Quer saber mais sobre o Cabelo Afro? Aqui você vai aprender boas práticas para que os seus fios (naturais ou não) cresçam saudáveis, fortes e bonitos.

Saúde capilar e exercícios físicos: qual a relação entre eles?

3

Você já sabe que a prática regular de atividade física traz vários benefícios para o corpo, certo? Contudo, quando se trata de saúde capilar, essas vantagens nem sempre são tão visíveis assim.

Na verdade, dependendo da situação, os exercícios podem até acelerar problemas como a queda de cabelo. Ficou confuso? Então, venha com a gente que vamos explicar melhor todo esse assunto.

Os problemas que o exercício físico pode gerar a saúde capilar

Vamos começar este post falando por que as atividades físicas podem prejudicar a saúde capilar. Mas, antes que você se assuste e queira parar de fazer exercícios, saiba que o problema só aparece em casos específicos. Isso inclui, principalmente, suor, dieta e práticas executadas em excesso.

Suor e saúde capilar

A produção do suor ajuda a proteger e hidratar os fios, porém também pode causar o entupimento dos folículos capilares. O resultado é uma inflamação no couro cabeludo que gera coceira e o desenvolvimento da caspa, a chamada dermatite seborreica.

Esse problema, em pessoas que já têm propensão à queda de cabelo, pode acelerar o aparecimento da calvície. Por conta disso, é preciso sempre lavar os fios depois de se exercitar.

Dieta e nutrição do cabelo

Quando você começa a fazer exercícios de forma regular, seu organismo sofre alterações químicas e precisa de mais nutrientes para funcionar da forma correta. Afinal, o esforço da atividade física e o desenvolvimento dos músculos consomem grande parte do valor nutricional dos alimentos.

Desse modo, você precisa ter uma dieta balanceada para compensar o esforço extra de seu corpo. Do contrário, seus fios podem sofrer com a falta de nutrientes, tornando-se quebradiços, opacos e até mesmo caindo.

Sendo assim, fique atento a sua alimentação, procure auxílio de um nutricionista e, caso necessário, invista em suplementos vitamínicos.

Esgotamento físico

Algumas pessoas praticam exercícios em excesso, o que gera esgotamento dos músculos e também prejudica os cabelos. O que ocorre é que o corpo passa a enfrentar situações de estresse constante, além de ter um consumo exagerado de energia.

Os fatores citados desequilibram os hormônios e fazem com que os nutrientes consumidos não sejam suficientes para manter a saúde do corpo e dos fios. Por isso, tenha bom senso e não ultrapasse seus limites.

Os benefícios que o exercício físico gera a saúde capilar

Não são apenas problemas que o exercício físico causa aos cabelos. Na verdade, quando você pratica as atividades com consciência e tem uma dieta equilibrada, os benefícios são muito mais evidentes do que qualquer ponto negativo.

Liberação de endorfina

O hormônio endorfina é liberado durante a prática da atividade física e causa uma sensação de bem-estar. Isso contribui para diminuir e evitar tensões e estresses cotidianos, ajudando a evitar a queda de cabelo.

Melhor função respiratória

Pessoas com uma prática de exercícios regular conseguem controlar melhor a respiração. Isso influencia diretamente na saúde capilar, pois quanto maior a oxigenação do corpo, mais facilmente os nutrientes chegam aos tecidos, órgãos e cabelos.

Preocupação com a saúde

Quando as atividades físicas são realizadas de forma consciente, elas tornam-se sinônimo de saúde. Isso quer dizer que pessoas com esse hábito preocupam-se em ter um estilo de vida melhor.

Assim, são indivíduos que, geralmente, não fumam, têm atenção com os alimentos que ingerem, fazem exames regularmente etc. Ou seja, têm atitudes que trazem benefícios gerais para o corpo, incluindo para a saúde capilar.

E então, percebe como os exercícios físicos podem afetar os cabelos de diferentes maneiras? Agora é só ter atenção no momento do treino e aproveitar apenas os benefícios da prática esportiva.

Ah, não se esqueça de compartilhar este conteúdo com seus amigos e familiares, deixe seu comentário logo abaixo. Até breve!

 

Comments are closed.