Quer saber mais sobre o Cabelo Afro? Aqui você vai aprender boas práticas para que os seus fios (naturais ou não) cresçam saudáveis, fortes e bonitos.

Tratamento para queda de cabelo – conheça o que vale a pena

2

Você sofre vendo seus fios caírem diariamente e não sabe mais o que fazer? Bem, aqui no artigo vamos falar sobre tratamento para queda de cabelo, um problema que atinge milhões de pessoas, principalmente os homens.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, 80% dos homens com mais de 80 anos apresentam o distúrbio. Essa preocupação, contudo, não é só do gênero masculino e pode atingir muitas mulheres.

Continue com a leitura e saiba o que fazer para manter seus fios onde devem estar: no topo da cabeça.

Tratamento para queda de cabelo: quais são as opções existentes

A queda de cabelo pode ter várias causas, indo desde problemas nutricionais até doenças específicas — aqui no site já publicamos vários artigos sobre o assunto, então não deixe de conferir as postagens. Sendo assim, os tipos de tratamento disponíveis também são variados.

Em geral, as opções disponíveis estão divididas em três grupos: medicamentos, próteses e transplantes. Cada um é voltado para um tipo de situação e traz benefícios e desvantagens próprios.

Nos tópicos seguintes vamos detalhar todos esses procedimentos, porém quem vai indicar qual o mais adequado para você é o dermatologista. Portanto sempre procure seu médico antes de iniciar qualquer terapia.

Medicamentos

O uso de medicamentos pode ser um tratamento para queda de cabelo muito eficaz. Hoje no mercado existem diversas opções de produtos voltados tanto para homens como mulheres.

Em geral, os remédios atuam sobre os hormônios masculinos, principalmente aqueles relacionados à testosterona e ao DHT, produzido a partir desta. Por isso, nem sempre um mesmo medicamento pode ser usado por ambos os sexos.

Cada um dos componentes disponíveis nas farmácias funcionam de determinada forma. Alguns devem ser ingeridos e outros aplicados como um creme. Dependendo da composição, os remédios podem:

  • bloquear a ação do DHT;
  • melhorar a circulação sanguínea perto da raiz dos fios;
  • diminuir a oleosidade;
  • regular a quantidade de vitaminas no organismo etc.

Independentemente do medicamento usado, o tempo para ele fazer efeito é de no mínimo seis meses. Também é importante saber que o tratamento muitas vezes é contínuo, já que a queda de cabelo quase sempre não tem cura.

Próteses

As próteses são as perucas. Se você ainda olha enviesado para esse procedimento, saiba que atualmente ele está cada vez mais moderno. Você pode usar perucas parciais ou totais. O material que compõe o produto pode ser de fios naturais ou sintéticos.

Algumas opções de perucas são coladas no couro cabeludo, o que garante mais fixação, aumentando a segurança de quem as usa. Para fazer esse procedimento é preciso raspar o cabelo da região, fazer uma manutenção regular e ter cuidados na hora da lavagem, que variam dependendo do produto usado.

Transplantes

Os transplantes são como minicirurgias. Esse é o tipo de tratamento para queda de cabelo mais invasivo de todos os apresentados até o momento. Ele funciona retirando uma parte do couro cabeludo ou reimplantando fios em determinadas regiões.

O resultado final é bem natural e o procedimento é de longa duração. Como pontos negativos é necessário passar por um processo de sedação e a pessoa pode ficar com alguma cicatriz. Hoje existem dois tipos de transplantes: FUT e o FUE.

FUT: aqui é retirada um pedaço do couro cabeludo do paciente, que será reimplantado em outra área. Entre os principais benefícios do método está o fato de que os fios voltam a nascer tanto na área implantada como no local original da retirada.

FUE: raspa-se uma área do couro cabeludo e retira-se os fios um a um para implantar em outro local afetado. Aqui o paciente não fica com cicatriz e passa apenas por uma sedação rápida.

Como você percebeu ao longo do artigo, existem diferentes procedimentos para lidar com a queda de cabelo. Consulte seu dermatologista e converse com ele sobre qual o melhor tratamento para você.

Continue acompanhando nosso site e fique por dentro de outros conteúdos importantes sobre queda de cabelo.

Comments are closed.