Quer saber mais sobre o Cabelo Afro? Aqui você vai aprender boas práticas para que os seus fios (naturais ou não) cresçam saudáveis, fortes e bonitos.

SOS final de ano – Como recuperar o cabelo após o final das festas de fim de ano

0 31

Neste post, você encontrará algumas dicas para recuperar os seu cabelo após o final das festas de fim de ano.

Como recuperar o cabelo após o final das festas de fim de ano

As festas de fim de ano são uma verdadeira loucura, é uma alegria tão intensa e muitas vezes deixamos passar batido os cuidados com os cabelos, logo quando mais precisamos, porque nossos fios são expostos a fumaça daquele churrasco, sol, água do mar e ao cloro da piscina.

Só depois que voltamos para casa que percebemos o quanto nosso cabelo foi prejudicado por esse pequeno deslize.

Neste post, você encontrará algumas dicas para recuperar os seu cabelo após o final das festas de fim de ano.

Não use shampoo – SOS final de ano

Nosso cabelo já está o suficiente danificado e tudo o que precisamos não é de uma limpeza profunda, e sim de algo que hidrate nosso fio.

1 – Vou lavar meu cabelo com o que então

Quem acha que somente o shampoo causa limpeza no cabelo, está um tanto quanto equivocado. Nem sempre precisamos de uma limpeza profunda, nosso cabelo já é naturalmente ressecado, e o shampoo retira o pouco de oleosidade que nos resta.

Tendo consciência que nosso cabelo já está ressecado devido às exposições de fim de ano podemos utilizar outras coisas para a limpeza do nosso fio que não agrida tanto e que cause hidratação. como por exemplo:

a) Vinagre de maçã

O vinagre de maçã é uma substância que pode ser usada por quem pratica no poo e low poo, e de fato, é um dos produtos mais consumidos dentre quem faz essa técnica.

Muitos que tentam fazer o uso dessa técnica sempre acaba desistindo no meio do caminho devido o surgimento de caspas. Desse modo, citado anteriormente, o uso do vinagre de maçã elimina completamente a caspa.

No couro cabeludo, o vinagre de maçã ajuda a controlar bactérias e fungos que causam infecções e coceira. Isso ocorre porque o ácido alfa-hidroxi, presente na composição do vinagre de maçã, ajuda a esfoliar a pele do couro cabeludo e atua como anti-inflamatório, ajudando a combater a caspa.

Por suas propriedades antifúngicas, o vinagre de maçã limpa o couro cabeludo, melhorando a descamação. Misture água e vinagre na mesma proporção o suficiente para limpar o couro cabeludo.

Massageie em movimentos circulares e enxague. Depois lave os cabelos normalmente; é como se fosse feita uma pré-lavagem.

b) Co-wash

O co-wash é uma técnica que visa lavar o cabelo utilizando simplesmente o condicionador. Assim como o shampoo, o condicionador possui agentes emolientes em sua fórmula que são capazes de promover limpeza aos fios.

Infelizmente o co-wash não pode ser realizado com qualquer condicionador, o produto deve ser livre de componentes como a parafina, silicones insolúveis, petrolatos e parabenos.

Ampolas de hidratação – SOS final de ano

Por serem rápidas, baratas e práticas, as ampolas de hidratação são as mais procuradas para hidratar o cabelo ressecado, pois o seu resultado é imediato, diferente de máscaras que precisam de alguns minutos para agir.

1 – Como a ampola age?

O fio de cabelo é composto por uma camada externa, chamada cutícula, uma porção intermediária chamada córtex e outra interna, a medula. As ampolas de tratamento penetram entre essas partes, regenerando a forma dos fios e melhorando a resistência deles.

2 – Ou um ou outro.

Ampolas de tratamento e condicionadores têm uma função em comum: selar as cutículas do cabelo. Se você usar o condicionador antes das ampolas de tratamento, ele selará as cutículas do cabelo, impedindo a ação delas. Quando usar ampolas, abra mão do condicionador, e vice-versa.

3 – Atente ao rótulo

Além disso, as ampolas não devem ser misturadas a shampoo, condicionadores e cremes de hidratação. Isso pode alterar a fórmula dos dois produtos, anulando os benefícios. Um shampoo em que for adicionado o conteúdo de uma ampola, por exemplo, pode perder o seu poder adstringente de limpeza. Existem ampolas que podem ser misturadas em máscaras de hidratação, mas tem que se atentar ao rótulo se isso pode ocorrer.

Ducha – SOS final de ano

Pode ter certeza que a ducha é a sua melhor amiga durante essa temporada de final de ano! Então sempre que possível, faça uso dela.

1 – Por que tomar uma ducha?

A água doce irá eliminar o cloro da piscina ou a água salgada do mar do seu cabelo, aproveite para pentear o seu fio, fazer um co-wash e finalizar com o creme de pentear despretensioso.

Bomba de hidratação – SOS final de ano

Seu cabelo precisa de uma bomba de hidratação para se recuperar desse deslize no final de ano.

1 – Com o que posso hidratar?

Recomendo você utilizar uma máscara leve de base neutra para poder acrescentar três óleos extremamente nutritivos, o óleo de coco, o óleo de rícino e o azeite de oliva extra virgem.

Com certeza, essa pequena mistura irá restaurar a sedosidade do seu fio e irá acabar com os dias de ressecamento.

Até a próxima!

Espero que tenha curtido esse post assim como deve ter curtido as festas de fim de ano! Que em 2020 nós do blog CabeloAfro e vocês continuemos em sintonia.

Leave A Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.