficiente para que o seu cabelo chegue ao comprimento que te deixa confortável para usá-lo naturalmente. Em outras palavras, se você se sente à vontade para usar um corte “Joãozinho”, o seu big chop estará mais próximo do que você imagina. Agora, se você prefere fios com comprimentos maiores, você vai ter que esperar um tempo maior para finalizar a sua transição.

Mas se você decidiu que vai passar pela transição capilar, considerar algum tipo de prazo é uma boa ideia. É que seguir em frente quando você tem um plano é sempre mais fácil. Por exemplo: se você decide que vai transicionar por 6 meses antes de cortar o cabelo, vai ser mais fácil rebater os pensamentos de desistência; você sempre vai poder pensar “poxa, falta pouco. Já são quase 6 meses”.

Resumindo: começar com um plano te ajuda a chegar no final dele.

Como calcular o tempo de uma transição capilar?

Bem, antes eu gostaria de pontuar que o processo de alisamento ou relaxamento de um cabelo é permanente. Isso significa que esses tratamentos causam uma mudança permanente na estrutura do fio, destruindo uma parte significativa das ligações químicas que dão forma ao cacho do cabelo. Para voltar à textura natural dos seus fios, você não usará químicas! Você deixará o cabelo crescer e depois fará o corte das partes do fio que passaram por química.

Todo cabelo cresce em média um centímetro ao mês; o que resultaria 12 centímetros ao final de um ano. No entanto, em um cabelo crespo e cacheado existe o fator encolhimento, característica que distorce o real comprimento dos fios.

Então, uma pessoa que deseja cerca de 20 a 25 centímetros de comprimento teria de deixar o cabelo crescer por volta de vinte meses (desconsiderando cortes e quebras) antes de fazer o big chop.

E você, já passou pela transição capilar? Por quanto tempo deixou o cabelo crescer? Conta nos comentários!

Leave A Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.