Quer saber mais sobre o Cabelo Afro? Aqui você vai aprender boas práticas para que os seus fios (naturais ou não) cresçam saudáveis, fortes e bonitos.

Tudo o que você precisa saber sobre alongamento de queratina

9 732

Muita gente por aí se interessa pelo assunto “extensão de cabelo”. O alongamento de cabelo faz sucesso porque nem todo mundo tem paciência para esperar o cabelo crescer, ou não tem a sorte de fios longos ou com o volume desejado. Então, o megahair serve como uma ótima alternativa para quem é fã de cabelos longos.

Quem me conhece sabe que sou fã de cabelos longos e amo trocar o visual. Por isso, também já usei e abusei das técnicas de alongamentos de cabelo, aliás, a diversidade de técnicas é enorme. Dentre as técnicas que já passaram na minha cabeça está a que eu vou falar hoje: o alongamento de queratina.

Fatos sobre alongamentos de cabelo

Já posso dizer que a maior vantagem do megahair de queratina é que ele é um método que pode ser aplicado em todo tipo de cabelo, desde que os fios estejam saudáveis. Mas antes de seguir nesse assunto, vou trazer alguns fatos sobre alongamento de cabelo que você precisa saber:

  • As extensões capilares não servem apenas para deixar o cabelo mais longo. Você pode usá-las para dar volume aos fios também.
  • Seu cabelo não precisa estar super comprido para receber extensões de cabelo. Com cerca de 5 centímetros, dependendo da técnica, já é possível alongar os fios.
  • O megahair pode ser entraçado, colado, costurado, ou por clipes.
  • Você também pode tingir e fazer diferentes mudanças na extensão do cabelo.
  • O processo costuma ser demorado, mas não é doloroso.

As extensões de cabelo de queratina

Há algum tempo atrás eu optei por alongamento de cabelo de queratina. Eu estava com o cabelo curto e queria mais volume e comprimento e o resultado foi um cabelo longo e volumoso. Na época, confesso que quando comprei as mechas de cabelo, achei que o cabelo ficaria bem mais curto do que o que realmente ficou, mas eu amei o resultado e vou compartilhar com vocês toda a minha experiência.

O que você precisa saber antes de alongar o cabelo com cola de queratina?

alongamento de queratina

No alongamento de queratina, o cabeleireiro usa pequenas mechas de cabelo humano e as une à raiz do seu cabelo natural com uma cola à base de queratina. Geralmente, antes de optar por esse tipo de megahair, você vai fazer algumas visitas ao cabeleireiro para ele verificar a saúde do seu cabelo natural, comprar um cabelo que combina com a cor do seu fio e combinar todos os detalhes com você.

No meu caso, o alongamento foi feito com fios crespos, mas nesta técnica, o fio pode ser crespo, liso, tingido, ondulado e por aí vai. Na sua cabeça, as extensões vão se passar quase despercebidas: elas vão parecer com pequenas mechinhas do seu cabelo, mas que terão na raiz uma cola à base de queratina. Mas de qualquer forma, tudo o que você faz com o seu cabelo vai poder fazer com o alongamento ( é claro, que com mais cuidado). E os cabelos são colocados de forma que a cola estará sempre coberta por outros fios, mesmo quando você faz um rabo de cavalo.

Como é a aplicação?

No meu caso, o meu cabelo foi dividido em algumas partes. Com ele seco, a cabeleireira separava uma mecha pequena do meu fio natural e colocava a mecha do megahair próxima da raiz dessa seção. Depois, com uma ferramenta que parecia uma grande pinça, ela colocava a cola de queratina quente unindo as duas mechas (a minha e a extensão). O processo dura cerca de 3 horas e você sai do salão se sentindo uma princesa.

Quanto tempo dura o megahair de queratina?

O alongamento de queratina é bem popular exatamente por sua durabilidade. Se a instalação foi bem feita e você está cuidando da manutenção, o alongamento pode durar até três meses sem causar grandes danos ao seu cabelo. Mas algumas variáveis determinam o tempo que as suas extensões vão sobreviver, por exemplo, o crescimento do seu cabelo natural.

O cabelo fica estranho? Vou sentir que estou com alongamento?

Sinceramente, no meu caso, eu esquecia que tinha extensões de cabelo. Mas não vou negar que quando você passa a mão pelo cabelo, você não vai sentir a cola do alongamento. Você por vezes também vai ficar pensando “será que a cola está aparecendo?”, ou “será que meu cabelo vai cair se alguém puxar?”. Mas tirando essa neura, quando você se olhar no espelho com aquela cabeleira maravilhosa, você vai pensar “é, adorei, quero mais.”.

Como devo lavar o cabelo?

Essa é a pergunta que eu mais ouvia: “como você lava o cabelo?”. Eu sempre respondia “normalmente”. É claro que quando você está com megahair, precisa ter mais cuidado. Mas a lavagem é bem normal. Eis aqui as minhas dicas: cuidado na hora de pentear para não arrancar o cabelo. Não use produtos com sulfatos e lave o cabelo normalmente, apenas tomando cuidado na hora de esfregar para não embolar os fios.

As mechas do mega hair podem cair?

Mesmo se você seguir todas as dicas do mundo, é bem provável que algumas mechas se soltem ao longo do tempo. Perder de uma a três extensões é normal. O que não é normal é perder 10 ou mais. Se as mechas estão caindo absurdamente, é provável que o cabelo não foi bem colado, ou a extensão pode estar muito pesada para a mecha de cabelo que ela foi ligada. Aliás, se a mecha está pesada de mais, você corre o risco de perder um pouco do seu próprio cabelo.

O cabelo vai quebrar? Como controlar os danos?

Eu não sou a pessoa mais regrada que existe, mas sou séria nesse quesito: extensão de cabelo exige compromisso. Você precisa cuidar ou o que serviu para alongar o seu cabelo pode te deixar com os fios fracos e quebradiços. A chave para controlar os danos é tratar o cabelo como se fosse o seu e respeitar o tempo de manutenção.

Como remover as extensões de cabelo?

Eu sei que tem um milhão de artigos por aí que diz que você pode remover em casa. Embora seja verdade, não é o mais indicado. Quer remover as extensões? Corre para um salão. A cola de queratina é removida sendo dissolvida em uma solução que mistura acetona e álcool. O cabelereiro aplica essa solução na queratina e com uma ferramenta parecida com alicate, “quebra” a parte mais dura da cola e retira o alongamento. Essa parte é a mais sofrida e dá muita dó do nosso fio especialmente porque não existe um jeito de retirar o alongamento sem perder algo do nosso próprio fio. E é por isso que eu digo: um cabeleireiro vai saber retirar o megahair com o mínimo de danos para o seu cabelo.

Curly Hair Don’t Care

Uma foto publicada por Stephanie Pereira (@oficialstephanie) em

Como é a experiência? Faria de novo?

Eu amei esse tipo de extensão de cabelo e definitivamente faria de novo.

Resumo: Prós e Contras

Prós

  • Indicado para todos os tipos de cabelos
  • Tem boa durabilidade
  • Fácil manutenção
  • Se aplicado corretamente, o cabelo fica com um ar bem natural.
  • A cola de queratina é segura de ser aplicada ao seu cabelo natural, já que ela é um dos componentes que formam os fios.
  • Disponível em uma variedade enorme de estilos, texturas e cores.
  • Você vai poder fazer diferentes penteados sem mostrar que usa extensão de cabelo.

Contras

  • Uma das aplicações mais demoradas: no meu caso, levou mais de 3 horas para ser aplicada.
  • A cola é aplicada com um aparelho bem quente, ou seja, o cabelo pode sofrer danos de calor.
  • Você sempre terá de comprar mais cabelo para manter a cabeça cheia (ele não é completamente re-usável)
  • Depois das primeiras semanas, você pode ficar com o couro cabeludo coçando, mesmo limpando normalmente.
  • O seu cabelo pode se quebrar se você não cuidar do jeito certo.

E acho que é isso. Vocês têm algumas dúvidas? Acho que compartilhei toda a minha experiência, mas se ainda restaram dúvidas, só deixar nos comentários que eu respondo.

E vocês: já usaram esse método? O que acham de extensões de cabelo?

9 Comments
  1. Joy says

    Depois que você usa esse cabelo pode ser recolocado ?

    1. Stephanie Pereira says

      Pode sim :-)

  2. ... says

    Se alguém puxar ele cai ?

  3. tomaz says

    A cola é transparente ou dá pra ver que tem uma cola no cabelo?

    1. Stephanie Pereira says

      Dá pra ver, mas geralmente, o seu cabelo natural esconde.

  4. STEFANE says

    cabelo colocado com queratina e normal cocar coloquei o meu tem 15 dias e as vezes coçar dms e normal?

  5. Gabriela balazs says

    É normal os fios caírem quando passa mão, mesmo depois de ter colocado é lavado ?

    1. Stephanie Pereira says

      Depois de um tempo cai sim!

  6. Juliana Cristina says

    Oiii queria saber se dá pra usar essa técnica em cabelos orgânico?

Leave A Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.